Em 2013 o torcedor do Flamengo passou a conviver com um período de seca assumida. Reorganizar o clube, elevar as receitas e pagar as dívidas era a proposta do grupo que derrotou a situação, encabeçada por Patrícia Amorim, no final de 2012. Grupo que colocou Eduardo Bandeira de Mello como candidato à presidência poucos dias antes do pleito. E venceu porque os eleitores não votavam numa pessoa, mas numa proposta.
De lá pra cá a política, o poder, a vaidade, várias características humanas dividiram aquela equipe. Mas a mentalidade continuou e os rubro-negros hoje se orgulham de deverem menos do que faturam em um ano. Bandeira teve papel importante na aprovação do Profut, programa do governo federal que renegociou e parcelou dívidas dos clubes, e esteve acompanhado de pessoas competentes em diferentes áreas na reconstrução.
Alguns anos depois, os rubro-negros não se esqueceram das velhas promessas de que em 2016 ou mais adiante o Flamengo seria forte. Hoje há condições para isso. Corretamente parte do dinheiro arrecadado nos últimos anos foi investido num equipado Centro de Treinamentos, o Ninho do Urubu. E existem condições financeiras para a formação de um elenco de melhor nível, esse que treina lá mesmo, no CT.
Mas em campo as decepções lembram períodos do clube fraco, quebrado. Nesta entrevista à Fox Sports, já em 2017, o presidente admitiu até o sonho de fazer do Flamengo “o melhor time do mundo” — clique aqui e veja. Mais adiante, disse (abaixo) que o Flamengo tem a obrigação de jogar para ganhar tudo o que disputa.
A declaração dada após a conquista do Estadual, no começo de maio, apenas legitima a reação dos torcedores inconformados com a precoce eliminação da Copa Libertadores, somada à má fase na qual a equipe mergulhou após perder para o San Lorenzo. O que esperava o presidente, que a torcida só lhe desse “carinho”, como ele disse que recebeu em Florianópolis neste domingo de empate (1 a 1) com o Avaí? Carinho aparentemente retribuído, como as fotos abaixo mostram.
O presidente se acostumou a elogios, merecidos, a ele e aos que colaboraram na reestruturação do clube mais popular do Brasil. E agora não reage bem diante de criticas. As manifestações dos últimos dias são legítimas, embora alguns protagonizem ações condenáveis que remetem a ameças e violência. Não importa onde alguém manda fazer faixas de protestos, elas são de torcedores que desejam o melhor para o Flamengo.
Contudo, Bandeira de Mello insiste em apontar para terceiros quando fica clara sua incapacidade na hora de dar o passo para a formação de um forte time. Sua postura correta em várias ocasiões, o fato de ser um homem honesto, além de rubro-negro de nascimento, não bastam para que o time avance, evolua. O presidente não sabe o que fazer e, criticado, ataca. E o faz por ter se isolado e perceber que não encontra saída.
Dispensar Zé Ricardo não asseguraria o progresso instantâneo da equipe, principalmente pela inexsitência de ótimos nomes disponíveis no mercado brasileiro de treinadores de futebol. Dorival Júnior, recém-demitido do Santos, em tese é a melhor opção, mas tem uma ação na justiça do trabalho contra o Flamengo, ou seja, existe um primeiro obstáculo se pensarem em contratá-lo. Hoje, concordo com Bandeira quando mantém o técnico.
Mas é preciso capacidade para identificar o que não vai bem e atacar o que faz o time regredir. Como esperar isso de alguém que não admite erros? Um dirigente que sob pressão se refere, sem citar nomes, a “falsos rubro-negros”, jornalistas etc. O irrita o fato de a imprensa revelar o que acontece dentro do clube. Isso o faz apelar para frases como acreditem nos “verdadeiros dirigentes”. Repórteres não são cartolas, e a priori não desejam ser. Mas quando bons, incomodam porque conseguem apurar os bastidores.
E quem torce ama o clube, quer o melhor para ele, mesmo que para isso precise protestar, exceto os torcedores de dirigentes, esse personagem recente e atuante pelas redes sociais, seja fake ou de carne e osso. Pena que o presidente do Flamengo tenha imensa dificuldade em reconhecer seus equívocos, suas limitações. E atire em adversários imaginários, que na realidade são pessoas ansiosas por vê-lo cumprir sua promessa: fazer o futebol do Flamengo forte mais uma vez. Nem precisa ser o melhor do mundo.
