Coluna do Torcedor: “Zé Ricardo + convicções = cheirinho de hepta”

Compartilhe com os amigos

Após mais uma rodada, o Flamengo chegou a mais um empate – o oitavo – no Campeonato Brasileiro. Para alguns, o empate na Arena Corinthians foi um bom resultado, já que enfrentou o líder dentro dos seus domínios. Mas, quando se olha a situação da tabela antes do jogo, tendo o Corinthians com 12 pontos de vantagem sobre o rubro-negro, o resultado foi bastante ruim. O elenco do Mais Querido no “papel” é bem superior ao deles e que o Fla teria a possibilidade de diminuir a vantagem para 6 pontos na melhor das hipóteses (caso vencessem as duas partidas contra o Timão). Porém, com o empate, além de ter que vencê-los no returno, ainda teremos que torcer por outros quatro resultados negativos do alvinegro. A campanha até aqui se assemelha bastante a de 2011, pelo número de empates excessivos da equipe. Entretanto, naquele campeonato, o Mengão só foi ter a primeira derrota na 17ª rodada, terminando o primeiro turno há apenas um ponto do líder (coincidentemente o Corinthians), que futuramente se sagraria campeão brasileiro.

O que deixa a maioria dos torcedores do Flamengo irritados partida após partida, é que o técnico, além de não mostrar em suas entrevistas uma postura mais firme para cobrar por melhores resultados, transparece que chegou ao seu limite no cargo. Há seis partidas, pelo menos, o time toma gols da mesma forma (bola enfiada entre os zagueiros ou nas costas do lateral). Desde o ano passado, por volta da 28ª rodada do campeonato que os adversários já sabem neutralizar o time carioca, pois o esquema, e, principalmente a forma de jogar já estão mais do que manjados, sendo que na maioria das vezes, só conseguem o resultado positivo graças à individualidade de seus melhores jogadores.

E aí é fica o questionamento: quando Zé Ricardo irá rever suas convicções e fazer esse time, que depois de anos tem um ótimo elenco, salários em dia, estrutura de ponta para treinamentos, análise de desempenho e prevenção de lesões, ingredientes necessários para formar um time campeão e que até hoje pelo menos dos anos 2000 para cá NENHUM técnico jamais teve?

E das várias convicções que Zé Ricardo tem, como manter uma única formação desde que chegou ao time profissional, o 4-2-3-1? Mesmo que não tenha jogadores para isso, como foi em alguns jogos em que colocou quatro laterais em campo, a forma do time jogar é idêntica. Nem a chegada de Éverton Ribeiro no meio do ano para ajudar Diego na criação de jogadas, mudou a velha “jogadinha” de lançar o lateral ou o ponta até a linha de fundo, e fazer os “30 e poucos” cruzamentos de média por jogo, para Guerrero, que disputa sozinho as bolas pelo alto.

Contudo, a pior de todas, sem dúvidas, é a insistência por jogadores de níveis técnicos questionáveis para a atual realidade do clube, sendo que um deles é quase INSUBSTITUÍVEL: Márcio Araújo.

Márcio Araújo é um dos maiores alvos da torcida

Chega a ser engraçado como Zé Ricardo protege este jogador e faz de tudo para mantê-lo no time titular. Até colocou o time para jogar com três volantes em algumas ocasiões para que o mesmo não pudesse sair do time. Porém, o que não dá para entender é o que esse jogador faz de PRODUTIVO para o coletivo, principalmente um time que em pelo menos 90% de suas partidas sempre tem maior posse de bola que os adversários. Nos últimos jogos, principalmente nesse contra o Corinthians, ficou evidente que Márcio Araújo, junto com o Cuellar, está jogando de 2º volante, aparecendo no ataque com mais frequência (os adversários nem tentam marca-lo, pois sabem que não irá sair nada de mais dos pés dele, e assim, podem efetuar marcação dupla no Diego) e finalizando (sempre para fora). Todavia, outros pontos do camisa 8 precisam ser falados:

