Com ajuda de comissão técnica, Flamengo faz cartilha de ‘sobrevivência’ para jogos da Libertadores na altitude

Compartilhe com os amigos

Flamengo terá pela frente dois jogos na altitude: contra Millonarios (COL) e Bolívar (BOL)


Tricampeão da América, o Flamengo se prepara para mais uma disputa pela Glória Eterna. Logo na fase de grupos da Libertadores, o Mengão terá dois jogos na altitude, contra Millonarios (COL) e Bolívar (BOL). Pensando nos efeitos de atuar acima do nível do mar, a comissão técnica de Tite já se movimenta para driblar o que pode vir a ser um problema.

Contra o Bolívar, em La Paz, o Flamengo terá pela frente 3.600 metros de altitude. Já Bogotá, casa do Millonarios, 2.600 metros acima do nível do mar. No entanto, para Fábio Mahseredjian, chefe da preparação física do Mengão, a reação é muito individual: “Tem atletas que sofrem mais, outros sofrem menos. Esses sintomas em decorrência de você estar exposto à altitude de pessoa a pessoa”, disse, em entrevista ao GE.

CARTILHA DE ‘SOBREVIVÊNCIA’

Apesar do claro desafio que o Flamengo enfrentará na Libertadores, a comissão técnica de Tite já se prepara para que os jogadores possam sentir o mínimo possível os efeitos da altitude. Dessa forma, em Bogotá, para enfrentar o Millonarios, Fábio Mahseredjian acredita que chegar um dia antes seja suficiente.

“Ah, dá para chegar (um dia antes). Normalmente costuma-se ir para treinar um dia antes lá. Então treinando um dia antes lá já é o suficiente. Eu já fui a Bogotá 850 mil vezes. Se você não fala para o jogador, ele nem sabe que tem atitude lá”, afirmou.

Por outro lado, se adaptar e minimizar os problemas causados pela altitude de 3.600 metros de La Paz pedem medidas especiais. Sendo assim, a delegação rubro-negra planeja montar logística para viajar horas antes do jogo para diminuir a manifestação das reações.

— Os sintomas agudos dessa exposição começam a aparecer seis horas após essa exposição. É por isso que, provavelmente, nõs vamos na hora do jogo. Estamos conversando para ver que conclusão podemos chegar e viabilizar essa logística -, afirmou, em entrevista à FlaTV.

FLAMENGO NA ALTITUDE

Na primeira rodada do grupo E da Libertadores, o Flamengo visita o Millonarios, no dia 2 de abril, às 19h (horário de Brasília). A bola rola no El Campín, em Bogotá, na Colômbia. Em La Paz, na Bolívia, o Mengão enfrenta o Bolívar, pela terceira jornada da competição continental. Sendo assim, o embate acontece em 24 do mesmo mês, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Hernando Siles.

Compartilhe com os amigos

Veja também

Participe da conversa

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *