Gol fora de casa na Copa do Brasil não é mais critério de desempate; entenda

Compartilhe com os amigos

A exemplo das últimas edições, gol qualificado continuará sem funcionar com desempate na Copa do Brasil


Atual campeão da Copa do Brasil, o Flamengo se prepara para estrear na competição, em 2023, já na terceira fase. Nesta quarta-feira (29), o Mais Querido soube que enfrentará o Maringá-PR, com o jogo de volta, ou seja, a ‘decisão’, no Maracanã. A exemplo de edições anteriores, o torneio não terá o ‘gol fora de casa’ como critério de desempate nesta temporada.

O chamado ‘gol qualificado’ não é mais um método para desempatar a Copa do Brasil. Desse modo, caso a soma dos placares dos jogos de ida e volta da competição termine empatada, a definição do classificado (ou do campeão, no caso da final) virá na disputa de pênaltis.


Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo


Vale lembrar que o regulamento da Copa do Brasil mudou, e, desde 2018, o gol qualificado não serve mais como critério de desempate. Antes, os times visitantes levavam ‘vantagem’ quando balançavam as redes adversárias fora de casa, com o tento tendo ‘peso dois’.

Agora, sem o gol fora de casa como critério de desempate, as equipes que se classificarem às oitavas de final da Copa do Brasil deste ano, serão premiadas com a quantia de R$ 3,3 milhões. Vale lembrar que o Flamengo conquistou a competição eliminatória em quatro oportunidades: 1990, 2006, 2013, 2022.

Na estreia da Copa do Brasil 2023, primeiro, o Flamengo vai até o Paraná, onde enfrentará o Maringá, pelo jogo de ida do torneio, provavelmente no dia 12 de abril. Depois, o Rubro-Negro definirá a classificação ‘em casa’, ou seja, no Maracanã, em 26 do mesmo mês. Caso a soma dos placares dê empate, a decisão vai para os pênaltis, como dito anteriormente.

Compartilhe com os amigos

Veja também