Aos 16 anos, Khauan Schlickmann se inspira no estilo de jogo de Toni Kross
O Flamengo é um dos clubes que mais revelam jogadores no futebol brasileiro. Nessa nova safra de Crias do Ninho, um meio campista chama atenção: Khauan Schlickmann. Aos 16 anos, o garoto de Canoinhas, Santa Catarina, surge como promessa na Gávea. Em entrevista exclusiva ao Coluna do Fla, o jogador canhoto detalha como é o estilo de jogo, conta quem mais admira do elenco profissional e também revela quem é a maior inspiração.
“Sou um volante inteligente com bastante técnica, que marca e se posiciona bem, que organiza e constrói o jogo. Tenho uma boa bola parada. Não posso esquecer que também dou minhas assistências e gosto de fazer uns golzinhos”, diz Khauan. Maior inspiração? “Na minha posição sempre me inspirei no Toni Kroos“, responde o meia.
Khauan estava no Coritiba há cerca de três anos quando despertou interesse do Flamengo. O Rubro-Negro contratou o meia em abril de 2021. Desde então, são seis títulos pelo Fla, sendo que cinco foram vencidos em 2022. O último desses, a Flamengo Adidas Cup, coroou o a boa temporada do meio campista: “Foi, sem dúvida, o meu melhor ano no futebol e no clube. Evolui muito como atleta e ser humano”.
Após renovar contrato em dezembro de 2022, Khauan fica no Flamengo até o fim de 2024. Vale destacar que o valor da multa rescisória do meio campista é de 40 milhões de euros (cerca de R$ 225,4 milhões). Agora, o Rubro-Negro trabalha para lapidar a joia e preparar o atleta para seguir avançando etapas nas categorias do base de Mais Querido.
VEJA ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:
Qual é seu estilo de jogo?
É difícil falar de mim. Sou um volante inteligente com bastante técnica, que marca e se posiciona bem, que organiza e constrói o jogo. Tenho uma boa bola parada. Não posso esquecer que também dou minhas assistências e gosto de fazer uns golzinhos. Tenho pequenos defeitos sem a bola que o clube vem trabalhando, para a minha melhor evolução.
Como avalia o seu ano de 2022? Qual a importância da Flamengo Adidas Cup para você?
Foi, sem dúvida, o meu melhor ano no futebol e no clube. Evolui muito como atleta e ser humano. Conquistei cinco títulos, fechando com chave de ouro, conquistando a Adidas Cup. A Adidas Cup, inclusive, foi uma experiência incrível. Jogamos contra grandes equipes do futebol mundial, e o mais importante, foi que mostramos a elas o quão grande é o Flamengo.
Qual seu maior ídolo no futebol? Por quê?
Na minha posição sempre me inspirei no Toni Kroos. Por me identificar com a sua postura e estilo de jogo.
Dentro do Flamengo, quem é sua maior inspiração?
David Luiz e Filipe Luís. Além de serem atletas de alto nível, são profissionais que nos inspiram a serem como eles.
Você já teve conversas com jogadores do time profissional do Flamengo? Como foi?
Tive o prazer de treinar uma vez com eles e me trataram muito bem. O Rodinei brincou muito comigo, é muito resenha. O David Luiz me deu uma atenção enorme, tem o meu respeito e minha admiração. O Gabigol não é ídolo à toa no clube, me tratou super bem. Ele é altamente competitivo.
Qual é a sensação de representar o maior clube do Brasil? Você tem noção dessa responsabilidade?
A sensação é indescritível. Tive propostas de vários clubes, mas jamais imaginaria que o Flamengo me buscaria. Foi, sem dúvida, a realização de um sonho. Só quem está lá dentro sabe o quanto é diferente ser Flamengo. Procuro ser um atleta profissional exemplar dentro do clube, mas somente isso não basta. É necessário também ser exemplo no extra-campo. Preciso estar sempre atento com a minha postura, atitudes e exemplos. Hoje, a minha imagem é conectada ao maior clube do Brasil e este merece respeito.
Qual é seu maior sonho no futebol?
Alguns sonhos já realizei. Ter uma marca esportiva ao meu lado, jogar no Flamengo e assinar meu primeiro contrato profissional. Trabalho através de metas e são elas que me levarão ao profissional do Flamengo, à Seleção Brasileira e à Europa.
O que você espera de 2023?
Será um ano muito importante para a minha carreira. Disputarei minhas primeiras competições nacionais e espero corresponder com grandes atuações, vitórias e títulos.
Você tem algum recado para a torcida do Flamengo?
A única mensagem que posso deixar a eles é que respeito, raça e amor a essa camisa jamais faltarão da minha parte.
Esse garoto tem futuro e precisa ser observado desde agora pela comissão do profissional. Logo será Seleção.