CBF avalia ampliar número de jogadores estrangeiros por jogo

Compartilhe com os amigos

Confederação Brasileira de Futebol (CBF) irá levar a decisão para votação dentro do conselho


Com a internacionalização do futebol brasileiro, além do investimento em reforços, os clubes estão começando a ter dificuldades com a quantidade de jogadores estrangeiros. Desta forma, os times pediram à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e a entidade prepara estudo para avaliar com o Conselho Técnico a possibilidade de ampliação do número de atletas de fora do país por partida, em competições nacionais.

A entidade nacional avalia a questão sob a perspectiva do aumento do número de estrangeiros no futebol brasileiro nos últimos anos, analisando a necessidade de ampliar esta cota. O objetivo é levar aos clubes para deliberação e votação em Conselho Técnico ainda a ser marcado. Contudo, a CBF prioriza que o encontro seja realizado antes do início do Brasileirão 2023. A informação foi publicada inicialmente pelo GE.



Desta forma, a ideia original seria de uma ampliação de cinco para sete estrangeiros relacionados por clube em cada partida. A última mudança ocorreu em 2014, quando o número saiu de três para cinco jogadores de fora do país no futebol brasileiro. Vale lembrar que, enquanto há uma quantidade específica em torneios nacionais, em Libertadores, Sul-Americana e competições continentais não há este tipo de limitação.

De acordo com o artigo 42 do Regulamento Geral de Competições da CBF, “os clubes poderão relacionar nas súmulas de cada partida até 5 (cinco) atletas estrangeiros, excepcionados os registrados como refugiados que, para efeitos das competições coordenadas pela CBF, equiparam-se aos atletas nacionais, sem nenhuma restrição de direitos“.

Dentro do Flamengo, a equipe profissional tem número abaixo do limite. São quatro jogadores estrangeiros rubro-negros: Arturo Vidal (Chile), Erick Pulgar (Chile), Giorgian De Arrascaeta (Uruguai) e Guillermo Varela (Uruguai). O camisa 14 do Mais Querido, inclusive, está em processo para obter a cidadania brasileira, facilitando até mesmo a questão do clube para contratar reforços de fora do país.

Compartilhe com os amigos

Veja também