Diego Ribas teve recorde alcançado no último domingo (19)
Diego Ribas deixou o nome na história do Flamengo, após conquistar 12 títulos em seis anos e meio. O ex-meia também marcou época na passagem pela Europa, com recordes que poucos conseguiram bater. No domingo (19), o geórgio Khvicha Kvaratskhelia, jogador do Napoli (ITA), igualou um feito do ex-camisa 10 da Gávea.
Na vitória do Napoli por 4 a 0 sobre o Torino (ITA), pelo Campeonato Italiano, ‘Kvaradona’, como é conhecido pelos torcedores napolitanos, chegou aos números de 14 gols e dez assistências na competição. O feito igualou à marca de Diego Ribas na temporada de estreia na Europa.
O ex-Flamengo havia sido o último jogador a fazer pelo menos dez gols e dez assistências na primeira temporada em uma das principais ligas europeias. Diego Ribas conseguiu obter a marca no Werder Bremen (ALE), na temporada 2006/07. São consideradas top-5 as seguintes competições nacionais do continente: Inglaterra, Itália, Alemanha, Espanha e França.
Durante 12 anos na Europa, Diego Ribas vestiu as camisas do Porto (POR), Werder Bremen, Juventus (ITA), Wolfsburg (ALE), Atlético de Madrid (ESP) e Fenerbahçe (TUR). Em 2016, deixou a Turquia para assinar com o Flamengo, onde ficou até novembro de 2022.
Com o Manto Sagrado, levantou as taças: Libertadores da América (duas), Brasileirão (dois), Copa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Supercopa do Brasil (duas) e Campeonatos Cariocas (quatro). Com 12 títulos, Diego ficou atrás apenas de Zico e Júnior, com 13, no ranking de maiores campeões pelo Fla.
Já o Napoli, sob a batuta do geórgio Khvicha Kvaratskhelia, vive uma das melhores fases da história do clube. Atualmente, lidera o Campeonato Italiano, com 13 pontos de vantagem para a segunda colocada Lazio (ITA), com 11 jogos para o fim da competição. Na Champions League, está nas quartas de final, e enfrentará o Milan (ITA). Na Série A, não leva o troféu desde a temporada 1989/1990. No continental, nunca conquistou a Liga dos Campeões.