Flamengo busca quarto título da Libertadores
Atual campeão da Libertadores, o Flamengo busca o tetracampeonato da competição em 2023. Por ter sido o vencedor da última edição, o Rubro-Negro já está garantido no Grupo A. Nesta segunda-feira (20), a Conmebol divulgou oficialmente a divisão dos quatro potes para sorteio, que acontece em 27 de março, às 21h (horário de Brasília).
POTE 1:
- Flamengo*
- River Plate (ARG)
- Palmeiras
- Boca Juniors (ARG)
- Nacional (URU)
- Athletico-PR
- Independiente del Valle (EQU)
- Olimpia (PAR)
*Flamengo já está no Grupo A por ser o atual campeão.
POTE 2:
- Libertad (PAR)
- Atlético Nacional (COL)
- Internacional
- Barcelona (EQU)
- Racing (ARG)
- Corinthians
- Colo-Colo (CHI)
- Fluminense
POTE 3:
- Bolívar (BOL)
- The Strongest (BOL)
- Melgar (PER)
- Alianza Lima (PER)
- Argentinos Juniors (ARG)
- Metropolitanos (VEN)
- Aucas (EQU)
- Monagas (VEN)
POTE 4:
- Liverpool (URU)
- Deportivo Pereira (COL)
- Ñublense (CHI)
- Patronato (ARG)
- Atlético-MG
- Sporting Cristal (PER)
- Cerro Porteño (PAR)
- Independiente de Medellín (COL)
Vale lembrar que o sorteio tem algumas regras. A mais importante delas é que os grupos não podem conter times do mesmo país, salva a exceção se o clube for oriundo das fases preliminares desta edição da Libertadores. No caso dos brasileiros, apenas o Atlético-MG pode enfrentar um conterrâneo nas chaves, pois o Fortaleza, outro representante do Brasil, foi eliminado pelo Cerro Porteño (PAR).
Além do Flamengo, o Brasil tem outros seis representantes. São eles: Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians, Athletico-PR e o próprio Atlético-MG. Esta Libertadores também pode marcar o desempate de maiores vencedores do torneio entre os brasileiros.
Com três títulos, o Flamengo divide o posto de maior campeão brasileiro da Libertadores com São Paulo, Grêmio, Santos e Palmeiras. Dos cinco, o Rubro-Negro e o Alviverde vão disputar a edição de 2023. O Mais Querido ainda tem outro ponto para usar como motivação: o Maracanã.
A ‘casa’ do Flamengo foi escolhida pela Conmebol para sediar a final da Libertadores. Em votação no Conselho da entidade, ficou decidido que o Templo Sagrado vai receber a decisão continental em 11 de novembro.