Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeosFlamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Foi dada a largada sobre o tema ‘política no Flamengo’

Milton Medeiros
Milton Medeiros
Publicação: 15/04/2015
2 Comentários
Atualização: 15/04/2015
Compartilhar

Fonte: Blog Falando de Flamengo

Para quem achava que ‘Dilma x Aécio’ era algo problemático, aposto que nunca participou de uma eleição do Flamengo, até porque posso afirmar que pelo menos até 2009 o torcedor limitava-se às arquibancadas. No máximo, uns pitacos aqui ou acolá.

Ao longo de pelos menos 20 anos de história rubro-negr, a uma coisa é fato: os cartolas possuíam divergências de interesses, mas tinham em comum a preocupação em manter os demais setores do Clube de Regatas do Flamengo excluídos das decisões dos mandatários. E para hoje compreender o funcionamento do comando desta instituição, precisamos perceber que o grupo dominante no Mais Querido sempre foi a Aristocracia.

Obviamente, o poder se encontrava nas mãos daqueles que convenciam uma minoria, já que JAMAIS na história deste clube se houve um movimento para angariar novos sócios votantes, até porque sempre foi mais fácil convencer tais minorias. A realidade histórica foi o fato determinante. Pense comigo: a maior torcida do Brasil é formada por não sócios (muitos sequer devem ter na vida passado pela porta da Gávea) e tinham por maior preocupação a paixão arraigada, que era atendida com ingressos baratos, gols, ídolos e títulos.

A partir do momento em que o torcedor, seja lá porque que motivo, politizava-se, imediatamente as práticas de relações de trabalho passaram a ser o trunfo. Os dominantes transformaram estes novos torcedores em eleitores integrantes de seus “feudos”. Ouso dizer que vivemos a era do voto de cabresto, com estruturas socioeconômicas onde todo mundo saia ganhando. Uns mais, e outros que apenas se contentavam com a vitória de seu candidato.

Era a politica da troca de favores. Ah, mas isso estamos falando de coisa antiga, assim espero. Não consigo conceber em pleno 2015 vivenciar tais feudos. A prática de distribuição de benesses na era da frase da moda que diz: Nada do Flamengo. Tudo pelo Flamengo.

Cabe encaixar nessa crônica, quando minha cantora preferida me manda mensagem dizendo: ‘querida, gostaria de enviar ingressos de um show que farei e sua presença me faria feliz’, e imediatamente ela tem minha resposta: ‘lá estarei, PAGANDO o valor do ingresso, que é o preço da sua atividade, e como fã, faço questão de valorizar cada suor oriundo de seu trabalho’.

Não deixem o senso critico morrer. Não calem aqueles que apontam erros, pois a única forma de fazer com que isto não ocorra é manter os temas vivos. Trata-se de reforçar que o que se expõe são opiniões para debate, e não, verdades absolutas. Devemos reconhecer que o trabalho feito tem mil qualidades, mas ainda há que se melhorar, e muito!

Por este motivo que aponto que ainda se faz necessária a mudança. Entender onde errou, ao invés de apontar erros passados. Olhar para dentro e ver onde ainda falta uma reflexão. Você, leitor; sua função é bem mais nobre: representa o torcedor (votante ou não, Socio-Torcedor ou não) perante a quem ocupar a cadeira no poder, e deve impedir que as ações que advenha deste ou daquele que ocupar tal cadeira seja autoritária. O Flamengo não aconteceu outro dia. O Flamengo é patrimônio, é história, é parte de cada um que carrega dentro da alma o orgulho de ter nascido predestinado a fazer parte de tudo isso.

Reflita. Apenas reflita. Não permita que a descrença nesta instituição volte a existir. Eu, humildemente, não vou permitir. Não tenho qualquer intenção de esgotar temas, mas propor caminhos, estimular debates, fazer com que sugestões sejam de fato ouvidas e postas em prática, para uma transformação definitiva como a Nação Rubro-Negra espera e merece.

#MordaçaNão #OuçamSeustorcedores #TorcedorOMaiorStaffNãoRemunerado #CabeçasPensantes

Marcella Mello

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
2 Comentários
  • martins bsb disse:
    15/04/2015 às 21:09

    Eu so queria ter direito a voto

    Juntava uma grana, pegava um busao de Brasília ao rio so pra votar

    Reply
  • martins bsb disse:
    16/04/2015 às 00:09

    Eu so queria ter direito a voto

    Juntava uma grana, pegava um busao de Brasília ao rio so pra votar

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Jogador da Espanha detona De La Cruz após jogo do Uruguai na Copa do Mundo: “Desnecessário”

3

FIFA define árbitro italiano e uniformes para jogo do Brasil x Japão, pela Copa do Mundo

3 3
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo

10 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Zenit mira contratação de Léo Ortiz e aguarda possível saída de Nino para avançar por zagueiro do Flamengo

8 53

Chelsea tenta contratação de ex-Flamengo, mas recebe ‘porta fechada’ da Roma

4 8
Brasileirão

CBF antecipa janela de transferências, e Flamengo poderá inscrever contratações antes da 19ª rodada do Brasileirão

24 4

Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo x Corinthians hoje

8 4
Libertadores

Adversário do Flamengo na Libertadores, Cruzeiro anuncia contratação de companheiro de Messi na Seleção Argentina

12 33

Técnico campeão pelo Flamengo é demitido de time que disputou a Libertadores 2026

3 2
Comentários Recentes
  1. sampietro em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Todos , em todos os setores, preferem a Europa ao Brasil. a gente vê aí na midia.

  2. sampietro em Flamengo volta a atacar Gerson em ação judicial: “Descumpridor de contratos”

    Quem tem olho grande não entra na China e nem na gávea.

  3. Eliezer Rocha Dos Santos em Flamengo divulga lista de relacionados para a intertemporada em Portugal

    Luís Araujo não vai??

  4. José Carlos em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Podem ir pro Porto. Assim o Flamengo olha mais pra base e dar mais chances ao Daniel Sales, a base…

  5. Daniel Lobo em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Alexsandro podia fechar logo com o porto.

Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo