O Mineirão, local da final da Copa do Brasil na noite desta quarta-feira (27), traz recordações boas e ruins para o torcedor flamenguista. Apesar de ser palco dos principais times mineiros, o Flamengo está acostumado a jogar no principal estádio de Minas Gerais.
O primeiro de uma série de jogos memoráveis aconteceu em 1980. Na ocasião, decidia o título brasileiro com o Atlético-MG. Em Minas, derrota por 1 a 0. Na volta, em jogo emocionante, venceu por 3 a 2, no Maracanã, com direito a gol de Nunes nos últimos minutos, e levantou o caneco. Sete anos depois, bateu de novo o Galo, por 3 a 2, pelas semifinais da Copa União em Mineirão lotado.
Contra o Cruzeiro, as lembranças não são tão boas. Em 1996, o Mais Querido foi eliminado pela equipe celeste na semifinal, com direito a dois empates. Já em 2003, foi vice-campeão da Copa do Brasil, ao ser derrotado, no mesmo palco da final deste ano por 3 a 1.
Os mata-matas mais recentes foram em 2006 e 2014. No primeiro caso, bateu o Ipatinga, pelas semifinais da Copa do Brasil por 4 a 1, no Mineirão. Oito anos depois, o Atlético-MG vingou os conterrâneos ao vencer pelo mesmo placar, na mesma fase da competição.
Veja mais:
- Antes da final, Ederson escreve carta emocionante sobre a carreira
- Torcida do Flamengo entrará por um único acesso do Mineirão
- Entenda a importância de Diego e Guerrero na final da Copa do Brasil
- 2.500 policiais participarão da segurança na final. Rubro-Negros escoltados desde Juiz de Fora-MG
Depois da reabertura do estádio, após reformas para a Copa do Mundo de 2014, o rubro-negro é uma das equipes que mais atuaram no local, ao lado do Grêmio: nove. E a invencibilidade dura cinco confrontos. Foram quatro derrotas (nos primeiros jogos), dois empates e três vitórias.
Se depender do retrospecto, o torcedor flamenguista pode ficar feliz. Um empate leva a decisão para os pênaltis. Quem vencer, avança.
Mengão 2×1 com o Guerrero marcando o desempate no segundo tempo.