Estatística aponta os dez melhores times do Brasileirão com ‘presença ofensiva’
Por mais que esteja na quarta colocação, o Flamengo é o time que mais chega ao último terço do campo neste Brasileirão, a ‘zona de risco’, mas peca em efetividade. O Rubro-Negro lidera a média do campeonato, com números bem à frente dos concorrentes diretos que também brigam pelo título.
Em ranking baseado em dados do portal estatístico ‘StatsBomb’, o Flamengo consegue chegar à última faixa do campo ofensiva, em média, 58 vezes por jogo. Por outro lado, o Rubro-Negro tem o quarto melhor ataque do campeonato, com 54 gols. O Palmeiras, líder do Brasileirão, é o quinto no quesito, com 51, mas balançou as redes em 62 oportunidades.
VEJA TOP 10
- 58 – Flamengo (54 gols)
- 55 – Bragantino (47)
- 54 – Fluminense (49)
- 54 – São Paulo (38)
- 51 – Palmeiras (62)
- 49 – Cruzeiro (34)
- 48 – Atlético-MG (49)
- 48 – Fortaleza (42)
- 46 – Botafogo (57)
- 45 – Corinthians (44)
O último terço do campo corresponde a faixa de ataque mais aguda. Ou seja, o gramado é dividido em três pedaços: o de defesa, o de meio campo e o de ataque. Dessa forma, a fração ofensiva é considerada o ‘último terço do campo’ ou ‘zona de risco’.
Dos atuais integrantes do G4 da tabela de classificação do Brasileirão, apenas o Flamengo também figura no G4 da estatística. Isso porque, no ranking, o Palmeiras é o quinto, o Botafogo é o nono e o Atlético-MG é o sétimo. Desses, somente o time mineiro não possui um ataque com mais gols que o Rubro-Negro: 54 contra 49.
MAIS DOIS JOGOS
Restam mais duas rodadas para o fim do Brasileirão. O Flamengo encara o Cuiabá às 16h (horário de Brasília) deste domingo (03) e o São Paulo, às 21h30 (de Brasília) da próxima quarta-feira (06). Desse modo, os embates no Maracanã e no Morumbi, respectivamente, têm transmissão AO VIVO do Coluna do Fla no YouTube.
Parabéns Coluna! Demoraram o ano inteiro para descobrir isso.
Vcs são muito bons. Parabéns! ???
No último jogo, 5 ou 6 jogadores do Flamengo finalizaram pro gol de fora da área com chances reais de gol, mas a maioria dos chutes terminaram acima das traves e um ou outro rente ao lado.
Conclusão: FALTA TREINO DE FINALIZAÇÕES de fora da área com bola em movimento simulando situações de jogo.