Vinícius Castro: “Os 5 principais desafios de Rueda no Flamengo”

Compartilhe com os amigos

Reinaldo Rueda assinou contrato com o Flamengo para um projeto longo. O vínculo vai até dezembro de 2018 e o técnico trouxe os escudeiros Bernardo Redín (auxiliar técnico) e Carlos Eduardo Velasco (preparador físico) para ajudá-lo na missão de transformar o Rubro-negro. A diretoria confia nisso e promete ter paciência com a adaptação do colombiano ao futebol brasileiro. É inegável, no entanto, que alguns desafios exigem pressa do atual treinador campeão da Copa Libertadores.

O Flamengo se perdeu na temporada e deixou o G-6 do Campeonato Brasileiro. A briga pelo título se tornou improvável, mas se posicionar entre os que disputarão a principal competição do continente no próximo ano é praticamente obrigação. Em paralelo, o time está nas semifinais da Copa do Brasil, nas oitavas da Copa Sul-Americana e ainda nas quartas da já esquecida Primeira Liga.

UOL Esporte reuniu cinco pontos fundamentais que Reinaldo Rueda precisará resolver de forma imediata para que o longo projeto não sofra abalos significativos logo no início. O comandante se mostrou motivado para o desafio.

“Vamos jogar com o DNA do Flamengo. A formação pode variar, mas no futebol falar é muito fácil. Temos a dificuldade de assumir um projeto que já está iniciado. Tinha ofertas de vários países, até na Colômbia. Não aceitei, pois a experiência mostra que é muito difícil. Mas penso que uma oportunidade como essa, do Flamengo, não é todo dia. Assumimos com o conhecimento de que temos metas imediatas, de médio prazo e apostamos no êxito”, afirmou.

Problemas na criação e gols perdidos

O Flamengo conta com jogadores de categoria rara no time titular. Diego e Everton Ribeiro são os responsáveis pela criação, mas estão nitidamente isolados em campo há algum tempo. Falta aproximação na equipe rubro-negra para que as jogadas saiam e se transformem em oportunidades concretas de gol. O Rubro-negro atual depende bastante de bolas paradas e dos cruzamentos para levar perigo aos adversários.

Não é o ideal em um clube com tamanho investimento e que conta com jogadores de qualidade para auxiliar os responsáveis pelo nascimento das jogadas. Guerrero, Everton, Geuvânio e Berrío são alguns deles. O problema é que quando as chances são criadas, o Flamengo tem desperdiçado com frequência. Encontrar o equilíbrio para que o time crie e arremate com sucesso é um dos principais desafios de Reinaldo Rueda.

Definição dos volantes titulares

A insatisfação de boa parte da torcida do Flamengo com Márcio Araújo coloca em situação desconfortável o setor de meio de campo. O camisa 8 tem sido titular absoluto sob o comando dos treinadores que passam pela Gávea, mas vive o momento de maior contestação entre os rubro-negros. Definir a dupla de volantes é quase que obrigação para Rueda ter tranquilidade.

O comandante já se mostrou um admirador do compatriota Cuéllar, o que leva a crer que ele terá mais oportunidades. Continuar com Márcio Araújo ou promover testes com Rômulo, Willian Arão e até Ronaldo trata-se de uma escolha inadiável. No momento, não é exagero dizer que para muitos flamenguistas tal decisão é mais importante até do que saber contra quem o rubro-negro entrará em campo no próximo jogo.

Recuperação dos contestados

Márcio Araújo é só um dos contestados no elenco rubro-negro. A lista tem jogadores como o goleiro Muralha, o zagueiro Rafael Vaz e o meia-atacante Gabriel. Nomes que entraram em rota de colisão com a torcida e quase não têm mais clima para atuar pelo Flamengo. Dar ânimo ao grupo, principalmente aos atletas perseguidos, será primordial no trabalho de Rueda.

Na entrevista coletiva de apresentação, o técnico se mostrou satisfeito com o que viu do grupo. Disse que o elenco não gosta de perder e demonstra uma disposição importante para trabalhar. É nesse ritmo que ele espera conquistar os jogadores. O primeiro contato foi positivo. As barreiras do idioma e metodologia serão derrubadas no dia a dia.

A defesa que virou uma “peneira”

Ponto forte do Flamengo por bastante tempo, o setor defensivo se transformou em uma “peneira” em pouco mais de um mês. Foram 17 gols sofridos em 11 jogos disputados. A queda de rendimento é flagrante. Existe insegurança dos zagueiros. Até o capitão Réver se perdeu nos últimos compromissos e colecionou falhas.

A cobertura dos laterais também deixou a desejar nas partidas recentes, enquanto os volantes não deram a proteção necessária. Reinaldo Rueda precisa equilibrar os setores para resolver o problema da defesa. Caso contrário, será difícil conseguir resultados no Flamengo.

Trazer a Nação Rubro-Negra de volta

Desmotivada com o time, mas confiante em Reinaldo Rueda. É assim que a maior parte da torcida do Flamengo se sente com a fase do clube em 2017. Com respaldo, o técnico espera ter sucesso para trazer os torcedores de volta. A conhecida Nação Rubro-Negra será fundamental para tentar salvar o ano com possíveis conquistas e deixar o terreno preparado para o projeto em 2018.

“A nossa gratidão aos torcedores pela recepção e por essa vontade de nos ter aqui como corpo técnico. Isso me dá muito orgulho. É algo histórico. Acho que tem 36 anos que o Flamengo não tinha um treinador estrangeiro. Espero retribuir a confiança da torcida, que nos respaldou desde a chegada”, encerrou Rueda.

Veja mais:

Rueda traz novos membros para a comissão técnica, mas mantem preparador de goleiros

Juca Kfouri sobre a declaração de Jair Ventura: ‘Que coisa medíocre’

Renato Gaúcho fala sobre Rueda: ‘Acho que, infelizmente, não vai dar certo’

Mauro aponta ‘corporativismo previsível’ de treinadores após declaração de Jair Ventura

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Recuperação dos contestados ? Pula esse desafio e siga em frente.

  • Marcio Araujo é irrecuperável!

  • Se acabar com a panelinha,com o “sentar” na titularidade e com o conformismo depois dos resultados negativos,aquelas frases famosas tipo…”serviu de aprendizado,o grupo cumpriu o que foi determinado,o adversário está de parabéns etc etc”,e colocar sangue nos olhos desse time,vamos melhorar!!

  • Tirando a “recuperação dos contestados”, todos os outros desafios podem ter solução rsrs pq seria cômico se não fosse trágico acreditar que esses jogadores ainda podem render alguma coisa. Boa sorte Rueda! Espero que faça um bom trabalho com esse bando (já comecei a cornetar kkk) SRN!

Comentários não são permitidos.