Flamengo e Palmeiras têm disputado os principais títulos dos últimos anos
Por: Pedro Paulo Catonho
Duas Libertadores, dois Brasileiros e uma Copa do Brasil. O histórico recente dos principais títulos, desde 2018, é idêntico para Flamengo e Palmeiras. Por conta de estarem sempre no topo das competições, cariocas e paulistas criaram grande rivalidade nos últimos anos. Polêmicas, provocações e até briga marcaram os duelos. O confronto terá mais um capítulo no sábado (28), pela Supercopa do Brasil 2023. Relembre causos dos últimos anos.
2018 – Palmeiras provoca Flamengo
O Palmeiras conquistou o título brasileiro de 2018. A partida que garantiu a taça aconteceu no Rio de Janeiro, contra o Vasco. No aeroporto, para viagem rumo a São Paulo, atletas do time alviverde pararam em frente a uma loja do Flamengo e provocaram o Mais Querido, com danças e cânticos em alusão ao rival.
2019 – Flamengo dá o troco em dobro
O troco dos jogadores do Flamengo veio em 2019, em dobro. Campeão da Copa Libertadores da América e do Brasileirão daquele ano, os atletas do Mengão não esqueceram da ‘zoeira’ alviverde na temporada anterior. Na celebração do título continental, os rubro-negros cantaram que o “Palmeiras não tem Mundial”, situação que se mantém até os dias de hoje.
No duelo entre as duas equipes no Brasileirão, mais humilhação. A diretoria do Palmeiras solicitou para os órgãos de segurança que no jogo do Allianz Parque não fosse autorizada a torcida do Flamengo. O pedido foi atendido, e o Fla entrou em campo sem a Nação. Porém, dentro de campo, um show rubro-negro, por 3 a 1. Nas arquibancadas, os palmeirenses jogaram cadeiras em direção aos atletas do Mengão, revoltados com o baile do time carioca.
2020 – Covid e grande partida dos Garotos do Ninho
O Flamengo sofreu com um surto de covid às vésperas do encontro com o Palmeiras pelo Brasileirão 2020. Por ter poucos atletas do profissional à disposição e priorizando a saúde, já que havia o risco de novas transmissões do vírus, o Fla solicitou para que o jogo não acontecesse.
O Palmeiras ‘bateu o pé’ para a partida ser realizada, para aproveitar os desfalques rubro-negros, e a CBF confirmou o duelo no Allianz Parque. Com apenas três titulares – Pedro, Gerson e Arrascaeta -, o Mengão conseguiu empatar em 1 a 1, gol do atacante. O ponto conquistado seria fundamental para o octacampeonato nacional.
2021 – Um troféu para cada um e briga
O Flamengo foi campeão da Supercopa do Brasil sobre o Palmeiras. Na partida, realizada em Brasília, o auxiliar técnico do Palmeiras, João Martins, foi expulso. Na saída para os vestiários, a comissão portuguesa e dirigentes do Rubro-Negro bateram boca e há acusasões de agressões físicas de ambos os lados.
No fim do ano, o Palmeiras conseguiu se vingar, com a vitória da Libertadores sobre o Flamengo, no Uruguai. Na semana da partida, Willian Arão deu uma entrevista dizendo que o Mengo seria campeão por 2 a 0. A declaração teve resposta de Felipe Melo, então volante do time paulista: “Senhor Arão, vocês vão ganhar de 2 a 0 nos seus sonhos. Respeita”, disse.
2022 – Troco de 2019, Palmeiras sem torcida no Maracanã
O Flamengo guardou o gesto da diretoria do Palmeiras de não permitir torcida no jogo de 2019. Como em 2020 e 2021 os estádios estavam sem público por conta da pandemia, o Rubro-Negro deixou para 2022 a vingança. Os palmeirenses não puderam comparecer ao Maracanã no encontro entre os clubes no ano passado.
E em 2023?
Flamengo e Palmeiras fazem mais uma final neste sábado (28), às 16h30 (horário de Brasília), no Estádio Mané Garrincha, capital federal. O Mais Querido vai em busca da terceira taça da Supercopa do Brasil, já os paulistas não têm o título nacional. O duelo terá cobertura especial do Coluna do Fla, no Youtube, com narração de Rafa Penido. A partida terá transmissão da TV Globo, na rede aberta, e SporTV, no canal fechado.