Notícias

Flamengo no caminho do sucesso!

Caros Rubro Negros,

Nada como o sorriso da deusa alada da vitória para mudar o estado de espirito da Nação Rubro Negra. Torcida feliz, classificação para a final da Copa do Brasil, aquele básico bullying estadual com um time médio do estado… Mesmo que as maiores aspirações do Flamengo no ano tenham sido frustradas, podemos dizer que, novamente, vivemos um momento de ascensão e otimismo dentre os membros da mais bem vestida torcida do Brasil. E esse me parece um bom momento para conversar sobre conceitos que devem ser reforçados e jamais contestados, em prol de um futuro brilhante para o Fla. Sim, mais uma vez vamos conversar sobre finanças e gestão como caminho para o sucesso do Fla.

Uma das características mais notórias de nossa apaixonada torcida certamente é sua bipolaridade. Do céu ao inferno em poucos dias. De “rumo a Dubai” à “G-16” por parcas razões. Dito isso, em momentos de dificuldade, de resultados ruins e de expectativas frustradas é bem comum que alguns contestem, ainda que de forma inocente, essa forma de gestão atualmente aplicada no Flamengo. Coisas como “itauzão não importa, eu quero títulos” ou “time tal ta quebrado e ta ganhando mais que a gente” são bem comuns nesses momentos. Eu falei sobre isso em um desses momentos próximos a “G-16” e quero reforçar isso agora em um momento mais próximo de “rumo a Dubai”. Ainda me impressiona que, em pleno 2017 haja torcedores que ainda contestam o trabalho extra campo feito no Flamengo atualmente como o caminho do sucesso do time a médio e longo prazo. Mesmo considerando a emoção envolvida nisso e a frustração que possa estar por trás desse tipo de crítica considero algo injustificável. É muita falta falta de visão.

De forma mais clara: Vejamos o exemplo do gol da classificação para a final da Copa do Brasil 2017: Passe de Rodinei ( contratado ao fim de 2015 junto a Ponte, mas cobiçado por outros clubes ), um drible desconcertante de Berrío ( trazido agora em 2017 do Altético Nacional por cerca de 11 milhões de reais ) e arremate de Diego ( jogador de talento já reconhecido , chegou a o Fla em 2016 e isso só se concretizou por conta da condição do Rubro Negro carioca de arcar com os gastos de um jogador desse nível). Golaço!!! Notem que, mesmo em um momento de instabilidade, com troca de comando e o time vindo de resultados ruins, conseguimos ganhar dos nossos pseudo-rivais justamente por termos um elenco de mais qualidade. E é inegável que a montagem e continua melhoria desse elenco se deve ao trabalho de saneamento e gestão feito no Fla desde 2013.

É claro que não existe uma “receita de bolo” para ganhar todos os títulos disputados quando se trata de futebol. Tropeços acontecerão. O imponderável está sempre a espreita nesse esporte e, no fim das contas, é isso que o torna apaixonante. Contudo, o ideal é que se trabalhe com certos parâmetros e conceitos para diminuir a ação desse imponderável.

É verdade também que o Mais Querido ainda não ganhou nenhum título relevante fruto dessa política recém implantada, que nos tirou o rótulo de “Flalido“, de “finjo que jogo e eles fingem que pagam” para “modelo de gestão e organização” e “um dos melhores elencos do país”. Todavia, vale lembrar que, sob uma análise mais racional, estamos apenas no ano 1 no que se refere a isso. Certamente é preciso admitir que expectativas ( muito altas, por sinal ) foram frustradas. Que erros foram cometidos. Ajustes precisam ser feitos. Mas, em hipótese alguma, em momento algum devemos contestar esse trabalho de organização na gestão do Fla. E não devemos associar isso de forma alguma a um ou dois passos que sejam dados fora das nossas enormes expectativas de títulos, glórias e alegrias. Temos que ter sempre em mente que esse “saneamento administrativo”, além de estar ainda em curso, é algo prioritário e de “uso contínuo”. Não pode ser relegado a segundo plano em momento algum. É algo inegociável. Tenho absoluta convicção que esse é o caminho do sucesso para o Flamengo nos anos vindouros! Quem viver, verá!

Opine, elogie, critique…Participe!! E se você ainda não é Sócio Torcedor…faça o seu imediatamente!!! O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!!

Pixotada: Maracanã.  Proponho um minuto de silêncio em nome do falecimento do Maracanã. Um estádio que tem capacidade máxima de mais de 75 mil pessoas e pode receber menos de 55 mil como “carga máxima” de ingressos. Uma lástima para o futebol. Uma lástima para esse que já foi o templo do futebol. Triste.

Pixotada: CBF. É um absurdo completo um torneio terminar em Setembro, a janela de transferências se abrir em Junho e as inscrições para o torneio se encerrarem em Abril. Parabéns a todos os envolvidos!!!

Cumpriu Tabela: Gozação institucional. Eu sei que a galera gosta. Que existe uma rivalidade ai de décadas e tal. Mas, além dos ânimos entre as instituições estarem mais acirradas do que deveriam, a grande verdade é que precisamos nos desvencilhar dessas rivalidades que são ecos de um passado distante, onde os nossos “coirmãos” eram adversários dignos, como já falei em outra coluna. Hoje, sinceramente, o patamar e os objetivos são completamente diferentes. Nossa relação com eles tem que ser a de um peixe como uma minhoca. A minhoca detesta o peixe. Já o peixe se alimenta da minhoca por mero instinto, sem ali nutrir nenhum tipo de sentimento negativo pelo pobre anelídeo. A verdade é que precisamos expandir nossos horizontes. E, com essas âncoras, sempre trabalhando muito mais para nos prejudicar do que para o próprio crescimento, como já vimos em outras ocasiões, fica muito mais difícil.

Golaço: Guerrero. Com o perdão do trocadilho, foi um autêntico guerreiro. Jogou no sacrifício e teve uma grande atuação jogando contra um adversário que se dedica apenas a destruir e ver o que acontece por uma bola… parabéns Guerrero!

Pensamento do dia: Eu já vi drible da vaca. Eu já vi drible da vaca de letra. Agora… drible da vaca de letra e jogando a bola na perpendicular da direção da corrida… eu não me lembro de ter visto isso. Sensacional!!!! Ainda estou boquiaberto.

Seção Gato Mestre: Flamengo 2×1 Atlético Pr. Um flamengo em franca ascensão, jogando em casa. Se ainda não apresenta grandes mudanças táticas, certamente demonstra detalhes fundamentais sendo acertados, confiança mais em dia e, principalmente, paz para trabalhar.

Luiz Henrique Amorim
contato@colunadofla.com

Luiz Henrique Amorim

Ver comentários

  • Parabéns pela coluna, fantástica. Críticas fazem parte do jogo democrático, mas o que se vê com a administração EBM e equipe é um jogo sujo e rasteiro por parte de quem perdeu a eleição utilizando-se de mal intencionados e alguns tolos. Este excelente espaço também tem sua parcela de contribuição. Chega a ser patético o discurso "não somos banco" ou "ótimo em finanças e péssimo no futebol", como se o resultado em campo estivesse dissociado da organização administrativo/financeira. O que EBM e equipe fazem pelo FLA é uma "revolução". Saímos da condição de falidos para modelo a ser seguido. Não ganharemos tudo, mas, em breve, estaremos disputando tudo como um dos favoritos. Que o jogo sujo e mal intencionado dos derrotados não nos desvie do caminho do sucesso ora traçado. Vida longa a EBM e equipe!!! Tudo pelo FLAMENGO! SRN.

      • Parabéns pela matéria. ¨¨Atenção Pessoal¨¨, temos que ficar de olho nas eleições do ano que vem. Vamos apoiar a candidatura da equipe do EBM. Fico muito preocupado quando leio textos destes ex presidentes e aproveitadores novamente tentando entrar na mídia. Não podemos mais deixar estes falsos flamenguistas se darem bem com mentiras e arrogâncias e voltar a usurpar as finanças do nosso clube de coração. Não podemos mais nos sentir mal com ditos e mensagens de falidos e mal pagadores. A tendência é que com o tempo vamos conseguir estar nas finais dos torneios disputados. Mengão idolatrado pela nação e odiado pelos antis...... Saudações Flamenguistas....

        • Perfeito Ary, meu voto está garantido para eles, e digo mais, só perdem a eleição se algo muito grave acontecer.
          SRN

    • Não entendo que jogo sujo nas criticas feitas ao futebol do clube. Poderia explicar melhor?

      As pessoas não entende que o papel da oposição é se opor. Isso não é muito claro no brasil, principalmente na era pos lula, onde se aprender que tem que comprar a situação e a oposição.

      Muito mimimi.

      • Eu também acho que o papel da oposição é se opor. Mas com responsabilidade.

        A carta ao Rueda dias atrás, na minha opinião, foi pífia.

        • Momento horroroso de escrever, e um pouco exagerado, concordo plenamente.

  • Faltou colocar um último item: MENÇÃO DE APLAUSOS: Para esse artigo praticamente perfeito. É exatamente isso. Os frutos desse revolucionário, em terras brasileiras, modelo de gestão ainda estão em processo de amadurecimento e frustrações irão ocorrer nesse período. Devemos sempre sim estar atentos para corrigir qualquer desvio de rota, mas nunca desisti de percorrer esse caminho. SRN

  • Estamos na final da CB, podemos ganhar a sulamericana ainda, podemos ser o time da série A com mais títulos em 2017. Definitivamente, pode ainda não ser os títulos mais esperados pela torcida, mas com ctz já são um mostra de que o FLAMENGO finalmente honrará a alcunha de MAIOR DO BRASIL. Daqui pra frente sempre q os programas de debates forem colocar suas enquetes e perguntar quais são os favoritos para vencer algum torneio, tenho a plena ctz q em TODAS estaremos entre os favoritos.

    • É exatamente o que penso. O trabalho tem que ser pra estar sempre nas cabeças. Daí pra frente entram muitos detalhes...

      Mas estando sempre nas cabeças, muitos títulos virão!!

      • Tem mais de 5-7 anos que acompanho a coluna e não sei o nome dos colunistas (com todo o respeito), mas a partir de hoje não vou esquecer mais do Luiz Henrique Amorim. Seu texto é exatamente o que penso, sem tirar nem por nenhuma vírgula, sobre todos os temas falados, Guerrero, Diretoria, CBF, tudo. Abraço!

        • O que que eu posso dizer? Muito obrigado mesmo!!!

          Compartilhe com seus amigos Rubro Negros!!!

          E acompanhe as outras colunas também!!

          Abraços!!

  • A diretoria demorou a entender que existem profissionais competentes para cada área, eles cuidam das finanças ( muito bem, diga-se de passagem) e a parte técnica, esta deve está nas mãos de profissionais gabaritados, principalmente com esse elenco do mais querido, que saibam domar os egos e motivar sempre na buscar do melhor de cada atleta...
    Reinaldo chegou pra ficar e os jogadores estão entendendo isso, acho que a causa dará certo e o Flamengo colherá bons frutos...
    SRN

  • Excelente texto!! Parabéns!! É bem isso mesmo... Poderíamos muito mais, esperávamos muito mais... Mas erros ocorreram e, mesmo se não o tivessem, o futebol às vezes surpreende... Mas VAMOS FLAMENGO!! Vamos pensar em frente pois muita coisa boa vem ainda!!

