Crime sofrido por Vinicius Júnior na Espanha inspirou criação de lei
Deputados da Assembleia Legislativa do Rio aprovaram, nesta terça-feira (06), o projeto de lei 1.112/23, denominado ‘Lei Vini Jr’. A novidade prevê a interrupção de partidas em casos de racismo. Em situações extremas, o duelo pode ser encerrado quando forem constatados atos criminosos de cunho racial.
O projeto foi aprovado por unanimidade. Além da possibilidade de encerramento do jogo, a ideia é que seja criado um protocolo de ação para orientar como conduzir as denúncias de racismo junto ao Ministério Público. Ainda, a ‘Lei Vini Jr’ vai ajudar a encaminhar as vítimas à Defensoria Pública e outras entidades. Há previsão de divulgações obrigatórias de campanhas educativas.
— Temos de uma vez por todas que extirpar este câncer que é o racismo, especialmente no meio esportivo. Essa lei vai no sentido de combater o racismo e criarmos uma sociedade igualitária. A Alerj é a primeira casa legislativa que aprova um PL com este teor no país — disse o deputado estadual Professor Josemar, autor da ‘Lei Vini Jr’.
VINICIUS JÚNIOR NO MARACANÃ
Vini Jr esteve no Maracanã na segunda-feira (05) e acompanhou de perto a goleada do Flamengo por 4 a 1 sobre o Vasco, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante do Real Madrid (ESP) recebeu homenagens das duas equipes antes de a bola rolar e pisou no Templo Sagrado exibindo as camisas dos rivais, com o nome e o número 20, o mesmo utilizado pelo atacante na Espanha e na Seleção Brasileira. Após o jogo, o garoto do Ninho revelou os planos de voltar ‘para casa’ no futuro.
O atacante disse que “vai demorar um pouco, mas voltarei” ao Flamengo no futuro. O vice-presidente de futebol do clube, Marcos Braz, abriu as portas para o garoto: “ainda está cedo. Não vou mentir não, ainda está cedo. Ele tem muito o que fazer ainda na Europa. Com certeza ele vai ser o número 1 do mundo ainda, tenho certeza absoluta disso. Campeão do mundo, e depois volta”.
⚖️ APROVADO: Primeira lei antirracismo nos estádios, ALERJ aprova PL Vini Jr. A lei exige a suspensão da partida caso ocorra o crime. #colunadofla pic.twitter.com/o3jjhunwwF
— Coluna do Fla | Flamengo (@ColunadoFla) June 6, 2023