Atitude de torcedores pode fazer Flamengo perder mandos de campo
Por: Leo José e Nathalia Coelho
O Flamengo perdeu para o Santos na última quarta-feira (01), por 2 a 1, em jogo válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Cenas lamentáveis nas arquibancadas marcaram a partida depois que alguns torcedores arremessaram garrafas no gramado do Mané Garrincha. Agora, o Fla pode ser punido com multa e até perda de mandos de campo devido à atitude da torcida.
Isso porque, o Art. 213 do Código Desportivo Brasileiro (inciso III e § 1º) prevê perda do mando de campo de uma a dez partidas quando objetos são arremessados no campo de jogo. Além disso, claro, o artigo também antevê multa entre R$ 100 a R$ 100 mil.
VEJA TRECHO DO ART. 213
“Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial”.
TORCIDA ARREMESSA GARRAFAS
Em trecho da súmula, Rafael Klein cita dois episódios envolvendo o arremesso de garradas por parte da torcida do Flamengo. Uma delas, inclusive, pegou no rosto de Bruno Henrique. Contudo, na súmula, o árbitro sinalizou que o objeto atingiu o zagueiro Rodrigo Caio.
O JOGO
O Santos superou o Flamengo, de virada, por 2 a 1. A princípio, o Mais Querido vencia a partida com gol de Pedro. Contudo, o Rubro-Negro cedeu ao empate e, posteriormente, à reação do time paulista. Com isso, o Fla acabou sofrendo o revés.
E AGORA?
Agora, o Flamengo se prepara para o próximo compromisso da temporada com transmissão ao vivo do Coluna do Fla. O Mais Querido volta a campo no domingo (05), quando enfrenta o Fortaleza, a partir das 16h (horário de Brasília), na Arena Castelão, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
SITUAÇÃO DO FLAMENGO NO BRASILEIRÃO
O Flamengo permaneceu com 50 pontos na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro após a derrota para o Santos por 2 a 1. Dessa forma, o Mais Querido caiu da quinta para a sexta colocação do torneio nacional. Com isso, a equipe comandada pelo técnico Tite tem a vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América ameaçada.