Tite vê esquema consolidado, pede paciência por De La Cruz e faz comparação com Corinthians de 2015

Compartilhe com os amigos

Tite relembrou trabalho feito no Corinthians, quando colocou o meia Jadson atuando mais aberto


No fim do ano passado, Tite apostou no esquema com dois pontas de origem na reta final do Brasileirão. Agora, em 2024, o Flamengo marcou pelo menos três gols nas vezes em que adotou a tática no Campeonato Carioca. Por outro lado, o treinador tem tentado adaptar o time com De La Cruz aberto pelo lado direito. Após a vitória sobre o Volta Redonda, o técnico pediu paciência para o processo de adaptação do uruguaio e relembrou próprio trabalho nos tempos de Corinthians, em 2015.

Em termos táticos, a equipe está ajustada com externos (pontas). Precisa de tempo para coordenar com articulador (De La Cruz). Ou vocês acham que em outras equipes eu tinha articulador, fiz assim (estalo) e começou a jogar na hora? Precisa de tempo para ajustar a flutuação. Uma (formação com pontas) já tem dominada, a outra (com articuladores) precisa de tempo para ser ajustada — disse Tite, em coletiva de imprensa no Maracanã, no sábado (10).

Vocês acham que fiz com o Jadson assim (estalo) para que fosse o melhor jogador do campeonato de 2015? Precisa de tempo. Só falando de uma história de jogadores de flutuação. Não estou comparando jogador, só a função. Vocês acham que o Bernardo Silva no (Manchester) City (ING) não demorou tempo para que ele pudesse produzir a mecânica? Uma a gente já tem dominada. A outra, a gente precisa potencializar. O Nico (De La Cruz) está mais perto do 10 do que do 5. O Arrascaeta é 10. O Nico está perto do Arrascaeta — acrescentou Tite.

RESULTADOS DO FLAMENGO NO CARIOCA COM TIME PRINCIPAL

Flamengo 4×0 Audax – com pontas (Everton Cebolinha e Luiz Araújo)
Sampaio Corrêa 0x2 Flamengo – só um ponta de origem (De La Cruz e Bruno Henrique)
Vasco 0x0 Flamengo – só um ponta de origem (De La Cruz e Everton Cebolinha)
Flamengo 1×0 Botafogo – só um ponta de origem (De La Cruz e Everton Cebolinha)
Flamengo 3×0 Volta Redonda – com pontas Bruno Henrique e Luiz Araújo, e De La Cruz no meio

NOVA FUNÇÃO PARA DE LA CRUZ

Pela primeira vez, Tite colocou De La Cruz mais centralizado. Contra o Volta Redonda, o treinador deixou Arrascaeta no banco, e o novo contratado teve mais liberdade para flutuar no campo, como um camisa 10. Além disso, Bruno Henrique e Luiz Araújo iniciaram o confronto nas duas pontas.

Antes, porém, De La Cruz só havia atuado junto com Arrascaeta, fazendo função mais aberta pelo lado direito. Como comparou Tite, no estilo Jadson no Corinthians de 2015 ou até mesmo de Bernardo Silva no Manchester City (ING). Outro exemplo que poderia ter sido citado pelo treinador é o de Everton Ribeiro nos tempos de Flamengo, um meia que atuava como ponta articulador.

COMO JOGARÁ NA QUINTA?

Com o esquema de pontas consolidado e a tática com De La Cruz precisando de ajustes, Tite terá poucos dias para definir o que fazer no próximo jogo. Afinal, o Flamengo entra em campo na quinta-feira (15), contra o Bangu, em Aracaju, pela oitava rodada do Campeonato Carioca. A bola rola a partir das 21h30 (horário de Brasília), com transmissão do Coluna do Fla, no YouTube.

Compartilhe com os amigos

Veja também

Participe da conversa

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Nossa, hein, conseguiram ganhar da fortíssima equipe do Volta Redonda e o esquema já está consolidado, veremos quando enfrentar o Fluminense, de quem o Flamengo sempre borra nas calças !!!

  • E realmente, Jadson jogou um bolão nessa época. Se DLC tiver espaço e com o tempo assimilar, mais entrosamento ninguém segura. Faltava só um lateral direito sólido, Wesley e Varela são dois pé-mole