Notícias

Mauro Cezar: “Presidente do Fla não admite erros, atira em inimigos imaginários e retribui ‘carinho'”

Em 2013 o torcedor do Flamengo passou a conviver com um período de seca assumida. Reorganizar o clube, elevar as receitas e pagar as dívidas era a proposta do grupo que derrotou a situação, encabeçada por Patrícia Amorim, no final de 2012. Grupo que colocou Eduardo Bandeira de Mello como candidato à presidência poucos dias antes do pleito. E venceu porque os eleitores não votavam numa pessoa, mas numa proposta.

De lá pra cá a política, o poder, a vaidade, várias características humanas dividiram aquela equipe. Mas a mentalidade continuou e os rubro-negros hoje se orgulham de deverem menos do que faturam em um ano. Bandeira teve papel importante na aprovação do Profut, programa do governo federal que renegociou e parcelou dívidas dos clubes, e esteve acompanhado de pessoas competentes em diferentes áreas na reconstrução.

Alguns anos depois, os rubro-negros não se esqueceram das velhas promessas de que em 2016 ou mais adiante o Flamengo seria forte. Hoje há condições para isso. Corretamente parte do dinheiro arrecadado nos últimos anos foi investido num equipado Centro de Treinamentos, o Ninho do Urubu. E existem condições financeiras para a formação de um elenco de melhor nível, esse que treina lá mesmo, no CT.

Mas em campo as decepções lembram períodos do clube fraco, quebrado. Nesta entrevista à Fox Sports, já em 2017, o presidente admitiu até o sonho de fazer do Flamengo “o melhor time do mundo” — clique aqui e veja. Mais adiante, disse (abaixo) que o Flamengo tem a obrigação de jogar para ganhar tudo o que disputa.

A declaração dada após a conquista do Estadual, no começo de maio, apenas legitima a reação dos torcedores inconformados com a precoce eliminação da Copa Libertadores, somada à má fase na qual a equipe mergulhou após perder para o San Lorenzo. O que esperava o presidente, que a torcida só lhe desse “carinho”, como ele disse que recebeu em Florianópolis neste domingo de empate (1 a 1) com o Avaí? Carinho aparentemente retribuído, como as fotos abaixo mostram.

O presidente se acostumou a elogios, merecidos, a ele e aos que colaboraram na reestruturação do clube mais popular do Brasil. E agora não reage bem diante de criticas. As manifestações dos últimos dias são legítimas, embora alguns protagonizem ações condenáveis que remetem a ameças e violência. Não importa onde alguém manda fazer faixas de protestos, elas são de torcedores que desejam o melhor para o Flamengo.

Foto: Antonio Carlos Mafalda/MafaldaPress
Foto: Antonio Carlos Mafalda/MafaldaPress

Contudo, Bandeira de Mello insiste em apontar para terceiros quando fica clara sua incapacidade na hora de dar o passo para a formação de um forte time. Sua postura correta em várias ocasiões, o fato de ser um homem honesto, além de rubro-negro de nascimento, não bastam para que o time avance, evolua. O presidente não sabe o que fazer e, criticado, ataca. E o faz por ter se isolado e perceber que não encontra saída.

Dispensar Zé Ricardo não asseguraria o progresso instantâneo da equipe, principalmente pela inexsitência de ótimos nomes disponíveis no mercado brasileiro de treinadores de futebol. Dorival Júnior, recém-demitido do Santos, em tese é a melhor opção, mas tem uma ação na justiça do trabalho contra o Flamengo, ou seja, existe um primeiro obstáculo se pensarem em contratá-lo. Hoje, concordo com Bandeira quando mantém o técnico.

Mas é preciso capacidade para identificar o que não vai bem e atacar o que faz o time regredir. Como esperar isso de alguém que não admite erros? Um dirigente que sob pressão se refere, sem citar nomes, a “falsos rubro-negros”, jornalistas etc. O irrita o fato de a imprensa revelar o que acontece dentro do clube. Isso o faz apelar para frases como acreditem nos “verdadeiros dirigentes”. Repórteres não são cartolas, e a priori não desejam ser. Mas quando bons, incomodam porque conseguem apurar os bastidores.

