Episódio aconteceu na manhã deste domingo (28), na sede da CBF
O domingo (28) foi dia de divulgação da lista de convocados para dois amistosos da Seleção Brasileira em junho, contra Guiné e Senegal. No entanto, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) revelou que existiu um ato racista, no auditório da sede da entidade, durante o evento.
VEJA DECLARAÇÃO:
MAIS UM CASO: Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, diz ter sofrido racismo em chegada na CBF, durante convocação de Ramon Menezes para Seleção Brasileira.
?️ @lucas_bayer_ | #colunadofla pic.twitter.com/PT3vGQTgZA
— Coluna do Fla | Flamengo (@ColunadoFla) May 28, 2023
— Eu resisto. Comecei a sofrer racismo com oito anos de idade. A gente sofre a qualquer momento. Aqui dentro, teve. Aqui dentro, hoje, no auditório, teve racismo. Junto com o jurídico da CBF, vamos procurar ver o que é possível para que a gente possa colocar, de uma forma pública, no site oficial da entidade aqueles racistas, para eles não ficarem no meio de pessoas de bem, que estão pregando o combate o racismo e eles praticando — contou Ednaldo, antes de sair reafirmando que “teve” racismo no auditório da CBF.
O evento aconteceu na sede da entidade, localizada na Barra da Tijuca, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro. O ato racista, conforme denúncia de Ednaldo Rodrigues, foi praticado no auditório em que Ramon Menezes divulgou a lista de convocados para os amistosos do Brasil em junho. Agora, o presidente da CBF avalia como vai dar prosseguimento ao caso.
A CBF, vale ressaltar, deu início à campanha “Com racismo não tem jogo”. Em todos os jogos desta oitava rodada do Brasileirão, os jogadores se sentam no gramado como gesto de protesto contra o racismo. Além do movimento dos atletas e dos árbitros, vídeos sobre conscientização são exibidos em telões de todos os estádios. No duelo entre Flamengo e Cruzeiro, no Maracanã, no sábado (28), as ações antirracistas foram praticadas por rubro-negros e cruzeirenses.
Ai vai vim os bolsolatas dizendo que é frescura, vitimismo, “modinha”… Sempre foi assim, esses insetos atrasando o Brasil.