Zico publicou mensagem para Vinicius Júnior, cria do Flamengo
O mundo do futebol ainda não digeriu mais um caso de racismo sofrido por Vinicius Júnior na Espanha. A última vez foi na partida do Real Madrid (ESP) contra o Valencia (ESP), em que o cria do Flamengo ouviu gritos de “macaco” no Estádio Mestalla, no dia 21 de maio. O maior ídolo da história do Mengão, Zico, prestou apoio ao garoto e relembrou situações semelhantes que têm acontecido no Brasil, inclusive em duelo recente do Mais Querido.
— Nós tivemos uma semana muito triste para o futebol mundial, mais uma, né? Porque isso não vem de hoje. Tudo que aconteceu com o nosso querido Vini Jr., vem acontecendo com ele, lamentável. E eu acho que é chover no molhado aqui falar de tudo que tem se falado, desse absurdo que fazem com, principalmente, os atletas negros em diversos lugares do mundo. A gente lamenta muito toda essa tristeza — disse Zico, no canal do YouTube ‘Zico 10’.
— Aqui no Brasil a gente teve isso em Flamengo x Athletico-PR. O mundo que a gente está vivendo hoje, um mundo que já está pesado, que a gente do futebol tem que estar falando disso. Isso esgota, chega uma hora que o pessoal não aguenta mais de tanta infelicidade que a nossa profissão vem acontecendo — acrescentou Zico.
O Galinho de Quintino se referiu ao jogo do Flamengo na Arena da Baixada, em Curitiba, no dia 07 de maio, pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, um torcedor do time paranaense imitou macaco em direção à arquibancada do Mengão no estádio. Ainda sobre Vinicius Júnior, Zico pediu punições severas para que o crime de racismo acabe no futebol mundial e também na sociedade.
— É o que acontece tantas vezes, não só no esporte, mas também na nossa sociedade em geral. Não cabe mais discurso – é hora de dar exemplo, com punições fortíssimas para acabar com esses episódios criminosos. Vini, estamos com você nessa luta — disse Zico, antes de concluiur.
— E o pior ainda, que aconteceu nisso foram as declarações do presidente (da La Liga), de outras pessoas, até de jogador brasileiro (Gabriel Paulista, do Valencia). A gente lamenta tudo isso, foi um dia de luto para o futebol. Eu acho que isso não comporta mais situações como essas, e o futebol podia muito bem dar o exemplo. Mas só o exemplo com punições fortíssimas aos clubes, aos torcedores, fechar realmente estádio para acabar com isso — encerrou o eterno camisa 10 da Gávea.
Por conta do racismo contra Vinicius Júnior, o Flamengo promoveu uma série de homenagens no último sábado (27), na partida contra o Cruzeiro. Dentro de campo, o Mengo utilizou patch na camisa em alusão a Vini Jr e o racismo. Na parte do patrocinador master, uma mensagem de apoio foi estampada na altura da barriga. Nas arquibancadas, a torcida promoveu mosaico com a frase “todos com Vini Jr”.