Clubes aprovam aumento de estrageiros nas partidas da Série A do Brasileirão

Compartilhe com os amigos

Clubes passam a poder utilizar sete jogadores durante os jogos da competição


Nesta terça-feira (14), os clubes que integram a Série A do Campeonato Brasileiro aprovaram uma nova medida da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o torneio. Após votação, por unanimidade, as equipes decidiram aumentar o limite de estrangeiros durante as partidas do Brasileirão. Agora, os times poderão utilizar sete jogadores de outras nacionalidades em cada jogo.

Com a nova definição, os clubes ganham um ‘acréscimo’ de dois estrangeiros. Isso porque, até a temporada anterior, somente cinclo atletas de fora do Brasil poderiam ser relacionados para jogos do Brasileirão. A votação foi realizada nesta terça-feira (14), durante o Conselho Técnico da Série A, realizado na sede administrativa da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Para validação do novo modelo, cabe a entidade apenas atualizar o sistema de súmulas durante os jogos do Campeonato Brasileiro, para que não haja bloqueio das escalações. Com isso, as equipes podem entrar em campo para as partidas da Série A com sete atletas estrangeiros. No entanto, a medida só tem validade para a primeira divisão do Brasileirão. Sendo assim, jogos da segunda elite do torneio e duelos da Copa do Brasil, não são contemplados.


Camisas do Flamengo, acessórios e muito mais: compre e ganhe brindes na melhor loja online do Mengão!


Vale destacar que, por mais que a mudança seja novidade em território brasileiro, um maior limite de estrangeiros já faz parte do cotidiano de outras ligas. A exemplo disso, a Espanha. Por mais que os espanhóis permitam apenas três jogadores extra-comunitários, atletas de nações participantes da União Europeia conseguem transferência sem serem enquadrados nesta condição.

Já na Inglaterra, não há limite para escalação. No entanto, a Premier League prevê que ao menos 8 jogadores formados em solo inglês, nascidos ou não no país, sejam inscritos para a competição. A Itália segue as mesmas medidas dos britânicos, porém, há ressalvas apenas para contratações, sendo apenas dois atletas extra-comunitários por temporada.

O Brasileirão Série A tem início previsto para o dia 15 de abril. A agenda de jogos tem data para finalizar em 03 de dezembro. A 67ª edição da competição conta com 15 campeões do torneio e a volta dos ’12 grandes’ à elite do principal campeonato do país. O Flamengo chega para a disputa em busca do nono título. O Mais Querido triunfou em oito oportunidades, sendo elas: 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019 e 2020.


Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Quanto a estrangeiros: se forem sul-americanos, não deveria haver limites!!!

  • Edidio, penso diferente: sou a favor de apenas 3 rebaixados. Mas também sou a favor da redução de equipes (16 a 18) para reduzir a grande quantidade de jogos e promover um calendário mais saudável! Além do mais, chega de ficar vendo esses timinhos de segunda divisão que só servem para dar pontos para adversários e descer no ano seguinte!

  • Sou contra mudança no números de clubes rebaixados de 4 para 3 isso é virada de mesa

Comentários não são permitidos.