Flamengo aprovou novo contrato com a Globo nessa segunda-feira (08), em reunião na Gávea
A principal notícia desta semana esteve ligada à aprovação da venda dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro à Globo no período entre 2025 e 2029 para os clubes que fazem parte da LIBRA. Um dos integrantes do grupo, o Flamengo realizou reunião na Gávea sobre o assunto, nessa segunda-feira (08). Em votação, foi dado o aval para que a equipe carioca receba R$ 210 milhões da emissora a partir do ano que vem. No entanto, a economia brasileira pode prejudicar o negócio.
De acordo com apuração da reportagem do Coluna do Fla, uma cláusula do contrato permite que a Globo encerre o vínculo sem pagar nada aos clubes. Para que essa ‘brecha’ aconteça, a inflação do ano precisa superar os 15%. No entanto, caso ocorra, as partes ainda poderão entrar em acordo sobre a questão.
MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO?
Antes de mais nada, vale explicar que a inflação é o nome dado ao aumento dos preços de produtos e serviços. E o acordo entre a Globo e os clubes da LIBRA levará em consideração o IPCA, que é a sigla para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, valor calculado todos os meses pelo IBGE.
Em suma, caso a inflação supere a casa dos 15% ao ano, Globo e Libra podem abrir mão do acordo com os clubes a partir de 2027 sem pagamento de multa para as partes. Vale destacar que, em 2021, o IPCA chegou aos 10,06%, o maior percentual registrado desde 2015. Porém, em 2023, o IPCA ficou em 4,62%.
ACORDO FECHADO
O Conselho Deliberativo do Flamengo votou nessa segunda (08) a aprovação dos termos da Globo com o clube, fechando acordo entre 2025 e 2029. A emissora realizou um pagamento adiantado de R$ 60 milhões para cada uma das equipes que pertencem a liga no ato de assinatura, em março. No momento, Flamengo, Atlético-MG, Bahia, Grêmio, Palmeiras, Bragantino, São Paulo e Vitória fazem parte da LIBRA.
Em suma, o acordo é dividido da seguinte forma: 40% do valor igual para todos, 30% de acordo com a classificação no campeonato e 30% em critérios de audiência. Além disso, ainda existe a parte de pay-per-view, que a Globo colocou um critério extra. Desse forma, a emissora repassará 60% através dos seguintes quesitos: 45% igual a todos, 25% por desempenho no Brasileirão e 30% calculados pelo cadastro de torcedores na plataforma.
É pq em 2021 a gente vivia uma coisa boba, que acontece toda hora, chamado pandemia… nada perto do desastre que será 4 anos de PT…
Aumento de preços não é inflação, é sim a consequência dela. Inflação é o aumento da base monetária, ou seja, o governo imprimindo dinheiro pra pagar as contas.