FOTO: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO
Por: Letícia Marques e Higor Neves
Única contratação do Flamengo no início de 2021, o zagueiro Bruno Viana vive uma crescente no clube. Os primeiros meses foram marcados por uma verdadeira montanha-russa de emoções, com títulos, mas também sofrendo com oscilações em campo. Em entrevista ao Coluna do Fla, Bruno Viana detalhou o período de adaptação ao Rubro-Negro, após quatro anos na Europa.
– Foi um momento importante para mim, pois era a oportunidade de atuar no Flamengo e disputar competições de alto nível é sonho para muitos jogadores. É claro que teve um processo de adaptação, pois foram quatro anos jogando em um país com estilo diferente, mas acredito que agora estou cada vez mais acostumado com o futebol brasileiro. A primeira impressão foi ótima, principalmente pela estrutura que o Flamengo oferece – antes de continuar:
– O processo de adaptação foi difícil, mas procurei trabalhar muito e me esforçar para ajudar o Flamengo sempre que necessário. O maior desafio é mudar a “chave” do que o futebol português pede para o que é mais importante no Brasil, mas tive o apoio da minha família, do meu staff, do clube, da comissão técnica e dos meus companheiros de equipe para evoluir. O apoio do grupo do Flamengo foi muito importante para conseguir melhorar durante a temporada. É um elenco muito qualificado e muito unido, o que ajuda quem chega a se encaixar melhor na filosofia de jogo – finalizou.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
Há pouco mais de seis meses no clube, Bruno Viana participou de um dos momentos mais conturbados da história recente do Flamengo: o fim da Era Rogério Ceni e o primeiro capítulo de Renato Gaúcho à frente do Mais Querido. Neste período de 52 dias com Portaluppi, o zagueiro viveu uma mudança importante, visto que foi um dos atletas que recebeu uma ‘atenção’ especial do treinador, visando a recuperação.
– O Renato chegou ao Flamengo passando muita confiança para todos nós. Ele e a comissão conversaram com o grupo, ouviram o que tínhamos a dizer e trocamos bastante experiências. Acredito que o trabalho está sendo construído a cada dia com muito treino e dedicação de todos. E me sinto cada vez melhor e pronto para ajudar o time da melhor maneira.
Com apoio de Renato, Bruno Viana engatou em uma sequência de jogos. Isso porque, das 14 partidas com o treinador, o zagueiro participou de nove, sendo sete como titular. Não à toa, a boa fase resultou no primeiro gol com a camisa do Flamengo e, inclusive, em um momento que o clube precisava do resultado. O camisa 30 foi quem abriu o placar na goleada por 4 a 0 em cima do Grêmio, na Copa do Brasil.
– Foi muito emocionante, principalmente porque eu sei o quanto trabalhei para conquistar esse gol. Espero em breve poder marcar mais vezes e, quando for seguro, fazer isso com o Maracanã lotado para ver a Nação feliz de perto.
O empréstimo de um ano está nos meses finais, visto que se encerra em dezembro de 2021. Até lá, Bruno Viana revelou o principal sonho com o Manto Sagrado: “Conquistar títulos é o principal objetivo de quem vem jogar no Flamengo. Aqui estamos sempre pensando em grandes coisas, então a cabeça sempre está focada em levantar todas as taças possíveis. Meu sonho é marcar meu nome na história do clube”, disse o zagueiro.
Encerrando o bate-papo com o Coluna do Fla, o zagueiro aproveitou para enviar um recado à torcida do Flamengo: “A Nação pode esperar muita dedicação, trabalho e esforço. Quero dar o meu melhor e continuar ajudando o Flamengo a conquistar tudo nessa temporada. Vou dar tudo de mim por esse time e essa torcida”.
BRUNO VIANA NO FLAMENGO:
24 jogos – 1.615 minutos
17 vitórias
5 empates
2 derrotas
1 gol marcado
3 cartões amarelos
2 títulos (Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca)