Com Léo Pereira recuperado, Vítor Pereira deseja esquema com 3 zagueiros de origem no Flamengo

Compartilhe com os amigos

Contra o Independiente del Valle (EQU), Vítor Pereira improvisou Thiago Maia na zaga


Após seguidas decepções na temporada, o técnico do Flamengo, Vítor Pereira, tem experimentado várias mudanças táticas na equipe. Na terça-feira (28), contra o Independiente del Valle (EQU), o português começou o jogo no esquema com três zagueiros, sendo que um deles foi o volante Thiago Maia, improvisado. Nesta quarta-feira (01), o treinador recebeu uma boa notícia para a implementação da tática: Léo Pereira treinou normalmente e pode ser titular no domingo (05), diante do Vasco.

Léo Pereira não entra em campo desde o dia 7 de fevereiro, quando foi substituído no intervalo do jogo com o Al Hilal (SAU), na derrota do Flamengo por 3 a 2 na semifinal do Mundial de Clubes. Na ocasião, o zagueiro saiu de campo com lesão muscular. Assim sendo, o jogador não participou das duas partidas da Recopa Sul-Americana. Mesmo com a ausência do atleta, Vítor Pereira apostou no esquema 3-4-3, recuando Thiago Maia para a primeira linha defensiva.


Camisas do Flamengo, acessórios e muito mais: compre e ganhe brindes na melhor loja online do Mengão!


O desempenho do Flamengo contra o Del Valle agradou Vítor Pereira, que deve insistir no esquema com três zagueiros, com Léo Pereira atuando na função exercida por Thiago Maia na Recopa. A dúvida do treinador é: sacar um volante ou tirar um dos integrantes do quarteto ofensivo (Everton Ribeiro, Arrascaeta, Gabigol e Pedro). A informação foi divulgada pelo jornalista Venê Casagrande.

Além de Léo Pereira, a parte defensiva será formada com Fabrício Bruno do lado direito, e David Luiz centralizado. Do meio pra frente, contra o Independiente del Valle, Vítor Pereira escalou uma linha de quatro com: Varela, Everton Ribeiro, Arturo Vidal e Ayrton Lucas. Já a ofensiva ficou com Gabigol, Pedro e Arrascaeta.

Vítor Pereira comandará treinamentos no CT Ninho do Urubu na quinta (02), sexta (03) e sábado (04) para definir se voltará com Léo Pereira no time titular após quase um mês de ausência. O duelo com o Vasco acontece no domingo (05), a partir das 18h10 (horário de Brasília), no Estádio Maracanã. O jogo é válido pela décima rodada do Campeonato Carioca.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Rafael, no momento eu não colocaria o Davi Luiz e o Rodrigo Caio juntos. O primeiro já está com uma idade avançada e o segundo vem se recuperando de lesão. Apostaria em um destes excelentes jogadores para exercer a função de líbero e dois zagueiros com melhores condições físicas (Fabrício Bruno e Léo Pereira), para uma eventual rápida reposição. Ou ainda, encaixar o Thiago Maia como falso zagueiro, dependendo da necessidade.

  • Faz o simples,nosso melhor Zaqueiro e o xerife bota ele e pronto……..

  • Joãozinho, o esquema do Paulo Souza com 3 defensores era bem diferente. Ele utilizava uma dinâmica em que os laterais se reposicionariam como terceiro homem de defesa, além de promover uma saída de bola com este trio. O 3-4-3 com três zagueiros certamente será diferente, com o Fabrício Bruno de um lado e o Léo Pereira de outro. Os laterais se transformarão em alas “de verdade” (com a obrigação de compor o meio-campo) e os dois meio-campos remanescentes poderão ser dois meias ou um meia e um volante (provavelmente essa última formação). E no ataque, o trio matador que a gente já conhece!

  • Estamos nos aproximando, a passos largos, do esquema implementado por Paulo Sousa.
    Este esquema tático proporcionou muitos gols….. dos adversários, pois era utilizado por 3 zagueiros altos e lentos, que não conseguiam acompanhar os pontas rápidos, como Árias, do Fluminense, Roni ou Dudu, do PALMEIRAS etc.
    A semelhança de VP com P. Sousa não para por aí. Seus esquema de treino costuma lesionar jogadores. O DM está igualmente cheio, como nos tempo do outro português.
    Na verdade, se considerarmos que David Luiz atualmente não tem condições de barrar o Rodrigo Caio, nossa defesa é constituída quase toda de reservas, porque os titulares (R.Caio, Léo e Filipe) estão machucados e o melhor lateral é reserva.
    Espero que as coisas mudem e que os jogadores tenham confiança e maior proximidade com VP, mas dificilmente isso irá acontecer, pois o comportamento europeu é distante e bem diferente do brasileiro.
    JJ, que também tinha temperamento difícil, deu certo porque cada um do grupo estava em seu melhor momento e houve uma sequência de vitórias.
    Ninguém segurava Éverton, Gérson, Arrascaeta, Gabigol e BH. Até Arão estava bem ou quase muito bem e a defesa, com Rafinha, R. Caio, Marí e Filipe, era fortíssima. Lá atrás, D. Alves agarrava até pensamento.
    Os problemas não chegavam perto.
    Agora, a coisa mudou.

Comentários não são permitidos.