  • Parabéns pelo texto. Criticas fazem parte e é salutar, mas tem que separar as coisas mesmo. Realmente a gestão BM recuperou moral e financeiramente o Flamengo. Isso nem se discute. No futebol, ainda tem que melhorar...na minha visão foi um erro de planejamento efetivação de Zé Ricardo em um ano tão importante com: Libertadores, CDB, Brasileirão. O Zé fez um bom trabalho inicialmente, mas já no final e 2016 vinha caindo, o time não apresentava variações, insistência com peças de valor duvidoso tendo peças melhores, e "convicções" questionáveis. Um perfil claro de quem não estava pronto, mas acredito que a diretoria bancou por "gratidão" visto que ele assegurou a vaga para a liberta e resolveu apostar. Mostrou-se a meu ver um erro (repito) e custou a Liberta e o Brasileiro. E vinha caindo de produção e evidenciando a cada jogo que o Zé tinha sobrevida por resultados magros às custas da individualidade, pois o coletivo não funcionava. E ele teimando em seguir suas "convicções" duvidosas. Não tinha mais como. Zé é um bom técnico, mas deram a ele um "peso" muito grande e não suportou levar... Bom, um resumo apenas.
    Agora ainda tem a CDB (estamos na final), e a Sul Americana. Rueda chegou e esta mostrando ótimo trabalho, já ficando claro que convicção não tem nada a ver com teimosia e vejo um horizonte maravilhoso. Tomara que tudo continue caminhando bem e que o ano de 2017 nos traga muitas alegrias ainda.

  • Muito boa colocação. Precisamos sim exaltar os prós e aprender com os contra. Manter o trabalho extra campo é fundamental! E que ano que vem que a gente consiga manter as peças chave (Diego, Guerrero, Everton Ribeiro, Everton, Diego Alves), peças boas e que completam bem o elenco (Arão, Berrio, Geovanio, Thiago, Cuellar, Trauco, Léo Duarte, Rhodolfo), mas que reforce os setores necessários (Precisamos rever a defesa, precisamos de 2 zagueiros, Juan se aposenta e Vaz deve ir embora, precisamos de laterais a altura do time, Pará, Rodinei e Renê são medianos/fracos, precisamos de um PRIMEIRO volante que saiba jogar, Cuellar parece evoluir, mas acredito que possamos ocupar a vaga melhor). Temos no elenco jogadores que até podem compor, mas muitos tem que partir (Gabriel, Mancuello, Romulo, Márcio Araujo, Paquetá, Vizeu, Muralha, e outros podem esvaziar a folha salarial....). Lembrando que Vinicius Jr sai no meio do ano e Conca no fim!

    • Sério? E se precisarmos disputar competições alternativas com o time B, o que fazemos? Contrataremos uma dúzia de jogadores, gastaremos rios de dinheiro e ainda torceremos para ver quais vão dar certo? Sem essa... &;-D

  • "Temos que ter sempre em mente que esse “saneamento administrativo”, além de estar ainda em curso, é algo prioritário e de “uso contínuo”. Não pode ser relegado a segundo plano em momento algum. É algo inegociável." -- Concordo plenamente, assino embaixo, com uma impressão digital para autenticar e uma gotinha de sangue para compactuar! Só não vou cuspir na mão e apertar a sua... &:-D

    • Tamo junto parceiro! E sim, não precisamos realizar esse ritual porquinho...kkkk

      Abraços!!!

  • Falar mal da gestão acontece por;
    Inocência
    Raiva pelo momento ruim
    Ou gente infiltrada nas redes sociais que não querem o bem do Flamengo.
    O Flamengo está no meio de um processo reestruturador que não é simples, afinal de contas por décadas foi roubado através de dirigentes safados que ainda hoje se acham no direito de opinar...
    Temos um bom técnico, um bom goleiro e assim nosso time está se modificando para melhor, evoluindo!
    SRN em qualquer situação!!!

    • Eu nem entro no mérito de gente mal intencionada...

      Abraços!

Notícias recentes

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

22/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

22/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

22/11/2024

Flamengo define futuro de Léo Ortiz após interesse da Juventus, diz jornalista

Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…

22/11/2024

Torcedor do Atlético-MG se revolta e rasga provocação do Flamengo em Minas Gerais: “1º campeão do galinheiro”

Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…

22/11/2024

Ídolo do Flamengo, Léo Moura manda recado a Filipe Luís e celebra ‘diferencial’ do treinador

Léo Moura gostou a escolha por Filipe Luís como treinador do Flamengo Filipe Luís foi…

22/11/2024