●M.A não é um grande ladrão de bolas. Não está nem entre os dez primeiros do Campeonato Brasileiro, tendo média inferior inclusive ao Cuéllar. Ano passado era apenas o terceiro neste quesito no Flamengo, perdendo para Willian Arão e Jorge;
●M.A não faz a saída de bola. Na grande maioria das vezes, se esconde entre os atacantes e levanta os braços sinalizando para tocar em outro lugar;
●M.A não tem passe vertical. Na maioria das vezes, se perde contra-ataque quando a bola cai nos seus pés, já que tem que tocar a bola para outro companheiro fazer o serviço que ele deveria fazer;
●Não tem nenhuma vocação para carregar a bola e ajudar a equipe na armação das jogadas. Em diversos jogos que pegou a bola para carregar ao ataque, errou o passe, proporcionando contra-ataque do adversário. Ou ainda se embaralha com a bola e acaba matando o ataque do flamengo;
●E por fim, diziam que sua maior virtude é ser rápido e fazer muito bem a cobertura defensiva, já que os laterais flamenguistas são bastante ofensivos e avançam com muita frequência ao ataque. Porém, o que nós estamos vendo é uma equipe que há seis jogos toma gols em jogadas de contragolpes, principalmente na falha de cobertura do volante ou de combate para tentar atrapalhar o passe para o gol. Foi assim contra o Palmeiras onde Mina carregou a bola do campo de defesa até o campo de ataque , dando um belo passe para Roger Guedes. O mesmo caso se repete contra o Cruzeiro e Corinthians. Ou seja, aquele argumento de que o time ficava exposto sem o Marcio Araújo de titular acaba caindo por terra, já que pouco está adiantando estar em campo.

Faço o desafio aos caros leitores para analisar se nossos principais concorrentes, que hoje estão na nossa frente na tabela (Corinthians, Grêmio, Santos e Palmeiras) têm um volante estilo Márcio Araújo, que tem como única função ajudar na marcação, sendo que nem isso faz direito, como analisado nos últimos seis jogos da equipe, em que o Flamengo tomou gol em todas as partidas.

Esquema 4-2-3-1

A troca deste único jogador iria causar um efeito tão positivo no time que diversos erros poderiam ser corrigidos, como a saída de bola, que seria compartilhada pelos dois volantes, cada um por um lado. Além disso, teríamos o revezamento destes nas infiltrações ao ataque, com o ganho técnico de ter mais um jogador que sabe o que fazer com a bola, dando passes verticais, etc. Sendo assim, o rubro-negro poderia utilizar duas formas de jogar: mantendo o atual esquema 4-2-3-1, apenas trocando M.A por Rômulo ou Arão, já que infelizmente com Zé Ricardo a base não será utilizada de forma correta. Ou sendo um pouco mais ousado e escalar a equipe no 4-1-4-1, onde Diego e Éverton Ribeiro ajudariam na marcação pelo meio, juntamente com o Cuéllar, mantendo os dois pontas rápidos que o Zé Ricardo adora ter no time.

Esquema 4-1-4-1

Em ambas as escalações, há apenas a troca de Márcio Araújo. Ainda é possível a mudança dos laterais, principalmente se Zé Ricardo utilizasse o 4-1-4-1, pois Renê tem um poder de marcação maior que o de Trauco. Pela direita, Rodinei poderia entrar, já que possui vigor físico para ajudar na marcação e chegar em velocidade ao ataque. Na defesa, Juan se mantém na zaga até Rhodolfo estar à disposição. Já no ataque, Geuvânio e Vinicius Júnior seriam opções para o segundo tempo.

E aí Zé Ricardo? Até quando suas convicções continuarão a atrapalhar a evolução do Flamengo e nos permitir voos mais altos no Campeonato Brasileiro? Saindo do famoso “cheirinho” para a realidade do HEPTA?

Thiago Nobre


Quer ver sua coluna publicada aqui no site? Envie para o e-mail [email protected] 

Veja mais:

Coluna do Torcedor: “O Flamengo ideal”

O que 2017 ainda nos reserva?

E tudo continua como antes…

Variações táticas, técnicas e essenciais!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O que acho palhaçada é que todo jogador que rende um pouquinho que seja, logo em seguida é punido com banco.

