Zagueiro foi titular na estreia do time na Libertadores, demonstrando personalidade e solidez defensiva
Gustavo Henrique foi contratado em 2020 pelo Flamengo, com o status de um dos melhores zagueiros do futebol brasileiro, quando atuava pelo Santos, até 2019. Entretanto, o defensor oscilou bastante no Fla, mas, aos poucos, tem recuperado a confiança, como foi possível ver na vitória rubro-negra por 2 a 0 em cima do Sporting Cristal (PER).
O defensor esteve em campo durante os 90 minutos e foi um dos pilares da zaga, que não foi vazada na primeira partida do Flamengo na fase de grupos da Libertadores, nessa terça-feira (05). Gustavo Henrique não errou nem um dos 39 passes no confronto com o clube peruano.
Além disso, como é possível ver no mapa de calor abaixo, o zagueiro se movimentou por todo sistema defensivo e, não à toa, foi o jogador com maior número de rebatidas de bolas: oito no total. Ele ainda realizou um desarme e acertou dois lançamentos para os atacantes, função vista como essencial no esquema tático de Paulo Sousa.
Com o Sporting Cristal pressionando, sobretudo durante o segundo tempo, o jogador conseguiu sair da partida com apenas duas faltas cometidas. Isso porque, o atleta foi um dos principais zagueiros do jogo, demonstrando segurança em todas as ações e achando os momentos mais pertinentes para roubar as bolas dos adversários.
O zagueiro, vale citar, está aproveitando a brecha dada por Fabrício Bruno, que sofreu um baque no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, diante do Fluminense. Desde então, o jogador não entra em campo, e Gustavo Henrique vem sendo utilizado. Contra o Atlético-GO, às 19h (horário de Brasília) de sábado (09), pela primeira rodada do Brasileirão, o atleta deve ser titular novamente. O embate será disputado no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia.