Notícias

Coluna do Torcedor: “Ninguém é insubstituível”

Salve galera!

É, estamos em setembro, prestes a jogar uma final importante. O título da Copa do Brasil seria muito bem-vindo para o Flamengo, após termos tantas decepções esse ano de 2017. Ano que começamos com grandes expectativas e acabamos nos frustrando. Não apenas pela eliminação na Libertadores, ou pela perda do Campeonato Brasileiro, mas pelo futebol que estamos jogando. Sem graça, sem ambição, sem criatividade, que nos faz questionar os treinadores que escolhemos, os jogadores que temos e a gestão de futebol do clube. Certamente o mau rendimento da equipe é uma questão complexa e existem vários fatores envolvidos, mas quero citar uma das coisas que não tem funcionado no flamengo: Diego.

Entre tantos jogadores mais contestados, e reclamações de falta de raça, pode parecer que quero me aproveitar da queda de rendimento do nosso camisa 35 para corneta-lo. Só que o problema não começou agora, apenas ficou mais evidente nas últimas partidas. Qual problema? Diego cria pouco. Cria pouco para a posição em que joga, e não é culpa de nenhum treinador, nem dos atacantes que jogam junto com ele. Tem muito recurso técnico, é ambidestro, joga de costas, mas prende demais a bola, e quase sempre erra os passes mais ousados, isso quando arrisca um passe vertical. Conduz a bola, mas dificilmente faz algo produtivo. Ou toca para alguém cruzar, ou cruza ele mesmo. Isso quando não toca para trás e atrasa as jogadas. É um jogador que precisa se reinventar se quer ser mais útil. O que fez Diego se destacar no Flamengo, desde que chegou, foram seus gols, já que a maior qualidade dele é o poder de finalização. Porém, precisamos de mais.

O contrário de Diego é Éverton Ribeiro. Vertical e objetivo, que desde o momento em que chegou tem produzido muito mais, dando criatividade e alguma vida para o futebol da equipe. A partida do Éverton contra o Sport não foi espetacular, mas foi muito boa: deixou o próprio Diego na cara do gol, construiu a jogada do nosso primeiro gol, arriscou chutes e marcou de cabeça no final. Será que o Diego desde que chegou ao flamengo já criou tanto numa partida quanto o Éverton Ribeiro criou nesta? Não sei, mas pra mim o camisa 7 é o melhor jogador rubro-negro. E se fosse realmente pra ter que escolher entre um e outro no time titular, a resposta seria fácil.

Só que não precisamos escolher, pois Éverton Ribeiro pode jogar muito bem pela direita ou pela esquerda, com Diego pelo centro. Na cabeça de todo mundo há um Mais Querido ideal assim, mas… nem tudo é como imaginamos. Se queremos mais criatividade da nossa equipe, concordo totalmente em jogarmos com dois meias. Dois meias, nenhum deles sendo o Diego. Porque, entre a sonolência e a apatia que temos visto, surgiu um fato novo, positivo: Lucas Paquetá. Após não impressionar muito pela seleção no Sul-Americano Sub-20, e nem nas primeiras oportunidades que recebeu no início do ano, nossa jovem promessa parece que amadureceu física e tecnicamente, tendo sido bastante usada por Rueda, inclusive como centroavante. Deu assistência pro Vinícius Jr, fez gol no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, entrou muito bem contra a Chapecoense no primeiro confronto pela Sul-Americana, participou da jogada do gol do Éverton Ribeiro contra o Sport, tudo isso recentemente. Versátil, raçudo e com excelente técnica, Paquetá dá sinais que pode ser o armador que o time precisa e, junto com Éverton Ribeiro, fazeê-lo jogar. Ao contrário de Diego, busca sempre acelerar o jogo com passes de primeira, tem excelente visão de jogo e qualidade de passe, e deve ganhar mais minutos e algumas partidas como titular pra mostrar se está mesmo preparado para assumir a bronca. Tenho bastante fé.


Veja mais:


Ainda que não seja imediatamente, acho que a troca de Diego por Paquetá pode e deve acontecer, pois ninguém se escala por nome ou salário, e não é um brilhareco do Diego ou uma partida ruim do Paquetá que fazem essa ideia sumir. Talvez seja algo pra pensar só em 2018. Mas Rueda tem que mostrar personalidade e escalar quem estiver melhor. Não estou dizendo que a culpa de todos os males do Flamengo é do Diego, pelo contrário, sem ele nosso ano teria sido um fracasso maior ainda. Os problemas da equipe vão muito além dele. Só que, a partir do momento em que uma opção melhor começa a aparecer, a manutenção do jogador vira teimosia. Mesmo se o jogador for convocado para a seleção (como foi o Muralha), ou seja considerado por alguns como o craque do time.

