Botafogo terminou o Brasileirão em quinto lugar
O Botafogo foi líder do Brasileirão por sete meses, o que equivaleu a 31 rodadas. No fim do Campeonato Brasileiro, a equipe alvinegra ‘despencou’ na tabela e terminou na quinta posição. Sendo assim, o dono do clube carioca, Jhon Textor, entrou com pedido no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para que as ações dos árbitros durante o torneio nacional fossem investigadas. No entanto, a petição foi negada.
Segundo José Perdiz, presidente do STJD, “as razões apresentadas (pelo Botafogo) são subjetivas e sem consistência”. Sendo assim, o responsável indeferiu o pedido do clube alvinegro. Vale ressaltar que a petição tinha como base o relatório emitido pela empresa estrangeira contratada por John Textor para analisar as decisões dos árbitros no Brasileirão.
VEJA A DECISÃO DO STJD
“Trata-se de Pedido de Instauração de Inquérito ajuizado pela SAF-Botafogo levantando argumentos sobre condutas comissivas e omissivas da arbitragem em diversas partidas do Campeonato Brasileiro de Futebol- série A-2023.
Apresenta um relatório da empresa “Good Game New Deal for Sport” (folhas 07/192) para justificar o Pedido de abertura de Inquérito.
Não vejo mínimas possibilidades jurídicas para abertura de Inquérito, vez que as razões apresentadas são subjetivas e sem consistência, porque são interpretações unilaterais que não guardam pertinência com a realidade desportiva.
Diante do exposto, determino o arquivamento sumário do presente pedido nos termos do artigo 83 do CBJD, por ausência de elementos indispensáveis ao procedimento.
Indefiro o pedido postulado na inicial de fls. 02/04, sendo a presente decisão submetida aos Auditores do Pleno na data de hoje e, por maioria, vencido o Auditor Dr. Paulo Sérgio Feuz, referendada. Intimem- se à CBF, à Procuradoria e a SAF-Botafogo”.
PEDIDO DE CANCELAMENTO DO REBAIXAMENTO EM 2023
Importante ressaltar que, além do pedido de investigação da arbitragem, o Botafogo deu uma sugestão um inusitada para o STJD. Isso porque, o clube alvinegro queria que o rebaixamento de 2023 fosse cancelado. Sendo assim, o Brasileirão 2024 seria disputado por 24 times.
FIM DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Com o encerramento do Brasileirão 2023, na última quarta-feira (06), o Palmeiras se consagrou campeão brasileiro, com 70 pontos. O Flamengo, apesar de ter ficado apenas em quarto lugar, com 66 na pontuação, receberá premiação de R$ 40,6 milhões. Por fim, o Rubro-Negro também garantiu vaga direta na próxima edição da Libertadores.
Sendo assim, com todos os compromissos da temporada 2023 já cumpridos, o elenco rubro-negro, agora, tira férias. Depois, o plantel do Flamengo volta as atenções para o Campeonato Carioca. Vale ressaltar que o primeiro jogo do Mais Querido no torneio estadual acontece em 17 de janeiro, contra o Audax. No entanto, o Mengo também terá partidas pela pré-temporada, realizada nos Estados Unidos. O duelo internacional, dessa forma, será contra o Orlando City (EUA), previsto para o dia 27.
Impressionante como este time gosta de passar vergonha, já não bate ter dono? Precisa ser o time mais chorão do futebol?
Todo mundo sabe que o STJD é um “puxadinho” da CBF. Quando um mata, o outro esfola. Fica difícil emplacar qualquer ação contra a CBF, já que envolve necessariamente o STJD, por conta de uma determinação da FIFA de que são os tribunais esportivos que devem ser procurados pra decidir essas pendengas, e não a Justiça comum. O tribunal competente, sendo “parça” da CBF, nunca leva adiante essas ações, morrendo no nascedouro. Um blindando o outro.
Porém, o Botafogo tem razão em reclamar das arbitragens. O Flamengo tb tem muito a reclamar das arbitragens, não só dos jogos de 2023, mas de muitos anos anteriores, mesmo naqueles em que foi campeão. Só quem não tem nada a reclamar das arbitragens da CBF é o Palmeiras, por motivos mais que óbvios. A paulistada lá dentro é maioria.
Que fique o alerta. Muita coisa tem que mudar dentro da CBF, e graças a Deus já começaram detonando o próprio Ednaldo….mas não pode ficar só nele.