Veja mais:
Reprodução: ESPN
Jogador do Flamengo, Gerson virou um dos homens de confiança do técnico Dorival Júnior Gerson…
David Luiz e Wesley participaram das atividades do Flamengo neste domingo (17) Os jogadores do…
Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…
Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…
Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…
Gisseli e Crivelari não irão continuar no Flamengo em 2025 O Flamengo segue trabalhando no…
Ver comentários
Um ótimo gestor financeiro, porém péssimo gestor esportivo, que cena lastimável, uma chacota....
O pior é que ele não escolhe o VP de futebol... E fica nessa burrice!
Pois é Leonardo, tá difícil... até hoje não temos um vice presidente de futebol !!
Ano que vem tem eleição.Talvez ele queira acumular a função por isso...
Hum, mas com que propósito?
Ele perdeu o controle, o poder subiu à cabeça: 'o rei ficou nu'.
O pior é que ele elevou a temperatura do jogo de quarta desnecessariamente.
Até então haveria cobrança, mas o reizinho resolveu agir com antipatia, arrogância e hostilidade.
Agora ,sabe-se lá com que clima o jogo
transcorrerá, Sr. prepotente.
Porque 'quem semeia vento..'
è o Eurico Boca Moled da Gavea....é só ver o que se passa no Vasco para ter certeza que o EBM é isso...
Tá se mostrando um desequilibrado igual o Ex presidente do Inter.
Estou com medo do Bandeira nos levar a maior vergonha de nossa história, o rebaixamento. Já quase aconteceu em 2014.
O Bandeira iludiu tão bem a torcida do Flamengo, que agora tem torcedor se voltando contra quem critica ele. Virou idolatria ao presidente, o clube ficou em segundo plano.
Dizem que a responsabilidade da escalação do André Santos foi dele, dizem.
Dizem quem?
um tal de Bap
Verdade!!
Quer ver como uma galera vai distorcer a reportagem e dizer que a culpa da situação do time hoje é por causa dos jornalistas que são intrometidos e da torcida que não apoia?
Excelente texto... Só discordo em manter Zé!
único presidente que briga com sua própria torcida que xinga. faz gestos obscenos. faz negativos mostra dedão do meio, e ainda quer ter razão.. e depois da entrevista dizendo que protesto na frente do ninho não pode e não pode ter violencia etc.. sendo que ele próprio não da o exemplo públicamente.. ta SERTO
se NADA MUDAR + 1 ano perdido..
_ O problema é que o Bandeira também age como torcedor, com a paixão e não com a razão. Alguns episódios nos estádios atestam isso. Um presidente de um clube do tamanho do Flamengo deve ter outra postura. Equilíbrio emocional, sensatez, altivez, seriedade, entre outras virtudes devem pautar o comportamento do presidente!
Exatamente
E se o Zé fizer as mudanças e o time engrenar nos próximos jogos, vcs vão torcer contra ou a favor?
Todos aqui torcem a favor do Flamengo: discordar de escalação ou deterninado jogador não nos faz menos rubro-negros nem desejar que o time perca.
Nem todos torcem a favor do Flamengo, tem uns que são oportunistas e só aparecem nas horas difíceis pra criticar e se auto-beneficiar, e estão pouco se lixando com o crescimento do clube.
Se ele mudar com ctz torceremos a favor. Mas ele nao demonstra ser capaz disso.
Se eu fosse o presidente tb tiraria o Zé, mas espero que a aposta do EBM no Zé dê certo, pq senão será um ano muito difícil tanto para eles quanto para nós, creio que até mais pra eles que recebem a pressão constantemente.
Torço pro Flamengo o que não dà é a teimosia, insistir no que não dá certo por pirraça
Concordo com vc, e espero que a aposta do Bandeira dê certo, pois se não der ele será responsável por ter bancado o Zé.
Por outro lado, antes era muito pior, pois além de times que não davam certo, tínhamos gestores de moral duvidosa, que acabaram com Fla e toda a imagem do clube, e o EBM, graças a Deus, tem feito essa reestruturação que antes era quase impossível de se acreditar.