  • Toda vez que eu vejo alguém defendendo o Marcio Araujo, eu me pergunto se sair do Flamengo esse porqueira vai jogar aonde?? Quem tem interesse?? Se a resposta é time da Série B ou mercados inexpressivos da bola, então o cara não serve para jogar no Mengão…e esse é o caso do Messiaraujo que muitos ainda amam…

  • Qual a utilidade que tem o MA para o time a ponto de ser o único dentre os 11 inicias a não sair? Quarta passada, naquele jogo bizarro contra o Santos, no primeiro gol santista, o MA está perdido no círculo central sem saber a quem dá combate, fala com o Trauco à esquerda, enquanto olha o jogador do Santos progredir com a bola. O cara toca para o atacante na direita e MA está bem longe deste cara, que limpa em cima do Pará, gira e mete a bola no ângulo. Culpa do MA, óbvio que não, mas para um cara que é tão essencial ao esquema defensivamente, a ponto de nunca ser substituído em jogo algum, estar perdido sem saber em qual cara grudar na recomposição da defesa, é no mínimo estranho.

    • Sem falar no terceiro gol, que o cara do santos domina a bola dentro da área, tem total liberdade pra pensar no que fazer, tocar pro Victor ferraz fazer o gol, enquanto o MA fica olhando.

  • Ainda tem gnt querendo ressucitar essa babaquice de cheirinho

    • IRONIA cara, conhece isso… ano passado so ficamos no cheirinho do campeonato, e esse ano mais uma vez, ja que o time nao evolui.

      • Ironia de bufa. campeonato ainda ñ acabou…

  • Concordo 110%, só que podemos esquecer essa possibilidade com o EBM e o Ze Ricardo não vão deixar, esqueceu que acima de todo “os protegidos” e depois o restante: clube, elenco, time, torcida, imprensa.

  • Esqueceu de falar do Diego, que por incompetência deixou de nos colocar de volta a briga pelo título. Pode ser quem for, eu não perdôo tamanha cagadas. Em campo, se não fosse pelo Diego, teríamos ganho dois jogos importantíssimos com o líder e um dos cabeças. Imagine a moral que estaríamos agora para jogar o va2co turno se não fosse o camisa 35.

    Aquelas duas cagadinhas federais dele nos custou muito mais do que ter o MA em campo durante o 1º turno completo. Ele errou justamente nos momentos em que se separaram os homens dos Zés.

    Confesso não saber se direi isso em seguida por mágoa ou convicção racional, de toda forma, Diego deveria tomar um chá de sumiço para não contaminar o resto do grupo, pois, um líder em campo com estigma de incompetente pode ser pior do que uma ogiva nuclear cem vezes mais potente que as macumbas de MA™.

    • Eita palavras fortes mínimo tá bolado msm

      • Roy, já até assumi que tô boladão. O Diego deu muito mole. Ele é o cara que não podia perder essas oportunidades de ouro. Foi incompetente e é por isso que acho que ele deveria receber a sua parcela de culpa. Talvez afastá-lo seria um pequeno excesso, mas no mínimo um susto ele precisa levar. Seus erros no custaram muita coisa.

        • Concordo! Mas o nosso comando não está aquela coisas…elenco temos pra deixar ela pensando um pouquinho.

          • Não quero o Diego fora, Roy. Só quero que ele leve um tratamento de choque para ficar claro que esse tipo de vacilo não será mais tolerado pela torcida. Sabe como neguinho é, né não?

            • Concordo

        • kkkkkkkkkkkkkkkk falar é facil, vai la e bate o penalti então. SAbe quantos penaltis o DIEGO tinha perdido antes daquele jogando pelo flamengo ? NENHUM. Sabia que é com esse mesmo pensamento, que muitos acham que o brasil foi eliminado na copa de 86 por que o ZICO perdeu um pênalti no jogo, porem na disputa de pênaltis o mesmo foi la, bateu de novo e fez, mas ninguém lembra.
          Nao sei se vc sabe, o time ano passado só subiu de produção com ele em campo, e so brigou por algumas rodadas com o palmeiras graças as belas atuações que inclusive o levaram pra seleção. O cara esta voltando de lesão, e nao sei se voce percebeu, alem de receber marcação DUPLA por que os time deixam o MA livre, o cara tem que voltar muitas vezes pra pegar a bola na defesa, levar pro ataque, aparece do lado esquerdo, no lado direito, o cara cansa. E no jogo contra o COrinthians, ele errou o chute, tirou do goleiro mas foi forte, poderia ter batido rasteiro, acontece.