SRN

Nick Sousa

Quer ver sua coluna aqui no site? Envie para o e-mail redacao@colunadofla.com que avaliaremos ela


O conteúdo dessa “Coluna do Torcedor” pode não coincidir com o pensamento do Coluna do Flamengo. A responsabilidade é do autor.

Matheus Brum

Ver comentários

  • Nick Souza respeito sua opinião mas tirar o Diego do time não passa pela minha cabeça nem em sonho...Vc viu os jogos contra Sport e chapecoense com certeza...Diego ele sabe q não está bem mas está compensando com uma coisa q falta e muito pra esse time do Flamengo.. RAÇA, DETERMINAÇÃO E VONTADE DE VENCER...Ele está se esforçando um absurdo com combate direto aos atacantes e meias adversários sempre SEMPRE é ele q chega e fala" me dá a bola aqui" está em todas as partes do campo...acho meio equivocada sua impressão mas como disse temos o direito de concordar e discordar....eu discordo totalmente...Diego é IMPORTANTÍSSIMO para a meiuca do Flamengo...

  • Ontem os dois jogaram e gostei no geral, concordo que Diego precisa melhorar, mas eu não abriria mão dele, pois tem muita qualidade e pode definir em um lance. Diego tem se movimentado muito e mostrado vontade, isso eu vejo. O problema é a parte técnica, que realmente caiu muito. O Diego é aquele 10 mais clássico e gosta de conduzir a bola, nos tempos atuais isso não cabe mais...Diego tem que ser mais ágil e distribuir com mais velocidade o jogo. Pode ser um outro a fazer isso, e ele ficar na meia como armador...Everton Ribeiro tem mais agilidade, mas também oscilou. Acho que Rueda tem que dar aquele papo no Diego, ver se está tudo bem, em fim, se é questão de posicionamento...abrir mão do Diego eu não concordo, pois tem mutia qualidade. Ontem ele discutiu, tomou falta direto, se apresentou...vontade ele tem e muita. Acho que ele poderia jogar mais no meio recuado e passar a distribuir pegando de frente a bola...Essa flutuação é boa, mas tira a dinâmica dele com visto. Eu acho que é fase e tem que dar aquele papo nele sim, mas eu não o tiraria. SRN.

    • So um louco abriria mão do DR. Ir um jogo ou outro pro banco todos tem que ir.

      É humanamente impossivel jogar bem 4 jogos em 14 dias. Tem que rodar o elenco.

      E rodar não é por so reserva. Isso é pedir pra perder.

  • que texto horroroso, e pro seu azar ganhamos de 4x0 ontem...

  • Concordo que ninguém q ninguém é insubstituível, mas o Diego tem mais experiência e por mais que n venha jogando bem, em um lance pode fazer a diferença que o Paquetá n seria capaz de fazer

  • Do Diego vc sempre pode esperar algo. Um lançamento milimétrico, um chute de fora da área, uma falta bem batida. Experiente, habilidoso, humilde e joga pela equipe não é individualista. Não dá pra sair do time não

  • Concordo em partes. A verdade é: NINGUÉM É INSUBSTITUÍVEL. Ponto. Diego é um ótimo jogador e até alguns meses era um dos poucos jogadores regulares que sempre entregou muito em vontade, raça e produtividade. Eu já falava isso desde o ano passado: ele não tem a caracrerística de um meia armador clássico, aquele que vai deixar os atacantes na cara do gol. É mais um condutor de bolas, que inicia as jogadas, tabela com o centroavante ou pontas, aparece bastante dentro da área e tem ótima finalização, tanto é que desde que chegou tem uma boa média de gols para um meia e tem feito gols de um típico centroavante. Além de ser um jogador multifunção. Já jogou como volante, meia, atacante e centroavante. Busca a bola dos zagueiros, conduz bem a bola até o ataque, tabelava com os atacantes, finaliza bem de fora da área, bate faltas e escanteios e tem faro de gol.

    A questão é que ele está em péssima fase, que já perdura alguns meses, com algumas partidas de destaque. Quem acompanha meus comentários sabe que não gosto da titularidade por nome. Pode ser que um possível substituto não entregue o mesmo que o Diego durante as suas melhores fases. Mas um jogador que atue mais coletivamente e tenha um percentual aceitável de acerto de jogadas, mesmo que não faça uma partida espectacular, conseguirá contribuir muito mais para uma equipe do que um craque em péssima fase que, na expectativa dele decidir em um lance, é mantido durante os 90 minutos passando 89 deles errando tudo o que tenta. Fora que desgasta o jogador sem necessidade. Vimos há pouco tempo o Arão, que fez um ótimo primeiro semestre de 2016 e, depois daquela fatídica partida contra o Botafogo na Ilha, não jogou mais nada e só foi se desgastando com a torcida. Eu já não aguentava mais vê-lo se arrastar em campo e errar todas as jogadas, tanto que pedi a sua saída.

