Novas janelas se aproximam do período de transferências na Europa
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) alterou as datas das janelas de transferências no país para 2024. A mudança agradou aos clubes, afinal, era um pedido antigo dos dirigentes. Agora, o período para contratações passa a ser correspondente com o calendário da Europa. O Flamengo, que costuma ser mais ‘incisivo’ na busca de reforços no meio do ano, agora terá mais tempo para reforçar o elenco.
VEJA NOVAS DATAS:
1º período: 11 de janeiro de 2024 a 7 de março de 2024
2º período: 10 de julho de 2024 a 2 de setembro de 2024
Até 2023, os clubes podiam registrar novos atletas de 11 de janeiro a 04 de março e de 03 de julho a 02 de agosto. Na primeira janela, a mudança foi sensível, com ampliação de apenas três dias. Por outro lado, no meio do ano, os clubes terão um mês a mais para contratar atletas.
No modelo utilizado até 2023, a segunda janela da temporada se encerrava antes do calendário europeu. Ou seja, os clubes brasileiros ficavam no risco de perder atletas sem conseguir reposição. No entanto, o problema foi solucionado com a mudança, já que o prazo nas principais ligas do Velho Continente termina nos últimos dias de agosto ou nos primeiros de setembro.
FLAMENGO COSTUMA SER MAIS ‘AGRESSIVO’ NAS JANELAS DO MEIO DO ANO
Nos últimos anos, o Flamengo tem conseguido se reforçar com mais ‘estrelas’ no meio do ano. Nas metades de 2016 e 2017, o Fla contratou Diego Ribas, no primeiro, e Diego Alves e Everton Ribeiro, no segundo. Já em 2019, ficou marcado quando o clube trouxe Pablo Marí, Rafinha, Filipe Luís e Gerson para os últimos seis meses da temporada, O quarteto, afinal, foi decisivo para os títulos da Libertadores e do Brasileirão.
Em 2023, o principal reforço da janela do meio do ano foi Luiz Araújo. O ponta tem recebido oportunidades com o técnico Tite e deve ser titular no sábado (11), quando o Flamengo enfrenta o Fluminense, a partir das 18h30 (horário de Brasília). Se tem Mengão em campo, ou seja, há transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube, diretamente do Maracanã.