Antes de jogar no Flamengo, o chileno esteve na Itália por seis anos e meio
Erick Pulgar se tornou peça fundamental do Flamengo a partir do segundo semestre desta temporada. Há cerca de um ano e meio no Rubro-Negro, o chileno falou pela primeira vez com propriedade sobre comparação do futebol brasileiro com o italiano, onde atuava pela Fiorentina. Para o volante de 29 anos, o esporte no Brasil é mais competitivo.
“A verdade é que o futebol brasileiro, para mim, é muito mais competitivo (em comparação ao italiano). Não sei se é melhor, mas em termos de rendimento de partidas creio que tem uma sequência que na Europa não se vê muito. Jogamos a cada dois ou três dias”, disse Erick Pulgar em entrevista à ESPN.
Pulgar teve curta passagem por empréstimo de seis meses pelo Galatasaray, da Turquia, antes de fechar com o Flamengo. No entanto, o volante pertencia à Fiorentina. Desse modo, o jogador chileno teve a chance de conhecer de perto o futebol italiano.
Um dos números que podem endossar a fala de Erick Pulgar é justamente a quantidade de jogos do volante em um ano. Em 2023, o chileno fez 44 partidas, sendo a temporada em que o atleta mais esteve em campo de toda a carreira. Tal marca superou 2019/20, quando o camisa 5 do Flamengo disputou 41 duelos ainda pela Fiorentina.
SEIS ANOS E MEIO DE ITÁLIA
Atualmente no Flamengo, Erick Pulgar chegou à Itália em agosto de 2015, quando foi vendido pela Universidad Católica (CHI) ao Bologna (ITA). Quatro temporadas depois, a Fiorentina comprou o chileno. Dessa forma, o volante ficou seis anos e meio no futebol italiano, antes de seis meses na Turquia e, na sequência, se transferir para o Brasil.
RENOVAÇÃO DE CONTRATO À VISTA?
Conforma apuração do Coluna do Fla, o Flamengo estuda renovar o contrato de Erick Pulgar já no primeiro semestre de 2024. Isso porque, o Rubro-Negro pretende se proteger de possíveis investidas de outros clubes. Vale lembrar que o vínculo atual do chileno com Rubro-Negro é até dezembro de 2025.