Quem reclama e protesta, com raras exceções, torce para que o time mude e melhore. Torcedor sempre está a favor, até quando vaia. Quem torce contra são torcedores de clubes rivais, que hoje se divertem com a situação do Fla, desejando que isso dure até 38º rodada.
Verdade, mas infelizmente tb existem aqueles que se dizem rubro-negros, mas na verdade só aparecem pra criticar nos momentos difíceis, são verdadeiros oportunistas que querem se locupletar às custas do Flamengo, e esses nós sabemos quem são.
Essa corja de antigamente nunca mais.
Em nenhum momento nos torcemos contra.
Cobrar, não quer dizer torcer contra. Será que é difícil entender isso?
Perfeito.
Nem todos torcem a favor do Flamengo, tem uns que são oportunistas e só aparecem nas horas difíceis pra criticar e se auto-beneficiar, e estão pouco se lixando com o crescimento do clube.
É só ver que tem um monte de nego aqui comentando que sequer apareciam quase na Coluna e, de repente, veio uma esses oportunistas pedir a saída até do EBM, aí é pra acabar.
Ai sim a favor do trabalho, em se tratando do CRF No meu caso NUNCA TORCEREI CONTRA O CRF. Eu separo as coisas.
Eu entendo a posição de quem critica o Zé, pois até eu critico, mas espero que a aposta do EBM dê certo.
Vale dizer que eu prefiro mil vezes essa gestão sem título nenhum do que as gestões de antigamente, aquela corja que tinha em primeiro a auto-promoção, pensavam em primeiro se auto-beneficiar, e tudo isso em detrimento do clube.
Jogo na ilha a torcida tinha que dar as costas pra esse time.
Não tem nenhuma expectativa de título com Márcio Araújo jogando de titular.
E pro Gabriel voltar é só questão de tempo.
Não aguento mais Bandeira, Zé, Mureta...S.O.S Flamengo...!!
Liliane, o Bandeira mostrou-se amador nos últimos dois meses, e o Zézim pensa que é o inventor da roda, dias difíceis os nossos...
Ou se morre como herói, ou vive-se o bastante para se tornar o vilão.
https://uploads.disquscdn.com/images/759475c351416ebf84a2274b2f31e59a48d7b3b3f1e8cf93d188c8db78d8a8ab.png
não acho que desqualifica a frase dita. ele teve mérito junto com a equipe de devolver sim a moral e a probidade ao flamengo, que é muito maior que qualquer pessoa integrante do clube.
ele só ficou putinho com algum maluco que ofendeu ele e deu uma banana.
Deve-se tomar cuidado com esse tal maluco que hasteou a bandeira pedindo a saída do Rodrigo Caetano, pois deve ser um daqueles falsos rubro-negros oportunistas que se aproveitam do momento para trazer tumulto e agem pensando em primeiro lugar no benefício próprio e não em prol do crescimento do clube.
se está sendo irônico, tu não entendeu nada do que eu falei...
Coé mano, tá ganhando alguma coisa aí também? Falso rubro-negro, tamo junto. Vamos apoiar essa mediocridade para ser rubro negro igual nosso amigo de cima. Ele é mais Flamenguista que nós.
tamojunto...é isso ai mediocridade e rubro-negro é assim que pensam aqueles que amam o EBM mais do que o Mengão...
O meu receio, o meu medo, é que essa gestão "jogue a toalha" e não indique nenhum sucessor na próxima eleição, e com isso volte toda aquela corja que permeava na Gávea, ESSE É O MEU MEDO.
E em funcção desse medo, nós vamos ficar refens do euriquinho boca mole da Gavea?? è isso. Toda eleição se sabe quem está aliado com o bom e o ruim, eu sou eleitor e te garanto eu não voto em ninguém que o EBM indicar, e é óbvio que não voto em Cacau Cottas e que tais porque são a foto do atraso, mas ficar refem do Eduardo Boca Mole eu não vou. Quem tem medo de cagar não come.
Pelo seu palavreado e, ainda mais, pela comparação do EBM com o Eurico, termino essa conversa por aqui, por razões óbvias.
Não fui irônico, apenas expliquei o motivo da banana pra esse tal "torcedor".