E quem torce ama o clube, quer o melhor para ele, mesmo que para isso precise protestar, exceto os torcedores de dirigentes, esse personagem recente e atuante pelas redes sociais, seja fake ou de carne e osso. Pena que o presidente do Flamengo tenha imensa dificuldade em reconhecer seus equívocos, suas limitações. E atire em adversários imaginários, que na realidade são pessoas ansiosas por vê-lo cumprir sua promessa: fazer o futebol do Flamengo forte mais uma vez. Nem precisa ser o melhor do mundo.

Veja mais:

Reprodução: ESPN

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Um ótimo gestor financeiro, porém péssimo gestor esportivo, que cena lastimável, uma chacota....

    • O pior é que ele não escolhe o VP de futebol... E fica nessa burrice!

    • Ele perdeu o controle, o poder subiu à cabeça: 'o rei ficou nu'.

      O pior é que ele elevou a temperatura do jogo de quarta desnecessariamente.
      Até então haveria cobrança, mas o reizinho resolveu agir com antipatia, arrogância e hostilidade.

      Agora ,sabe-se lá com que clima o jogo
      transcorrerá, Sr. prepotente.
      Porque 'quem semeia vento..'

      • è o Eurico Boca Moled da Gavea....é só ver o que se passa no Vasco para ter certeza que o EBM é isso...

  • Tá se mostrando um desequilibrado igual o Ex presidente do Inter.
    Estou com medo do Bandeira nos levar a maior vergonha de nossa história, o rebaixamento. Já quase aconteceu em 2014.

    O Bandeira iludiu tão bem a torcida do Flamengo, que agora tem torcedor se voltando contra quem critica ele. Virou idolatria ao presidente, o clube ficou em segundo plano.

  • Quer ver como uma galera vai distorcer a reportagem e dizer que a culpa da situação do time hoje é por causa dos jornalistas que são intrometidos e da torcida que não apoia?

  • único presidente que briga com sua própria torcida que xinga. faz gestos obscenos. faz negativos mostra dedão do meio, e ainda quer ter razão.. e depois da entrevista dizendo que protesto na frente do ninho não pode e não pode ter violencia etc.. sendo que ele próprio não da o exemplo públicamente.. ta SERTO

    se NADA MUDAR + 1 ano perdido..

    • _ O problema é que o Bandeira também age como torcedor, com a paixão e não com a razão. Alguns episódios nos estádios atestam isso. Um presidente de um clube do tamanho do Flamengo deve ter outra postura. Equilíbrio emocional, sensatez, altivez, seriedade, entre outras virtudes devem pautar o comportamento do presidente!

  • E se o Zé fizer as mudanças e o time engrenar nos próximos jogos, vcs vão torcer contra ou a favor?

    • Todos aqui torcem a favor do Flamengo: discordar de escalação ou deterninado jogador não nos faz menos rubro-negros nem desejar que o time perca.

      • Nem todos torcem a favor do Flamengo, tem uns que são oportunistas e só aparecem nas horas difíceis pra criticar e se auto-beneficiar, e estão pouco se lixando com o crescimento do clube.

    • Se ele mudar com ctz torceremos a favor. Mas ele nao demonstra ser capaz disso.

      • Se eu fosse o presidente tb tiraria o Zé, mas espero que a aposta do EBM no Zé dê certo, pq senão será um ano muito difícil tanto para eles quanto para nós, creio que até mais pra eles que recebem a pressão constantemente.

    • Torço pro Flamengo o que não dà é a teimosia, insistir no que não dá certo por pirraça

      • Concordo com vc, e espero que a aposta do Bandeira dê certo, pois se não der ele será responsável por ter bancado o Zé.

        Por outro lado, antes era muito pior, pois além de times que não davam certo, tínhamos gestores de moral duvidosa, que acabaram com Fla e toda a imagem do clube, e o EBM, graças a Deus, tem feito essa reestruturação que antes era quase impossível de se acreditar.

    • Quem reclama e protesta, com raras exceções, torce para que o time mude e melhore. Torcedor sempre está a favor, até quando vaia. Quem torce contra são torcedores de clubes rivais, que hoje se divertem com a situação do Fla, desejando que isso dure até 38º rodada.

      • Verdade, mas infelizmente tb existem aqueles que se dizem rubro-negros, mas na verdade só aparecem pra criticar nos momentos difíceis, são verdadeiros oportunistas que querem se locupletar às custas do Flamengo, e esses nós sabemos quem são.

        Essa corja de antigamente nunca mais.

