Ex-fisiologista do Flamengo fez alerta sobre preparação realizada por comissão de Vítor Pereira: “Tiro no pé”

Compartilhe com os amigos

Alex Souto Maior havia alertado para a condição física dos atletas do Flamengo


Apesar de ter disputado apenas oito jogos na temporada, o Flamengo já deixou escapar dois títulos importantes em 2023. Primeiro, perdeu a Supercopa do Brasil por 4 a 3 para o Palmeiras e, agora, o Mundial de Clubes por 3 a 2 para o Al Hilal (SAU). Depois de ter poupado jogadores logo nas primeiras partidas do ano, Vítor Pereira foi criticado pelo ex-fisiologista do Mais Querido, Alex Souto Maior.

Em entrevista exclusiva ao Coluna do Fla recentemente, Alex ressaltou que é um ‘tiro no pé’ poupar jogadores logo no começo de temporada, ainda mais com os profissionais ‘vindo’ de férias. Para o especialista em fisiologia, os atletas só apresentam boas condições físicas quando têm ritmo de jogo e minutagem para chegar ao tempo de bola perfeito.

— Eu acho de suma irresponsabilidade (poupar jogadores no início da temporada). Se você pegar o calendário inicial do ano do Flamengo, o time fez seis jogos. Não existe, em nenhum esporte, você poupar o atleta. O atleta se apresenta com a capacidade mínima em torno de 70% do máximo dele. Com uma boa periodização de treino e pré-temporada, o jogador não tem que ser poupado. Entra a questão do ritmo de jogo, o atleta precisa de minutagem para ele chegar no tempo de bola perfeito -, disse, antes de completar:

— É óbvio (que prejudicou o Flamengo). Num jogo aberto como aquele, com 7 gols, com certeza. Perda de tempo de bola e de velocidade prejudicaram. Para o atleta se manter fisicamente ativo, ele tem que treinar com um profissional que entenda de esporte, não um profissional aleatório. O profissional precisa entender a fisiologia e a biomecânica do futebol. Poupar jogadores nessa fase inicial é um tiro no pé. Posso dizer, com certeza: depois de dois meses de férias, não existe poupar jogador -, finalizou.


As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!


Agora, depois de um planejamento equivocado, o Flamengo foca na disputa pelo terceiro lugar do Mundial de Clubes. Nesta quarta-feira (08), Al Ahly (EGI) e Real Madrid (ESP) medem forças para definir o outro finalista do torneio. O perdedor, por sua vez, encara o Mais Querido no sábado (11), a partir das 12h30 (horário de Brasília), em local a ser definido pela FIFA.

Depois que encerrar os compromissos pelo Mundial de Clubes, no Marrocos, o Flamengo volta ao Brasil de olho no Campeonato Carioca. Na próxima quarta-feira (15), o Rubro-Negro enfrenta o Volta Redonda, pela oitava rodada do torneio estadual, a partir das 21h10 (horário de Brasília), no Estádio Raulino de Oliveira.

Leia a entrevista na íntegra: “Depois de dois meses de férias, não existe poupar jogador”: ex-fisiologista do Fla contesta comissão técnica de Vítor Pereira

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Que falta fazem Rodnei e João Gomes! Perdemos 2 jogadores de grande energia. Mesmo com eles o time já mostrava fragilidades, mas sobrevivia. Hoje é lento, previsível e vulnerável. Perdeu a confiança na saída com a bola. Quando tenta é um sufoco. A solução é o chutão pra frente. Matheuzinho é uma piada. Gerson, longe de 2019. Marinho, Cebolinha, Pulgar e Varella até então um péssimo investimento. Sobre o Dorival, não vamos nem falar.
    Resumindo, que merda fez essa Diretoria?

  • ZERO saudades do Dorival. Com ele perdemos pro Avaí (19°), empatamos com o Juventude (20°) e perdemos para o Coritiba (15°), nas 3 últimas rodadas. Vencemos a final da Libertadores, com o Atlhetico com um a menos, e jogando muito mal. Dorival é bom, mas limitado. Temos que ter mais paciência. É claro que estou p.u.t.o., mas alguns jogadores (Gerson, Matheusinho no início e Arraxca) estiveram muito abaixo do esperado. Foco no restante de 2023.

  • Torcida de extremos.
    O fisiologista pode não ter sido dos melhores, mas ….. FALOU BOBAGEM?
    O Mengão está cansando rápido e parece não estar satisfeito com o sistema de Vítor Pereira.
    Seu sistema se assemelha ao de Paulo Sousa, que provocou uma derrubada na condição física de vários jogadores.
    QUE SAUDADE DE DORIVAL!!!!

  • Oportunista, nada mais do que isso.
    O profissionalismo aí passou longe e ele esquece que em 2017 quando ele trabalhava no clube o time andava em campo, era apático, sem brio, sem garra e ele acha que fez um bom trabalho naquele período.
    Esse é do mesmo nível do Marcelo Fera que quando assumiu o time interinamente no lugar do Abel Braga se empolgou com 2 empates e duas vitórias e foi queimar o Abelão em uma entrevista e hoje está aí desempregado e ninguém quer conta.
    Ética nessa galera passa longe.

  • Pronto ; começaram a jogar merda para o ventilador espalhar. Vai catar comunhões fisiologista que não pertence mais o quadro de saúde esportiva do mengao .

Comentários não são permitidos.