Além do Fla, apenas o River Plate (ARG) já conseguiu as medalhas de ouro, prata e bronze no Mundial de Clubes
Por: Pedro Paulo Catonho
O Flamengo sonhava em conquistar o bicampeonato mundial. Porém, com a terceira posição, obtida após a vitória por 4 a 2 sobre o Al Ahly (EGI), o Mais Querido alcançou um feito que só o River Plate (ARG) já conseguiu. Somente os dois clubes têm o principal título do planeta e também contam com as medalhas de prata e de bronze.
Em 1981, o Flamengo conquistou o título mais importante da história do clube, com o 3 a 0 sobre o Liverpool (ING), no dia 13 de dezembro daquele ano. Em 2019, novamente contra os ingleses, o Mengão ficou com a medalha de prata, após empate em 0 a 0 no tempo normal e triunfo europeu na prorrogação. No último sábado (11), o Fla ganhou o primeiro bronze, ao superar o Al Ahly (EGI).
O River Plate conseguiu o feito de subir nos três degraus do pódio em 2018. Na ocasião, levou a medalha de bronze para a casa, após golear o Kashima Antlers (JAP), por 4 a 0. Em 1986, os argentinos ganharam o Mundial, com a vitória por 1 a 0 sobre o Steua Bucarest (ROM). Além disso, a equipe de Buenos Aires tem dois vices na história. Em 1996, quando perdeu por 1 a 0 para a Juventus (ITA), e em 2015, com o troféu indo para o Barcelona (ESP), após 3 a 0.
É importante destacar que a disputa de terceiro lugar do Mundial de Clubes acontece desde 2005, quando a FIFA passou a incluir os campeões asiáticos, africanos, das Américas Central e do Norte e da Oceania no torneio. Antes disso, o campeonato era disputado pelos vencedores da América do Sul e da Europa, desde 1960. Coincidentemente, o primeiro a levantar o troféu também foi o último: Real Madrid (ESP), octacampeão da principal competição do planeta.