Flamengo se une com 3 grandes do Rio, FERJ e Governo RJ contra torcidas únicas

Compartilhe com os amigos

O movimento é contra a ideia do Ministério Público em vetar a presença de ambas torcidas em clássicos


Flamengo, Botafogo, Fluminense e Vasco se uniram com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) e com o Governo do Estado do Rio para defender a permanência das torcidas em clássicos nos estádios cariocas. A ideia de público único veio à tona durante um depoimento de Rodrigo Terra, promotor do Ministério Público, à TV Globo. Os representantes não concordam com a possível decisão.

“Está surgindo no horizonte como uma medida excepcional necessária. Assim como outros Estados que adotaram essa medida extrema e alcançaram medidas boas com diminuição da violência, talvez essa experiência possa ser aproveitada no Rio”, comentou Rodrigo Terra, em entrevista à Globo.

Em contrapartida ao depoimento, o Flamengo, junto com os clubes cariocas, FERJ e Governo do Rio preferem apostar em punições mais rígidas, ao invés de implementar de vez a proposta de torcida única no estado. Os seis representantes das instituições se demonstraram contra a ideia, e no que depender dos respectivos apoios, tal hipótese não ganhará adesão. A informação é do portal ‘UOL’.

Como dito pelo promotor do Ministério Público, a escolha pelo modelo de público único é uma “medida exepcional necessária”. Vale lembrar que, na última sexta-feira (10), houve uma reunião entre parlamentares do Rio, representantes dos grandes clubes do Rio de Janeiro, Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) e as polícias Civil e Militar do estado. No encontro, o tema não ganhou grande repercussão e foi determinado a permanência de ambas as torcidas nas fases finais do Campeonato Carioca.

O Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou que o estado passou a classificar pessoas flagadas em brigas de torcidas como participantes de “organizações criminosas”. A nova medida vale para todos os grupos apoiadores de clubes cariocas. Outra determinação de Cláudio foi o afastar dos estádios do Rio as organizadas: ‘Raça Rubro-Negra’, ‘Torcida Jovem’, ‘Força Jovem’, ‘Força jovem’, ‘Fúria jovem’ e ‘Young Flu‘.

Com isso, a partida da semifinal entre Flamengo e Vasco, às 21h10 (horário de Brasília) desta segunda-feira (13), conta com a presença de ambas as torcidas. porém, alguns grupos de organizadas não poderão estar no Maracanã. O jogo de logo mais é válida pela ida da semifinal do Campeonato Carioca, entre rubro-negros e cruzmaltinos. O embate conta com transmissão do Coluna do Fla, AO VIVO e COM IMAGENS, via DaleApp.


Compartilhe com os amigos

Veja também