Árbitro polêmico que apita Madureira x Flamengo já foi afastado pela FERJ 

Compartilhe com os amigos

Partida acontece nesta quarta-feira (18), no Estádio Kleber Andrade, no Espírito Santo


O Flamengo está em início de temporada e já tem encontro marcado com a torcida para o próximo compromisso. Nesta quarta-feira (18), o Rubro-Negro encara o Madureira pela segunda rodada do Carioca, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro já definiu a arbitragem para o duelo, e Grazziani Maciel Rocha foi o escolhido para ser o juiz principal. O apitador, contudo, já se envolveu em algumas polêmicas, e chegou a ser afastado pela FERJ.

CONFIRA ESCALA DE ARBITRAGEM:

  • Árbitro: Grazziani Maciel Rocha
  • Assistente 1: Diego Luiz Couto Barcelos
  • Assistente 2: Rafael Gomes Rosa

Grazziani é bastante contestado entre equipes cariocas. Na primeira rodada do Estadual de 2021, o juiz foi submetido a um curso de ‘reciclagem’. Isso porque, no jogo entre Fluminense e Resende, o Tricolor teve um gol mal anulado, além de um pênalti não marcado, na visão da FERJ. Contudo, o período foi curto e, três rodadas depois, o árbitro voltou a apitar.

Ainda em 2013, a atuação de Grazziani foi contestada pelo Flamengo, após derrota para o Botafogo por 2 a 0, na semifinal da Taça Guanabara daquela edição. O Mais Querido entrou com uma representação contra o juiz na Comissão de Arbitragem de Futebol do Rio (Coaf-RJ).

O Rubro-Negro classificou o desempenho do árbitro como “desastroso e lamentável”, afirmando que o apitador estava “nervoso desde o início, invertendo faltas e amarrando o jogo”, além de não marcar um pênalti claro, na visão do clube, de Marcelo Mattos, então voltante do Alvinegro.

O árbitro já prejudicou duas vezes o Botafogo no Campeonato Carioca de 2022, ao não marcar pênaltis claros nos clássicos contra Flamengo e Fluminense. Grazziani também não expulsou o jogador rubro-negro Fabrício Bruno, por entrada no meio campista Chay. Além do Estadual no Rio, o juiz também teve problemas no Campeonato Brasileiro.

Em 2017, o juiz marcou um pênalti polêmico para o Sport contra o Athletico-PR, pelo Campeonato Brasileiro. Marcos Marinho, então presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol, submeteu Grazziani a testes, para poder voltar à Série A.

O pênalti foi mal marcado. Ele avaliou a jogada errada, entendeu que houve mão na bola e sequer chegou a tocar no braço. É um lance que deveria ter interpretado de forma diferente. Terá que passar por novos testes para retornar à Série A”, declarou Marcos após o ocorrido.

Após a punição, Grazziani apitou apenas três jogos do Brasileirão 2017, mas voltou aos campos em oito partidas do ano seguinte. Sem trabalhar no torneio de pontos corridos em 2019, o juiz esteve na competição pela última vez em 2020, quando foi árbitro de uma partida, entre Atlético-GO e Sport.

Com polêmico árbitro, o Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (18) contra o Madureira. A partida acontece no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, Espírito Santo. A bola rola a partir das 19h (horário de Brasília), em jogo válido pela segunda rodada do Carioca. A transmissão fica por conta da BandSports, em canal fechado. O Coluna do Fla, por sua vez, traz a narração mais rubro-negra da internet, na voz de Rafa Penido, no YouTube.

Compartilhe com os amigos

Veja também