Zagueiro chegou ao Rubro-Negro com expectativa de agregar qualidade defensiva e liderança
A zaga do Flamengo recebeu muitas críticas de 2020 para cá, pois as peças não encaixaram conforme o planejado. Léo Pereira e Gustavo Henrique, principalmente, demonstraram inseguranças e falharam individualmente. Além disso, Rodrigo Caio pouco tem entrado em campo, devido às seguidas lesões. Por isso, o Fla foi atrás de Pablo, que pode agregar de múltiplas maneiras.
Ao todo, o zagueiro recém-contratado tem cerca de seis temporadas de Europa, atuando em alto nível, seja no Bordeaux (FRA) ou no Lokomotiv (RUS). Por isso, Pablo deve agregar bastante no Brasil, tendo em vista as diferenças do futebol daqui para o do Velho Continente, como o próprio defensor apontou.
— A diferença maior é a intensidade. O futebol brasileiro é mais cadenciado, mas como uma diferença no individualismo. Vai ajudar muito essa volta, tenho conhecimento do trabalho do Paulo e junto de toda a equipe venho pra somar, para que seja o mais natural possível -, disse o zagueiro, na entrevista de apresentação, quinta-feira (17).
— Tem que trabalhar muito, continuar o mesmo trabalho. Sou um jogador muito determinado, focado, sou muito detalhista. Tenho uma preparação pra jogo e treino, não falo isso pra me vangloriar, é o que eu faço. Eles vão ver aqui, sou um cara forte e consigo jogar com as duas pernas. A intensidade do futebol europeu é muito forte, especialmente na saída de bola. Os atacante são mais intensos. A adaptação só vai ser positiva se eu mantiver a minha intensidade -, ponderou.
Em meio aos anos de Europa, o zagueiro chegou a voltar ao Brasil, em 2017, quando atuou pelo Corinthians, sendo um dos principais jogadores do time, vencendo o Paulistão e o Brasileirão daquele ano. Agora, em 2022, o defensor, apesar de brincar quanto às diferença daquela temporada para a atual, espera agregar com a experiência adquirida na Europa.
— A barba e o cabelo estão diferentes né? (risos). Se passaram 4 anos ou 5, não sei. Acho que a experiência, tive mais uma cancha de jogar na Europa. É uma resposta simples, são 4 anos de alto nível na Europa e agora posso contribuir essa experiência aqui no Flamengo -, concluiu o defensor.
Pablo, contudo, terá que aguardar um tempo para poder somar ao time de Paulo Sousa. Isso porque, no treinamento de quinta-feira (17), o zagueiro sofreu um choque e, com isso, acabou machucando seriamente o joelho. O prazo de recuperação é de até seis semanas, ou seja, ele ficará à disposição do treinador português somente no final de abril, perdendo, assim, o início do Campeonato Brasileiro e alguns jogos da fase de grupos da Libertadores da América.