Atualmente, os times brasileiros podem relacionar cinco jogadores estrangeiros por partida
Os times brasileiros estão investindo cada vez mais na internacionalização do futebol nos últimos anos. As equipes têm contado com reforços de jogadores estrangeiros, contudo, os plantéis estão começando a ter dificuldades com o limite de atletas de fora do país. Desta forma, foi aberto um pedido à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para ampliação deste número. A entidade decidiu que a alteração será por votação entre as diretorias dos próprios clubes.
Na próxima semana, a CBF tem encontro marcado com os clubes brasileiros no Conselho Técnico da Série A, a fim de decidir as mudanças no regulamento do Brasileirão. Um dos principais temas a serem debatidos é o aumento de estrangeiros, passando de cinco para sete jogadores relacionados por partida. De acordo com decisão da entidade, haverá uma votação, em que a escolha da maioria dos times prevalecerá.
Vale lembrar que o pedido foi feito pelo São Paulo no último mês de janeiro, e ganhou apoio de outros clubes. De acordo com informações do portal ‘LANCE!’, cerca de 11 times da Série A do Brasileirão, entre eles o Flamengo, são favoráveis à mudança, devido ao aumento de jogadores estrangeiros nos elencos. A quantidade, desta forma, é o suficiente para que a alteração seja implementada ainda nesta edição do torneio nacional de pontos corridos.
A regra, importante frisar, acontece apenas no futebol brasileiro. Isso porque, nos torneios sul-americanos, como Libertadores da América, Sul-Americana e Recopa, não existe esse tipo de limitação.
Entre os clubes da Série A, o Cruzeiro é o único que não conta com estrangeiros no elenco. Por outro lado, o treinador da equipe mineira, Paulo Pezzolano, é uruguaio. Na última temporada, a categoria principal do Brasileirão terminou com 121 jogadores não-brasileiros, de 13 nacionalidades diferentes.
O plantel rubro-negro conta com quatro jogadores estrangeiros. Entre os atletas do Flamengo, Guillermo Varela (Uruguai), Giorgian De Arrascaeta (Uruguai), Arturo Vidal (Chile) e Erick Pulgar (Chile) são de fora do país. O camisa 14, por outro lado, está em processo para obter a cidadania brasileira, facilitando a questão do clube para reforçar o elenco. Vale ressaltar que o Mais Querido possui pré-contrato com Agustín Rossi. O goleiro argentino chega à Gávea em julho de 2023.