          Agora te pergunto, contra o palmeiras, se o time nao toma dois gols IDIOTAS sera que aquele penalti teria feito falta. Se contra o COrinthians, nao toma aquele gol ridiculo onde o MA ficou olhando o Balbuena pegar a bola e tocar no Jo, o gol teria feito falta. E se o arbitro nao tivesse invalidado o gol, e o corinthians tivesse feito 2 gols, sera que o flamengo teria feito 2 no segundo tempo ????

          Então cara, fica quieto kkkkkk…

  • Problema de torcedor é esse, ele relaciona time bom no papel=time campeão. Se fosse tão simples, Flamengo teria uns 10 títulos Brasileiros, 10 copa BR e umas libertadores.

    • “Problema de torcedor é esse, ele relaciona time bom no papel=time campeão.”
      Desde que futebol existe, as chances de um time bom ser campeão é sempre grande, e em 80% das vezes (chutando baixo), o time campeão é aquele que tem um bom time ou um bom jogo coletivo, tendo os dois é quase 100 % de sucesso.

      • Chances… Mas por isso que o futebol brasileiro é tão interessante, aqui esse conceito dificilmente funciona, Corinthians tem um plantel fraco, mas é líder invicto, já o CAM tem um plantel forte e não ganha de ninguém. Flamengo já teve planteis absurdos, bons técnicos e lutava contra rebaixamento.

  • Até quando vamos ter que suportar esse técnico? Um cara que tem como alicerce do time um jogador medíocre como o Márcio Araújo não merece ser técnico da série A.

    • A coisa toda chegou ao ponto em qual não nos resta outra alternativa a não ser chegar a conclusão de que o ZR tem a cauda presa ou ele realmente é o tal do Zé Retardo.

  • Sou muito flamenguista mais vou falar uma verdade o flamengo não ganha ND este ano e nem ano que vem com este técnico aposto com quem kiser tres anos vão ser perdidos

  • Meu Deus… &;-D

  • a vontade**

  • essa parada d cheirinho ta com nada
    tem q fazer q nem zico falo
    tem q levanta o caneco
    primeiro e dpois cheira vavontade

    ze tem q parar cm essa panelinha do krai

  • so torcedor selfie que não conhece o futebol do M.araujo e ze ricardete que defende com unhas e dentes

  • Para com esse negócio de cheirinho de hepta. Isso só deu zar.. Vamos com raça, spo assim podemos buscar algo !!

  • A forma que o Flamengo jogou no segundo tempo contra o Corinthians foi o que TODOS esperavam desde o início do ano.
    Não duvido nada que no jogo contra o Santos, o futebol falido volte.
    O Zé esteve para cair nas últimas 3 rodadas. Escapou por muito pouco.
    Se não existe aquele pênalti contra o Coritiba, ele teria caído.
    Mais 3 minutos no jogo contra o Santos, teríamos sido eliminados.
    Aquele gol muito mal anulado somado ao péssimo primeiro tempo, o Corinthians poderia ter matado o jogo nos primeiros 45 minutos.
    Zé Ricardo tá vivendo na corda bamba, graças as escolhas dele.
    A forma que atuamos no segundo tempo me dá a certeza que esse time pode render o que esperamos, mas não me ilude, pois o Zé sempre freia o Flamengo.
    O Zé não é capaz de transformar em realidade a expectativa que todos possuem nesse elenco do Flamengo.

    • Coluna do torcedor falou tudo que eu penso. Mais talvez não sei expressar…muito bom essa matéria

    • O Arão voltou de férias contra o Corinthians.
      Sacanagem total com o Cuéllar. Ficou no banco dessa dupla por um ano. Voltou a ser titular jogando mais do que o Márcio Araújo. O reserva volta graças a 45 minutos e quem sai é ele que tá jogando bem!
      Se o Arão tiver que voltar ao time titular, tem que ser no lugar do Márcio Araújo.

