Flamengo promete “medidas judiciais e criminais” contra site por matéria sobre incêndio no Ninho; veja nota do clube

Compartilhe com os amigos

Portal ‘UOL’ publicou reportagem sobre tragédia no Centro de Treinamento do Flamengo em 2019


O Flamengo se pronunciou, neste sábado (11), sobre uma matéria do portal ‘UOL’ publicada no dia 06 de março, que relatou supostas alterações do local onde ocorreu o incêndio no Centro de Treinamento Ninho do Urubu, em 2019. De acordo com nota oficial do clube, serão tomadas “medidas judiciais cabíveis, cíveis e/ou criminais” contra todos os envolvidos.

A reportagem trouxe uma acusação do engenheiro José Augusto Lopes Bezerra, que garante ter recebido ordens para adulterar cenas do Ninho do Urubu antes da investigação da polícia. O Flamengo negou e apresentou provas, com prints de conversas no Whatsapp (que podem ser acessadas aqui).

No site oficial, na nota intitulada “Da mentirosa e irresponsável matéria publicada pelo UOL”, o clube afirmou que procurou o jornalista responsável pela matéria, Leo Burlá. De acordo com o Fla, o mesmo “ocultou informações, fatos e documentos relevantes, que seriam utilizados na matéria, o que impediu o Flamengo de exercer sua ampla defesa”.

CONFIRA A NOTA DO FLAMENGO NA ÍNTEGRA:

“O Portal UOL, no dia 06.03.2023, publicou matéria assinada pelo jornalista Leo Burlá, elaborada a partir de relato do Sr. José Augusto Lopes Bezerra, sobre uma suposta adulteração do local em que ocorreu o triste incêndio no Centro de Treinamento George Helal (“Ninho do Urubu”), a qual, segundo a alegação do referido senhor, teria sido ordenada pelo CEO do Clube de Regatas do Flamengo, Sr. Reinaldo Belotti.

Cumpre destacar que, ao procurar o Flamengo para que se manifestasse sobre a referida alegação, o referido jornalista ocultou informações, fatos e documentos relevantes, que seriam utilizados na matéria, o que impediu o Flamengo e o Sr. Reinaldo Belotti de exercerem sua ampla defesa, de modo a apresentar um relato mais detalhado, com suporte probatório, das inconsistências existentes nas falsas declarações feitas pelo Sr. José Augusto Bezerra, como se demonstrará adiante.

INDICAÇÃO DO SR. JOSÉ AUGUSTO BEZERRA E “REUNIÃO INICIAL”

11.02.2019 E 14.02.2019

É falsa a alegação do Sr. José Augusto Bezerra, de que seu primeiro contato com o CEO do Flamengo ocorreu no próprio dia do incêndio (08.02.2019), como também é falsa a alegação de que a suposta alteração da cena do incêndio aconteceu no dia 10.02.2019. Isso porque, somente no dia 11.02.2019, o Sr. José Augusto Bezerra foi inserido na questão e apresentado ao Sr. Reinaldo Belotti, após 2 (dois) Vice-Presidentes do Flamengo – Sr. Luiz Eduardo Baptista (“BAP”), então Vice-Presidente de Relações Externas, e o Sr. Gustavo Oliveira, Vice-Presidente de Comunicação e Marketing – o recomendarem ao Sr. Reinaldo Belotti, conforme fazem prova os prints abaixo colacionados.

Portanto, era impossível que o Sr. José Augusto Bezerra estivesse no CT entre os dias 08.02.2019 e 10.02.2019, uma vez que este senhor sequer existia para o Flamengo antes do dia 11.02.2019.

Acresce, ainda, que UOL tinha em seu poder o e-mail de 14.02.2019, que foi enviado pelo Sr. José Augusto Bezerra ao CEO do Flamengo, solicitando o agendamento de uma “reunião inicial”, o que deveria ter sido notado e relatado pelo UOL em sua reportagem, visto que é incongruente com uma ida anterior, em conjunto, ao Ninho do Urubu.

A VISITA DO SR. JOSÉ AUGUSTO BEZERRA AO NINHO DO URUBU SE DEU EM 19.02.2019, SEGUNDO ELE MESMO INFORMOU.

No relatório apresentado ao Flamengo e que estava em poder do UOL, consta que a visita presencial do Sr. José Augusto Bezerra ao Centro de Treinamento somente se deu no dia 19.02.2019, segundo ele próprio informa. Portanto, não há nenhum registro de que o Sr. José Augusto Bezerra teria ido em data anterior, o que deveria ter sido retratado pelo UOL em sua matéria e não omitido, como foi.

FOTO DO DIA 19.02.2019 MOSTRA A FIAÇÃO AINDA PRESENTE

Na fotografia 4 da matéria consta que os fios teriam sido arrancados no dia 10.02.2019. Contudo, no relatório cuja inspeção foi feita no dia 19.02.2019 consta a fiação que teria sido arrancada, revelando a patente mentira, de que nada foi arrancado, demonstrando a incapacidade investigativa do UOL, de não verificar mais uma clara incongruência.

