Contra o Vasco, Erick Pulgar marcou o primeiro gol vestindo a camisa do Flamengo
Tudo deu certo para o Flamengo na noite da última segunda-feira (05), quando o Mais Querido goleou o Vasco da Gama, por 4 a 1, em pleno Maracanã, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Autor do golaço que abriu o placar para o Rubro-Negro, Erick Pulgar foi bastante elogiado pelo treinador Jorge Sampaoli durante a coletiva pós-jogo.
— Eu conheço ele desde o Chile, está evoluindo muito bem. Tem muita condição de jogar de volante ou de zagueiro. Tem bom passe e saída e hoje teve muita confiança. Então ajuda muito. O plano de jogo defensivo era que o Pulgar que se colocasse entre os meio-campistas porque o Vasco é o time que mais cruzamentos faz no Brasileirão -, disse, antes de completar:
— Então, precisava proteger essa zona e Erick controlou bem ali. Valorização seu esforço e troca de realidade porque ele mudou a imagem dele com a torcida, com o clube, e hoje é um jogador muito reconhecido e importante, e conquistou isso com muito esforço. Estou feliz por ele e acho merecido sua volta à seleção chilena graças a tudo que está rendendo aqui -, finalizou.
Vale lembrar que, aos 14 minutos do primeiro tempo, após boa jogada do Flamengo, Arrascaeta driblou o jogador do Vasco, sofreu falta, mas o juiz deu vantagem. A bola, então, ‘sobrou’ nos pés de Pulgar, que ‘do meio da rua’ chutou no ângulo, sem condições para o goleiro cruzmaltino defender.
Depois de ter marcado o primeiro gol vestindo o Manto Sagrado, Pulgar vira a chave para o próximo compromisso do Flamengo na temporada. Nesta quinta-feira (08), o Rubro-Negro recebe o Racing (ARG), para disputar a quinta rodada da fase de grupos da Libertadores da América. O confronto acontecerá no Maracanã, às 21h (horário de Brasília).
Esse “Pulgar” esta começando a “Julgar” com certeza. Bora garoto.
Como já havia defendido em outras oportunidades, gosto muito do esquema com 3 defensores, DESDE que esse terceiro homem seja um volante que saiba jogar na zaga! E pelo visto, encontramos no Erick Pulgar o jogador perfeito para ocupar a posição. Assim, Thiago Maia volta para a sua posição de origem (segundo volante) e que inclusive, acaba rendendo até melhor devido a sua facilidade de flutuar, interceptar e recuperar as bolas perdidas! Que dupla de volante, nós temos! Mesmo assim, precisamos de pelo menos um reserva imediato (preferencialmente primeiro volante).
Com categoria, tomou conta da posição. Só precisava de uma boa sequência pra mostrar seu futebol, o que não acontecia com aquele português dos infernos, que em boa hora foi-se embora e levou aquela draga da sogra junto.
Flamengo vai tomando uma forma de jogar, com Gérson mais adiantado, fazendo dupla com Arrascaeta, porém jogando mais pelo lado esquerdo, e Arrascaeta indo em todas as partes do campo.
Pulgar consertou o “defeito” da recomposição defensiva, o que faz viável esse sistema com 3 zagueiros onde ele mesmo faz o terceiro. Mesmo que o Flamengo entre realmente com 3 zagueiros, ele dá a devida proteção à zaga, junto com Thiago Maia, pra poder soltar os laterais. Uma grata surpresa, numa hora importante da temporada.