Quando venceu na despedida, o Flamengo foi campeão do mundo na sequência
Nesta quarta-feira (01), o Flamengo faz o último jogo antes do Mundial de Clubes. O adversário será o Boavista, pelo Campeonato Carioca. A partida será a despedida do Mais Querido antes de embarcar para o Marrocos, onde disputará o torneio intercontinental. Nos outros dois ‘adeus’ antes de buscar o sonhado troféu, o Mengão tem uma vitória e uma derrota.
Uma coincidência marca o histórico de ‘despedidas’ do Flamengo antes do embarque para o Mundial. Quando ganhou no último jogo, foi campeão do mundo. Quando perdeu no confronto do adeus ao Brasil, não conseguiu ficar com a taça mais importante do futebol de clubes.
ÚLTIMOS JOGOS DO FLAMENGO ANTES DO MUNDIAL:
06/12/1981 – Flamengo 2×1 Vasco – final do Campeonato Carioca
08/12/2019 – Santos 4×0 Flamengo – 38ª rodada do Campeonato Brasileiro
01/02/2023 – Flamengo x Boavista – Campeonato Carioca
1981 – Dois títulos em uma semana
No dia 06 de dezembro de 1981, o Flamengo encarou o Vasco, no Maracanã, pela terceira e última partida da final do Campeonato Carioca. O duelo ficou conhecido como ‘Jogo do Ladrilheiro’, por conta da invasão de um torcedor rubro-negro ao gramado após gol do Cruzmaltino, com o objetivo de ‘esfriar’ o embate, já que o Mengão vencia por 2 a 0. Os gols do Mais Querido foram marcados por Adílio e Nunes, Tião descontou para o derrotado.
Poucos dias depois, mais precisamente em 13 de dezembro de 1981, o Flamengo bateu o Liverpool (ING) por 3 a 0, em Tóquio, no Japão. Os gols da partida foram marcados por Nunes, duas vezes, e Adílio. O Mais Querido pintava o mundo de vermelho e preto.
2019 – Heptacampeão brasileiro viaja com derrota
No dia 08 de dezembro de 2019, o Flamengo viajou até a Vila Belmiro para enfrentar o Santos, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mais Querido já era campeão, com rodadas de antecedência, e ‘tirou o pé’ no duelo. O Alvinegro aproveitou a falta de interesse o Mengão e fez 4 a 0. Um dos gols da equipe mandante foi marcado por um atleta do atual elenco rubro-negro: Marinho.
Diferentemente de 1981, o Flamengo precisou fazer dois jogos no Mundial de Clubes. Na estreia, na semifinal, o Mais Querido venceu o Al Hilal (ARA), por 3 a 1, gols de Arrascaeta, Bruno Henrique e um tento contra. Na final, porém, o Mengão não conseguiu ficar com a taça, ao perder na prorrogação para o Liverpool, por 1 a 0.
E em 2023?
O torcedor supersticioso terá mais um motivo para estar atento ao duelo desta quarta-feira (01), entre Flamengo e Boavista, pela sexta rodada do Campeonato Carioca. Uma despedida com vitória trará mais ânimo para a Nação, na expectativa que 1981 se repita.
A bola rola a partir das 21h10 (horário de Brasília), no Maracanã. O confronto terá transmissão do Coluna do Fla, no Youtube. Além disso, a Band e o Bandsports, nas TVs aberta e fechada, respectivamente, exibem a partida. Já a viagem para o Marrocos acontece na quinta-feira (02).