A Libertadores é a maior competição das Américas e o maior desejo de todos os times sul-americanos. No Brasil temos 2 caminhos que podem levar um time a disputar a competição, sendo campeão da Copa do Brasil, ou estando entre os 4 primeiros no campeonato Brasileiro, sendo que o 4º precisa passar pela repescagem. Ainda existe uma possibilidade de se entrar na Liberta pela Copa Sul Americana, porém disputada entre clubes de outros países; não vamos considerar aqui variáveis como, um campeão da copa do Brasil também estar no G4 e por ai.
A última vez que o Flamengo disputou a Liberta foi em 2014, através da Copa do Brasil de 2013, caminho que para alguns seja o meio mais curto. E por isso levanto o questionamento: Qual o melhor caminho para se chegar à Libertadores? Vamos cobrir aqui os meios nacionais, Copa do Brasil e Brasileiro, duas competições de formatos completamente diferentes e com possibilidades diferentes também.
A Copa do Brasil:
Podemos considerar o campeonato com o formato mais parecido com a Libertadores, jogos de ida e volta, competição em mata-mata. Abrange clubes de diversas regiões exigindo viagens longas e preparação diferenciada, os times normalmente disputam com uma pegada mais na raça, devido ao fato de que um único mal resultado pode comprometer a garantia da vaga, e o quesito gol fora de casa, que pode ser um fator muito importante. Abrange possibilidades de zebras aparecerem também como é bastante comum. Porém um dos pontos negativos é o tamanho do campeonato, se trata de uma competição que se inicia normalmente em fevereiro e março e termina normalmente entre novembro e dezembro, o que é muito ruim para os times que sempre praticamente mudam o time durante esse período, contratações, outros campeonatos acabam desgastando os times durante a competição, se falar na forte tendência dos times em valorizarem as competições que já estejam em fase decisivas, e meio dão prioridade somente a uma enquanto largam a outra de mão. Jogos com datas distantes também são um fator negativo, pois um time que esteja num ritmo forte de jogo pode acabar perdendo esse quesito ou até mesmo modificando seus jogadores ou sua forma de jogar.
O Campeonato Brasileiro:
Campeonato de pontos corridos, onde todos disputam contra todos e o vencedor é quem somar o maior número de pontos, sem o quesito gol fora de casa e sem fases mata-mata. Ele tende a ser mais competitivo devido ao fator “pontos”, onde até a última rodada existe possibilidade de um time A, B, ou C ser campeão. Os times tendem a ter um crescimento de ritmo forte devido a sequência de jogos semanais. Outro fator importante é o G4, o que faz com que os times busquem um maior desempenho nos jogos para somar pontos importantes para a competição.
Agora faço novamente a pergunta, considerando todos esses pontos, qual o melhor caminho para se chegar à Libertadores?
Não concordo com essa ideia de “caminho mais fácil”, na minha opinião, time que quer ser campeão não busca caminhos fáceis, para ele mostrar que é o melhor tem que enfrentar os maiores desafios, sem vantagens. Apesar do formato da Copa do Brasil ser mais parecido com a Libertadores, em minha opinião, o melhor caminho o Flamengo chegar à Libertadores de 2017 é o campeonato Brasileiro, considero o ponto de que times no G4 estejam em um ritmo maior, mais engajado, mais entrosado e já preparados tecnicamente. Importante considerar aqui também que o formato da temporada Brasileira é horrível para a Libertadores pois os times voltam de férias e estão em começo de temporada e sempre existe uma grande mudança nos times. O único time Brasileiro a ser campeão da C. do Brasil e também da Libertadores nos últimos 6 anos foi o Santos campeão da C. do Brasil em 2010 e da Liberta em 2011. Não existe um fator determinante que põem algum time em vantagem, o que levanto aqui são apenas quesitos técnicos. O Flamengo por exemplo, fomos campeões em 2013 da C. do Brasil, e eliminados da primeira fase da Libertadores no ano seguinte, lembrando que não fomos bem no Brasileiro daquele ano.
O time do Flamengo este ano está em formação, “ainda”, o time precisa de maior entrosamento, e precisa estar mais preparado, jogando com uma identidade e principalmente com intensidade, fator de suma importância para a Libertadores, ou seja, não dá para fazer testes durante a Liberta, é precisa estar com o time fechado, esquematizado e preparado, e o Brasileirão é a competição mais propícia a fazer isso com os times, e é isso que o Flamengo precisa agora, ritmo, estabilidade, entrosamento, e em minha humilde opinião de merda o campeonato que fará com que o time jogue dessa forma é o Brasileirão.
E para você? Qual você considera o melhor caminho para o Flamengo chegar forte para a Libertadores de 2017. Não se esqueça de deixar sua opinião no Fórum.
Siga-me os bons! @ma_theusantos
Matheus Gonzaga: matheus.gonzaga@colunadofla.com
Pelo brasileiro é melhor. O time vai mais encorpado.
Não há dúvidas que um time que consegue a vaga pelo Campeonato Brasileiro está melhor preparado. O Flamengo quando ganhou a Copa do Brasil em 2013 foi eliminado na fase de grupos na Libertadores do ano seguinte. Outro exemplo é o Palmeiras. Atual campeão do torneio, também foi eliminado na fase de grupos da competição sul-americana. Além disso, em 2012, foi campeão da Copa do Brasil no mesmo ano em que foi rebaixado.
Bem lembrado
O melhor caminho pra libertadores é ter um treinador atualizado, que consiga enxergar o futebol atual, ter um bom elenco e ganhar campeonatos, coisa que não temos e ainda não podemos acreditar que vamos pra libertadores. Primeiro temos que jogar bem tático e tecnicamente pra deixar de sofrer com times amadores como confiança e volta redonda, e times fracos como vascú e atlético PR, pra depois jogar bem um brasileiro ou copa do Brasil e chegar a libertadores. Com esse treinador e esse elenco vai ser muito difícil.
Ferreira Duarte , meu filho, tentar ficar um dia só sem reclamar. Faz esse esforço por nós…
Expõe sua opinião ao menos um dia sem se importar com a dos outros meu filho, esse espaço é.para.os torcedores falarem do flamengo, ou bem, ou mal más é flamengo é não confrontar. Se quizer discutir idéias tudo bem mas tentar dizer.o que devemos falar aí não é um pouco demais.
kkkk…se acha esperto, né ?
kkkk…
Me acho no direito de criticar o que quero, o que penso estar errado, sou sócio torcedor há dois anos. Vc tbém tem o direito do expor suas idéias quanto ao flamengo, as respeito, posso pensar diferenteas não vou pedir VC pra não criticar, ou te ofender porque não te conheço, além do mais sei respeitar opiniões diferentes e seis viver com as diferenças.
Pelo campeonato brasileiro é o melhor caminho e explico.
O time que chega entre os 4 de uma competição dificílima como o Brasileirão está preparado para pegar os melhores das Américas. A Copa do Brasil é uma ilusão, pois pegamos times mais modestos ou envolvidos em outras competições.
Basta um exemplo: Nos últimos anos, indo pela Copa do Brasil, o Flamengo tem apresentado verdadeiros fiascos, sendo eliminado na fase de grupos. A exceção? 2010, que caímos nas quartas, justamente quando fomos por ser campeão brasileiro.