      • Cuellar joga bem e sai, MA não faz nada e continua no time. Queria voltar com o Arão e só…Só vale o que o ZéRetardo pensa, e isso prova também como o Rodrigo Caetano é fraco, como o Mozer não manda nada, como esse Fred Luz é bundão, e como o Eduardinho Boca Mole se tornou o Euriquinho da Gavea, só vale o que ele quer e a Nação não tem nenhum peso nas decisões dele….

  • Gostei do raciocínio Thiago Nobre. Há de se perceber o quanto uma única mexida faria o time jogar, pelo menos 50% mais do que vem jogando, pois mexeria não só com nosso time, mas também com o adversário.
    Todos já perceberam que o “macete” de travar o Fla é marcação dobrada no Diego, um ponta dando combate nos nossos pontas e lateral marcando a subida dos nossos laterais, com um zagueiro na sobra. Fazendo assim, um time sem criatividade como o nosso, faz o chuveirinho.
    Mas como fazer marcação dobrada no Diego e ter o contra-ataque? Justamente pq quando o MA tá com a bola, dão liberdade pra o indivíduo avançar até a intermediária. Assim que ele perde a bola ou erra o passe, nossos adversários não atacam pelas pontas pra evitar o combate com os laterais. Não… Eles contra-atacam pelo meio, pois não há a cobertura correta do MA e há também sobrecarga no Cuéllar, deixando os atacantes no mano-a-mano com os zagueiros.

    Só de trocar o MA, o adversário não poderá mais deixar um Arão ou um Rômulo desmarcado, pois ambos chutam de fora da área e ambos tem passes em profundidade, “quebrando as linhas”, fazendo agora, não só o Fla atacar pelas laterais, mas também atacar pelo meio. E quando há uma tabela entre o volante QUE SABE JOGAR com o Diego, há a necessidade de aumentar o contingente de defensores pra bloquear nosso time, e aí o Fla AMASSA os adversários, como no 2º tempo em Itaquera.

    #foraMA

    OBS: Pessoal, o Thiago usou uma figura de linguagem irônica na questão do Cheirinho, não confundam nem distorçam.

    SRN

    • Cara, simplesmente cansei de falar desses perebas ainda no time do Flamengo. A diretoria nem sabe que existimos. Não temos poder de voz. Já joguei a toalha sobre isso. Prefiro sair do site e focar nos meus estudos.

      SRN.

      • Eita pior que falou a verdade!

  • Galera o “cheirinho” do título deve ser interpretado como “só vamos ficar no cheiro”. Interpretação por favor hein.

    • kkk nao entenderam a ironia.

  • Parabéns ao Colunista, deveríamos entregar uma cópia impressa para o Zé com aviso de recebimento para garantir que ele leu isto. Eu queria mesmo que algum repórter em entrevista coletiva levantasse estes dados para ver o Zé ao vivo rebater essas informações.

  • Parabéns, Thiago.
    Essa foi a coluna de análise mais lúcida e até mesmo didática ao criticar, fundamentar e apresentar gráficos para que não restem dúvidas quanto à inoperância do caramujo no time e a incompetência do estagiário.

    O prolema , meu caro, é que a origem desse problema – a insistência com essa dupla de horrores que joga por terra todas as nossas pretensões – parece estar na autoridade do presidente bandeira tirano de Melo, que assumiu na entrevista para a Fox que é justamente ele quem protege e banca o Zé e sua panela, ignorando os protestos da torcida e as críticas da imprensa.

  • Não dá mais. O time já bateu no teto deste estagiário. Não há surpresas, variações táticas e de jogadas. Não dá mais. Fora treineiro.

  • Força Zé!!! Contra a blitz anti!!

  • Desculpa minha falta de educação. Mas esse cheirinho, Zé ruela e seus pupilos, podem ir pra pqp. Essa história de cheirinho, quem inventou, pra mim não passa de um bobalhao. Acho que foi algum enrustido só pra zoar com a nossa cara.

