De invasão em Brasília à Anitta: CBF encontra obstáculos para sede da Supercopa entre Flamengo e Palmeiras

Compartilhe com os amigos

Problemas em possíveis sedes no Brasil dificultam escolha de local para Flamengo e Palmeiras


Por: Pedro Paulo Catonho

A Supercopa do Brasil, marcada para o dia 28 de janeiro, ainda não tem local para acontecer. Três cidades brasileiras estão no páreo: Brasília, Recife e Salvador. As postulantes a receber o duelo entre Flamengo e Palmeiras têm problemas a serem solucionados, em curto espaço de tempo, e dificultam a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Os problemas acontecidos no Congresso Nacional em Brasília, um show da cantora carioca Anitta no mesmo dia 28 de janeiro, situações do gramado, segurança e tempo hábil são alguns dos obstáculos para as possíveis sedes. Até a chance de levar o jogo para o exterior passou a ser reconsiderada. A CBF pretende tomar uma decisão nesta terça-feira (10). Confira a situação de cada uma das postulantes.


Camisas do Flamengo, acessórios e muito mais: compre e ganhe brindes na melhor loja online do Mengão!


Estádio Mané Garrincha, Brasília
Na última semana, uma empresa de Brasília, a Metrópoles, estava otimista em receber o jogo, após oferecer R$ 6 milhões para a CBF para ser a sede da partida. O presidente da Arena BRB, Richard Dubois, responsável por gerir o Estádio Mané Garrincha, falava em tom otimista sobre a possibilidade:

Brasília está ansiosa para receber a Supercopa, como recebeu em outras ocasiões. A torcida de Brasília mostrou que vem, comparece ao estádio com muita tranquilidade e emoção. Estamos esperando um jogão”, disse ao portal da Metrópoles, na última quarta-feira (04).

Porém, os atos ocorridos no último domingo (08), em Brasília, ligaram o sinal de alerta. A invasão ao Congresso Nacional fez o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretar situação de intervenção federal no Distrito Federal até o dia 31 de janeiro. Ou seja, com a crise de segurança pública, já que medida tira o comando do governador Ibaneis Rocha e coloca as polícias e o Corpo de Bombeiros sob o controle da União, a capital ‘perde pontos’ para receber o duelo.

Arena Pernambuco, São Lourenço da Mata
A situação do gramado da Arena Pernambuco foi questão de briga política no estado. O novo secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho, que assumiu a pasta no dia 1º de janeiro, fez uma visita ao estádio, mostrou a situação do gramado e alfinetou a gestão passada.

Hoje, fizemos a vistoria e recebimento da Arena de Pernambuco. Infelizmente, encontramos um gramado sem condições de uso. Vamos trabalhar para devolver esse equipamento para os pernambucanos”, registrou, na quarta-feira (04).

Por conta das condições do campo, a primeira rodada do Campeonato Pernambucano, iniciada no último fim de semana, não contou com jogos na Arena. Além disso, na data da Supercopa do Brasil, há um show programado da cantora Anitta, no próprio estádio. Os ingressos para a apresentação estão sendo comercializados desde novembro.

Por fim, há forte rejeição entre os torcedores locais, principalmente do Sport, que não aceitam times ‘de fora’ atuando em Pernambuco. Nas redes sociais, alguns fãs da equipe da Ilha do Retiro sugerem que sejam realizados protestos na BR que dá acesso para a Arena, localizada em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, para dificultar o acesso dos rubro-negros e palmeirenses.

Arena Fonte Nova, Salvador
Salvador recebe, no dia 29 de janeiro, o maior clássico local: Bahia x Vitória, pelo Campeonato Baiano. A Federação Baiana de Futebol ainda não confirmou o local do jogo, mas o mando de campo é do time tricolor, que costuma ter como casa a Arena Fonte Nova. As autoridades de segurança local não enxergam com bons olhos a possibilidade de sediar dois confrontos de grande dimensão em menos de 24 horas.

Compartilhe com os amigos

Veja também