Não custa relembrar que tanto o e-mail do dia 14.02.2019, pedindo a “reunião inicial”, como o “laudo” atestando a visita ao CT em 19.02.2019, estavam no processo judicial examinado exaustivamente “por meses” pelo UOL. Contudo, o portal UOL sonegou essas informações relevantes e conflitantes com a versão descabida do Sr. José Augusto Bezerra, causando graves danos à imagem do Flamengo e à honra do CEO do Flamengo, Reinaldo Belotti.

Não bastasse ter, supostamente, analisado os autos “por meses”, o UOL recebeu do Flamengo todos os documentos e informações acima mencionados, mas, no entanto, por meio do seu Editor-Chefe, se negou a realizar uma retratação reconhecendo a incongruência entre as alegações que noticiou e os documentos. O UOL teve uma conduta reprovável durante a condução da matéria, sonegou informações relevantes, impedindo o direito a ampla defesa, de forma irresponsável, com vistas a manter uma matéria que poderia lhe render lucro e visibilidade, as custas da honra e do nome de terceiros.

INUTILIDADE DA SUPOSTA ADULTERAÇÃO

Outro ponto que mostra a incapacidade investigativa dos jornalistas envolvidos é que eles não investigaram os motivos que levariam o Flamengo a, supostamente, ocultar provas no dia 10.02.2019, isso porque a perícia judicial foi realizada com a coleta de provas e fotos no próprio dia 08.02.2019 e o Flamengo não tinha a quem enganar, eis que consumado o registro da cena do incêndio.

Importante dizer que o laudo oficial da justiça menciona expressamente a existência dos fios com emendas e torções, o que não foi considerado pelo UOL, como clara ausência de motivação, demostrando mais uma vez a falta de zelo e profissionalismo ao fazer uma matéria supostamente investigativa, que as baseou apenas na palavra de um sabido desafeto do Flamengo.

Verifica-se, consequentemente, que não houve nenhuma ocultação de provas ou adulteração de cena, visto que o próprio Laudo Pericial elaborado pela Polícia Civil expressamente menciona a existência dos fios que, nas mentiras do Sr. José Augusto Bezerra, teriam sido retirados.

Note-se que o Laudo Pericial do ICCE, mesmo narrando a existência dos fios com emendas e torções, concluiu que a causa do incêndio partiu de um problema no interior do aparelho de ar-condicionado.

CONCLUSÃO

Diante de tudo o que foi demonstrado e comprovado acima, resta evidente que as acusações feitas pelo Sr. José Augusto Bezerra e publicadas pelo UOL são falsas e possuem o único intuito de caluniar o Flamengo e o Sr. Reinaldo Belotti.

Mesmo o UOL tendo recebido toda a documentação ora citada, comprovando cabalmente que todas as acusações do Sr. José Augusto Bezerra são absolutamente falsas e infundadas, negou o pedido de retratação feito pelo Flamengo, agravando ainda mais a responsabilidade conjunta pelos danos causados à imagem deste clube e à honra e bom nome do CEO Reinaldo Belotti.

O Flamengo não tem nada a esconder, muito ao contrário, sempre colaborou com as autoridades, sempre atendeu às famílias e entende que essa é uma história que deve ser analisada e julgada pelas autoridades. Por mais dolorosa que seja, a história faz parte de nossa trajetória e não a queremos apagar, muito pelo contrário, mas exigimos apenas que sejam respeitadas as provas e os fatos do processo criminal, que não sejam inventados fatos e criadas fake news para vender periódicos ou dar notoriedade a pessoas sem credibilidade, isenção e ética.

O Flamengo está à disposição para elucidar os fatos e demonstrar as mentiras contadas pelo Sr. José Augusto Bezerra e publicada de forma irresponsável pelo UOL, e adotará igualmente as medidas judiciais cabíveis, cíveis e/ou criminais, em face de todos os envolvidos”.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O ” jornalismo”, principalmente o tupiniquim, vive de mentiras. Capitaneados pela Globo, vários “jornalistas” brasileiros tentaram de todas as formas esculachar a imagem do Mais Querido, explorando a tragédia do Ninho. Eles só se esqueceram de uma coisa. Os que são rubros-negros de verdade não “torcem ” pelo Bandeira de Melo, pelo Landim, pelo Marcos Braz, pelo BAP , etc…Eles torcem pelo Clube de Regatas Flamengo e não vão deixar a imagem do clube ser manchada por erros de seus dirigentes. O Mengão é maior que todos eles e vai continuar quando eles não estiverem mais nesta vida. Uma minoria de falsos rubros-negros ( os mesmos que protestaram contra o Clube quando ele recebeu dinheiro de patrocínio da HAVAN porque eles não torcem verdadeiramente pelo Mengão, mas torcem apenas por um determinado partido político) deram ouvido à Globo e aos veículos que propagam mentiras, como o UOL, querendo denegrir a imagem do clube pelos erros que alguns dirigentes cometeram na tragédia do Ninho.

  • Previsão de mais dindin pra Gávea. Quero ver provar otário.

Comentários não são permitidos.