  • Já passou da hora de acabar com essa PALHAÇADA DE “CHEIRINHO”. Depois não sabem porque os adversários ficam nos ridicularizando quando os resultados não aparecem.

    • Concordo plenamente.

  • ZÉ RICARDO +CONVICÇÃO=A CHEIRINHO DE MERDA.
    SRN NEM VOU LER ISSO!

    • Vale a pena a leitura. Texto muito bom! O título realmente n ficou muito bom. SRN

      • Parei na introdução, vi que era perda de tempo!
        Aliás vc gostou da barração do Cuellar e para o ligar dele Arão?

      • O titulo foi a ironia , uma alusão a campanha do ano passado, onde a equipe apenas tentou o titulo e no final nao conseguiu nada, ou seja, sentiu apenas o cheirinho do hepta.

    • Hijahuhahuha…. Cheirinho de merda. Huhuhahyga

      • Tô errado?

    • Acho q essa sua matemática ta mais correta. Kkkkk

      • Depois que vi que o Zé panela tirou o Cuellar pra por o Arão., Vi que essa conta ta errada é CHEIRINHO MERDA AO QUADRADO !

    • kkkkkkkkk se eu colocasse esse titulo, iriam mudar…

  • Aprendiz vê se ao menos não atrapalha pra ver se conseguimos conquistar a copa do Brasil e a sul americana pra salvar o ano..

  • Interessante esse sistema 4-1-4-1, mas infelizmente com esse técnico paneleiro isso dificilmente vai acontecer e o MA não sai do time, já desisti.

  • Ótimo texto!! Penso o mesmo!! Cuellar e Arão seria ótimo! !

    • São as melhores peças que temos pra posição! Arão entrou bem no ultimo jogo, incendiou a partida. O salto de qualidade seria enorme! SRN

  • Meu sonho é o Flamengo jogando o 4141 sem o Massaraujo, com Diego e Everton Ribeiro regendo a orquestra no meio, com Everton e Berrío nas pontas, com uma possivel substituição por Geuvânio e Vinicius ao longo do jogo. O Flamengo não precisa jogar com 2 volantes como vem fazendo. Isso é ter menos um em campo.

    • É a melhor formação pro nosso atual elenco. Teríamos em campo as melhores peças sem dúvidas. Sem contar que Diego já volta constante pra buscar bola, recompor defesa (vários carrinhos) e distribuir o jogo, lembrando Pirlo.
      É uma enorme pena o ZR n pensar assim. Seríamos imbatível. Nos resta torcer pela ausência do MA (oq acho muito difícil. Tenhamos fé! Duro é q os adversários não vão esperar a boa vontade do Zé mudar o time. SRN

  • Podia tirar o cara mesmo, só pra testar, acho que se o rendimento defensivo caísse teria como mostrar se ele é realmente tão importante assim…

    • Não tem como cair mais que nos últimos jogos. Com ele em campo levamos vários gols e quase sempre em suas costas. SRN

  • Tudo muito interessante. Mas o fato é que M.A e Zé Ricardo estão lá. Então nem dá pra sonhar em conversar com tudo isso aí que foi escrito. Já desisti, vamos até dezembro com isso aí, não vamos ganhar nada, depois vão dizer que o trabalho é fantástico e vão renovar com o M.A

    • Vamos até dezembro DO ANO QUE VEM com isso aí, pelo menos.

  • Bom dia, essa coisa de o MA tem que carregar o piano e fogo, temos que entrar com o Cuellar e Arão (torcendo q ele jóquei o jogou) o nosso problema e defensivo e já q Traição não marca bem , entramos com o Renê e se o Pará não tem vigor físico entramos com o Rosinei, nosso técnico faz tantas mexidas doidas ele podia no treino, colocar MA como zagueiro, pois na história vários cabeças de área passou a zagueiro e vice versa. Contra o Corinthians ele fez uma mexida sem querer q deu certo, pois a melhor saída deles é com Fagner pela direita quando ele colocou o Ewerton na.lateral o Fagner só ficou atrás pois ele é ofensivo, isso q eu cobro muito.temos q ter escalações para cada tipo de jogo e nosso time sempre é o mesmo as mexidas é só no desespero.para buscarmos o empate.