    • Em nenhum momento nos torcemos contra.
      Cobrar, não quer dizer torcer contra. Será que é difícil entender isso?

      • Nem todos torcem a favor do Flamengo, tem uns que são oportunistas e só aparecem nas horas difíceis pra criticar e se auto-beneficiar, e estão pouco se lixando com o crescimento do clube.

        É só ver que tem um monte de nego aqui comentando que sequer apareciam quase na Coluna e, de repente, veio uma esses oportunistas pedir a saída até do EBM, aí é pra acabar.

    • Ai sim a favor do trabalho, em se tratando do CRF No meu caso NUNCA TORCEREI CONTRA O CRF. Eu separo as coisas.

      • Eu entendo a posição de quem critica o Zé, pois até eu critico, mas espero que a aposta do EBM dê certo.

        Vale dizer que eu prefiro mil vezes essa gestão sem título nenhum do que as gestões de antigamente, aquela corja que tinha em primeiro a auto-promoção, pensavam em primeiro se auto-beneficiar, e tudo isso em detrimento do clube.

  • Jogo na ilha a torcida tinha que dar as costas pra esse time.
    Não tem nenhuma expectativa de título com Márcio Araújo jogando de titular.
    E pro Gabriel voltar é só questão de tempo.

    • Liliane, o Bandeira mostrou-se amador nos últimos dois meses, e o Zézim pensa que é o inventor da roda, dias difíceis os nossos...

  • Ou se morre como herói, ou vive-se o bastante para se tornar o vilão.

    • não acho que desqualifica a frase dita. ele teve mérito junto com a equipe de devolver sim a moral e a probidade ao flamengo, que é muito maior que qualquer pessoa integrante do clube.

      ele só ficou putinho com algum maluco que ofendeu ele e deu uma banana.

      • Deve-se tomar cuidado com esse tal maluco que hasteou a bandeira pedindo a saída do Rodrigo Caetano, pois deve ser um daqueles falsos rubro-negros oportunistas que se aproveitam do momento para trazer tumulto e agem pensando em primeiro lugar no benefício próprio e não em prol do crescimento do clube.

          • Coé mano, tá ganhando alguma coisa aí também? Falso rubro-negro, tamo junto. Vamos apoiar essa mediocridade para ser rubro negro igual nosso amigo de cima. Ele é mais Flamenguista que nós.

          • tamojunto...é isso ai mediocridade e rubro-negro é assim que pensam aqueles que amam o EBM mais do que o Mengão...

          • O meu receio, o meu medo, é que essa gestão "jogue a toalha" e não indique nenhum sucessor na próxima eleição, e com isso volte toda aquela corja que permeava na Gávea, ESSE É O MEU MEDO.

          • E em funcção desse medo, nós vamos ficar refens do euriquinho boca mole da Gavea?? è isso. Toda eleição se sabe quem está aliado com o bom e o ruim, eu sou eleitor e te garanto eu não voto em ninguém que o EBM indicar, e é óbvio que não voto em Cacau Cottas e que tais porque são a foto do atraso, mas ficar refem do Eduardo Boca Mole eu não vou. Quem tem medo de cagar não come.

          • Pelo seu palavreado e, ainda mais, pela comparação do EBM com o Eurico, termino essa conversa por aqui, por razões óbvias.

          • Não fui irônico, apenas expliquei o motivo da banana pra esse tal "torcedor".

Notícias recentes

Gerson treina em campo e fica à disposição para próximo jogo da Seleção Brasileira

Jogador do Flamengo, Gerson virou um dos homens de confiança do técnico Dorival Júnior Gerson…

17/11/2024

David Luiz ‘cobra’ Wesley antes de treino do Flamengo; veja vídeo

David Luiz e Wesley participaram das atividades do Flamengo neste domingo (17) Os jogadores do…

17/11/2024

Borussia Dortmund manda recado para Flamengo em rede social antes do Super Mundial de Clubes

Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…

17/11/2024

Ex-Flamengo deve comandar projeto bilionário da Portuguesa

Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…

17/11/2024

Vasco é convencido a deixar Liga Forte e deve migrar para Libra, liderada pelo Flamengo

Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…

17/11/2024

Flamengo tem 2 saídas confirmadas para 2025

Gisseli e Crivelari não irão continuar no Flamengo em 2025 O Flamengo segue trabalhando no…

17/11/2024