Por: Rodrigo Lima
Sete anos de Flamengo e personagem importante nas categorias de base do clube, o técnico Mário Jorge conversou com exclusividade com a reportagem do Coluna do Fla. Dentre os temas abordados, o treinador do sub-20 rubro-negro destrinchou o início da trajetória no futebol, destacou a principal característica e revelou uma das inspirações na profissão.
Mário Jorge iniciou a trajetória como treinador de futebol em 1997, no futsal do Helênico. Após isso, o técnico passou por alguns clubes e projetos, dentre eles, o Madureira e o Instituto Mangueira. Em meio a isso, o profissional também começou um trabalho como observador técnico no Sendas (Audax Rio), todos do Rio de Janeiro.
No Audax Rio foi que Mário Jorge teve a primeira oportunidade como treinador. No clube, o comandante esteve à frente no sub-13, sub-15 e sub-17. Antes de chegar ao Flamengo, porém, o técnico passou pelo Vasco.
Já no Flamengo foi que Mário Jorge despontou na profissão. No Rubro-Negro desde 2016, o técnico passou por todas as categorias de base do clube. No atual momento, o profissional está à frente do sub-20, no qual se sagrou Campeão Brasileiro da categoria deste ano. Jogadores como Lorran, Cleiton, Igor Jesus e Werton, que figuram no elenco principal, estavam sob o comando de Mário no Fla.
Durante toda a trajetória no Flamengo, Mário Jorge já recebeu algumas oportunidades no elenco principal. Nesta temporada, inclusive, o treinador dirigiu o elenco em seis ocasiões, dentre elas, confrontos do Carioca e do Brasileirão.
Em entrevista exclusiva ao Coluna do Fla, Mário Jorge foi perguntado sobre qual era a principal característica como treinador. Dessa maneira, o profissional do Flamengo relembrou da época em que foi atleta.
“Falar de você mesmo é difícil. Mas acredito que minha principal característica que trago da minha época de atleta é ser extremamente competitivo, além de respeitar a cultura do clube onde estou”, declarou Mário Jorge.
Falando um pouco sobre as principais inspirações na profissão, Mário Jorge relembrou de alguns treinadores que o ajudaram no início da trajetória. Porém, Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid (ESP), foi mencionado como uma das maiores inspirações.
“Tenho alguns profissionais que foram importantes demais no começo da minha trajetória e hoje são grandes amigos, como Zé Ricardo, Mauricio Barbieri e Eduardo Barroca. Mas o Carlo Ancellotti hoje é uma das minhas referências. Tenho estudado um pouco sobre sua história e quero me aprofundar um pouco sobre seu trabalho.”
“Ele foi extremamente elegante ao agradecer e citar o trabalho feito até então por nós da comissão técnica do sub 20. Estávamos eu, Marcio Torres, Leonardo Cherede e Marlon. Esses caras que me deram todo o suporte nesse período”, declarou, antes de concluir:
“Já tivemos a oportunidade de conversar algumas vezes, não só com ele, mas com toda a comissão técnica. Além de participar de atividades onde os meninos do sub 20 foram solicitados. Espero que ele consiga desenvolver um grande trabalho e que possamos aproveitar a presença dele”, finalizou.
AMBIENTE NO FLAMENGO PÓS-SAMPAOLI
“Não achei pesado. Foi uma situação normal de uma equipe que acabou de vir de alguns percalços, mas que teve uma demonstração de superação e se recuperou já no jogo seguinte. Acredito que apesar de ser um início de trabalho o time já vem dando sinais de que está em evolução.”
Importante frisar que, assim que o Flamengo demitiu Jorge Sampaoli, foi Mário Jorge que comandou o time nos jogos diante do Bahia e do Corinthians. No Maracanã, o Rubro-Negro derrotou por 1 a 0 o time baiano. Já na Neo Química Arena, o Fla empatou em 1 a 1 com equipe paulista em 1 a 1.
Em tom de descontração, Arrascaeta falou de Filipe Luís como treinador do Flamengo O Flamengo…
Flamengo encara o Cruzeiro nesta quarta-feira (06), pela 32ª rodada do Brasileirão Após vitória por…
Marcelo acompanhou a vitória do Flamengo do estádio no último domingo (03) O Fluminense anunciou…
De La Cruz tem contrato válido com o Flamengo até junho de 2028 A imprensa…
De La Cruz desmentiu a informação sobre uma possível insatisfação no Flamengo Antes mesmo de…
Ataque do Flamengo voltou a funcionar após período de poucos gols Desde a coletiva de…