    • Falar que o técnico substituiu e acertou sem querer é engraçado kkkk

      • ia falar isso kkk
        Quando erra é burro e quando acerta é sorte kkk
        SRN

  • MA já tá fazendo hora-extra há tempos no time do Flamengo. Todos sabem. Contudo e quando sair, qual será a crítica, se o time não render? SRN

    • O técnico, aliás já queremos ele fora, já se mostrou limitado.

  • salvo uma tragédia tudo indica que o estudioso zr fica pelo menos até o final do ano. a hora da troca com alguma chance de produzir resultados ainda em 2017 já passou. só acontece a partir de agora se for para evitar uma tragédia.
    se é para reclamar de convicções/teimosias não podemos esquecer da diretoria. desde o início do ano o discurso, por convicção/teimosia, tem sido o mesmo; confiamos no trabalho da comissão técnica, o trabalho está sendo feito dentro do planejamento, os resultados vão aparecer mas e no limite não existe ninguém melhor que nosso treineiro disponível. e assim à base de convicções/teimosias se vai mais um ano. só que não é um ano qualquer, é um ano em que temos elenco, condições de trabalho e até agora apoio do torcedor. investimos mais do que nos últimos muitos anos mas o resultado será ridículo. mas, como já disseram – podemos enganar alguns por muito tempo ou muitos por pouco tempo. SRN

  • Bacana, bem fundamentado

  • O que eu vejo é que tem muita gente perdendo dinheiro. Todo mundo sabe escalar o Flamengo então é só ir virar técnico e pronto problemas resolvidos.

  • Teve torcedor do Flamengo aqui saindo na rua e soltando foguetes para comemorar EMPATE do Flamengo contra o Corinthians.

    Só pra mostrar o quão patética é a mentalidade do atual Flamengo. Não só de diretoria de sua torcida também.

  • cheirinho minha é piroca!
    ZICO já falou pra parar com essas palhaçadas…
    ae torcedor rival enche o saco depois e com razão!

  • Muito bom sempre defendo uma alternativa ao nosso esquema pessimo

  • Concordo em relação ao MA. Eu tiraria do time. Agora, por outro lado, a moda da vez é reclamar das “individualidades” do time. Ora, por que você contrata um craque, pagando 700 mil por mês, se não é para contar com sua individualidade??
    Se a individualidade não importasse, o Barcelona não teria Neymar, teria Romero….
    Poucos analisam o Flamengo com racionalidade, sempre com paixão. Damos muito chuveirinhos na área, mas qual adversário jogou conosco de peito aberto? Todo mundo na retranca. O Corinthians num ferrolho que parecia o Bangu. Quando ele se arriscou, abriu espaço e fizemos aquela jogadaça, com o Guerrero, Berrio, Arão e a finalização errada do Diego.
    Eu não acho que o time esteja jogando o idel, mas acho que a torcida, nesse momento, precisa dar mais apoio e menos pressão. Só assim para os jogadores crescerem e o time encaixar com mais velocidade.
    Estamos embolados no topo do brasileiro (fora o Corinthians, que já, já, vai perder terreno, vide que não ganha há quase 01 mês em casa), estamos na semi final da Copa do Brasil, e estamos bem posicionados para passarmos de fase na Sulamericana.
    Dando apoio, aumentamos a chance de beliscar mais um título esse ano. Se metermos o pau nos caras, pode ser que a gente também consiga, mas vai ser mais difiícil para o nosso time e mais fácil para os adversários.

    • Viajou

    • Você quer saber a diferença entre individualidade e coletividade?? Só pegar o Barcelona do Guardiola e o atual; o se preferir o Real Madrid do Rafael Benítez e do Zidane. Ter individualidade não exclui coletividade na verdade uma deveria potencializar a outra. Mas pra isso precisa ter um técnico que saiba utilizar as individualidades que tem a disposição em beneficio do coletivo

      E não sei de onde saiu a teoria que a torcida não apoia… você tá se baseando em redes sociais? Porque no estadio é muito raro ver algum jogador sendo vaiado

  • Renato Gaúcho (técnico ofensivo e com variação do esquema) arrumaria esse time.

  • Meus parabéns. Tudo ai é a mais pura verdade. Um time que vive do individual…chuveirinho…caro, com ótimos jogadores. Chega a ser revoltante.
    MA é só um produto da incapacidade do Zé em variar o esquema e ajustar a equipe. ma é ruim em tudo e nada justifica a sua permanência na equipe.Com isso o Zé “mata” os outros, não dá oportunidades e vem sempre com papo furado e mentiroso para justificar esse cara no time. Basta observar com imparcialidade e ver os defeitos desse pereba. Tem “ene” formas de atuar sem essa peça ruim e o time vai com certeza melhorar. MA atrapalha briga o Diego a voltar para pegar a bola, sobrecarregando o jogador. Ele fica escondido e os outros segurando a onda, ai da essas corridinhas marotas para dizer que fez alguma coisa…enquanto esse amador estiver no comando nada vai mudar, e com certeza o Fla não vai ganhar merda nenhuma esse ano. O esquema é a mesma merda e só chuveirinho e nego vê mudança….piada isso. A incapacidade desse treinador de usar os bons mesmo evidencia o erro que o cego do BM não quer enxergar, as suas entrevistas como as “suas convicções”, são furadas e vazias. Um ano jogado fora, prejuízo para os cofres, pois cada competição paga uma grana e estamos saindo de todas…um absurdo um time forte, investimento alto e esse teimoso amador ferrando.
    Eu nem aguento mais ver os jogos do Fla com essas mesmices, esse pereba em campo.

  • Nesse ritmo, o time pode levar a Copa do Brasil ou Sulamericana no talento individual incluindo Alves, mas brasileirão não leva enquanto não tiverem um choque.

    Na verdade usou 4-1-4-1 no começo do ano, com Rômulo chegando para ser titular, daí num belo jogo ele colocou Rômulo pela esquerda e Arão pela direita, com os dois alternando a subida. Mas Rômulo não produziu, daí ele não parou mais de usar 2 volantes, mas com o detalhe de usar Arão em má fase e Araújo em má fase eterna, e esqueceu do Cuéllar e Ronaldo. Quando foi usar o Cuéllar em Julho, já estava uns 9 ou 10 pontos atrás do Corinthians. E nunca mais voltou para 4-1-4-1, o esquema ideal para usar Diego mais recuado e Ribeiro mais centralizado e avançado, com Geuvânio pela direita e VJ pela esquerda. Mas isso só técnico de verdade faz.

  • Excelente demais, o esquema com 4-1-4-1 dá a opção de usar o Vinicius sempre na esquerda e o Geuvânio sempre na direita!mas nosso maior problema é a falta de compactação, time muito espaçado quando perde a bola! Ainda não entendo o porque disso ja que temos campos de treinamentos com marcações por setor bem definidos e acho que “isso é treinado”.

  • Com ZR estamos longe até do “cheirinho” (odeio essa palavra)

  • É, basicamente, o que penso. Mas anotem aí: com o Arão tendo entrado razoavelmente bem contra o Curíntia, nosso treineiro vai é barrar o Cuéllar.

    Afunda nosso sonhado 2017, mas não larga o lover. Esse é o Zé Ricardo.

  • A segunda formacao e a ideal contra os times que jogam na retranca. Todos pratocamente.

  • Diego nem é volante e mesmo jogando mal, da o sangue e toma muito mais bola que esse pereba que não sai nunca.

  • Concordo 100% sobre MA. Agora não acredito que apenas a sua saída do time seria suficiente. Afinal, o time tem posse de bola mas não agride, não possui jogada vertical e se limita a cruzamentos. A saída dele seria ótima, mas só isso não é suficiente. O posicionamento em linha tá facilitando o lançamento por trás da defesa, que é extremamente lenta na recomposição.

  • tanta coisa para ser noticiado e ficam na mesma, ja encheu o saco.

  • Perfeito, penso da mesma forma que o colunista, inclusive nas possibilidades táticas e que o maior limitador do potencial do time é o Márcio Araújo.

  • Zé Ricardo…. já deu no saco falar desse técnico(técnico??)

Comentários não são permitidos.