    Diego tem prendido muito a bola (mais do que normalmente faz), matado alguns contra-ataques, errado passes alguns agudos como o próprio autor falou, enfim, não é nem sombra do jogador que até um tempo era o melhor disparado do time. Por outro lado, não acho que ele deva ser banco agora. Temos a final da Copa do Brasil em que precisaremos muito dele se estiver focado. Além disso, não se procurou um substituto para ele. Seria loucura pôr um jogador que não vinha jogando na posição para disputar a final. Fora que o time como um todo está mal. Poucos se salvam. Mais tarde, se o time melhorar o rendimento e o Diego continuar tendo atuações ruins, terá que sair. Ficar no banco por algum tempo e dar uma sequência ao substituto. Elenco é para isso também. Não entendo a dificuldade de muitos treinadores (não estou me referindo ao Rueda) em não entender que insistir em um jogador em má fase só prejudica o próprio jogador, o próprio técnico, que o mantém, o reserva da posição, que se desmotiva ao ver que mesmo o titular estando mal não receberá oportunidades, e principalmente, o time.

    • Perfeito.

      Só não acho que a fase do DR está tão ruim assim. Nos que esperamos demais dele.

      Sou da opinião que tem sim que rodar o elenco. Qual problema de entrar com time quase titular e uma ou duad mudancas e o Paqueta no lugar do DR? Ou o MS no lugar ER?

      Isso é algo que realmente da experiencia a base, jogar com um time arrumado.

      Não em um catadão.

  • Diego já não é mais aquele jogador do passe inesperado, mas é o cara que compõe o meio campo, que cadencia o jogo, que é referência no time pela liderança que exerce em campo, experiência e inteligência. Então hoje ele é sim insubstituível, porque o time não tem outro jogagador que jogue dessa forma, com as características dele. Ele forma o meio campo com um cara de marcação e que sai bem com a bola de trás, que é o Cuéllar e com o jogador que tanto marca bem como tem o passe inesperado, que é o Arão. Tanto o Diego quanto o Arão sabem aparecer bem no ataque, com boa capacidade de finalização. O time tá fechado com estes três. O Everton Ribeiro é um baita jogador e, na minha opinião, pode ser titular também, ali onde jogou, pela esquerda. Na direita o Berrio. Everton e Vinícius Jr. como opção no banco. Agora o Rômulo e o Geovânio me preocupam. Deveriam estar melhores, mas ainda acredito que possam desenvolver ao longo do ano. Estou gostando do trabalho do novo treinador até agora, está sendo satisfatório é muito melhor do que o anterior.

    #SRN

    • Com certeza Flavio H Ferreira. É um dos melhores terceiro homem do meio campo, não é atoa que foi convocado, só não enxerga quem não sabe analisar o jogo ou quem fica querendo arrumar problema que não existe. #SRN

    • O cara é um armador que rouba bola e arma o jogo, corre o tempo todo.

  • Ate o diego machucar ele arrebentava,no jogo contra o atletico pr destruiu ...
    Então tenho minha opiniao formada sobre a queda do diego !
    1 voltar de contusão nao eh fácil ainda mais de joelho;se demora pra ter ritmo
    2 quando ele voltou o time estava numa fase ruim
    3 o ze ricardo estava prejudicando o rendimento do diego fazendo ele voltar perto dos zagueiros buscar a bola e insistindo com marcio araujo(nada contra mas nao pode ser titular quem sabe pro segundo tempo)pois essas constantes voltas pra buscar a bola faziam ele se desgastar demais e faltava perna pra criar vi isso acontecer varios jogos!
    Ele eh um meio de criação nao pode se matar de marcar, ou o forte do Zico era marcação?
    Meia tem q decidir na qualidade! dai se alguem me falar que falta vontade pro diego veja os jogos e conte quem eh o jogador do flamengo que da mais carrinho,nao tem um jogo q o diego nao de um monte deles ....
    Pra mim esse texto ai de cima eh um lixo e o cara so sabe cornetar pois argumentos eu trouxe cade o dele no texto,e não estou falando q o diego esta bem .... mas pra mim eh consequência de circunstâncias que ocorrerão.
    Ele eh decisivo e sera na quarta

      • Eh amigo tem muito cara q so ve resultado,tem que ver o jogo e entender oq esta acontecendo.
        Eu ando ate com medo do diego machucar de novo de tanto carrinho besta que ele da

      • Vamos acreditar renan que o grande jogo do diego será no mineirao !!!! Vamos mengao

Notícias recentes

Marcelo aparece em jogo do Flamengo após rescindir contrato com o Fluminense

Marcelo acompanhou a vitória do Flamengo do estádio no último domingo (03) O Fluminense anunciou…

04/11/2024

Presidente do Atlético-MG ameaça Flamengo e faz promessa a torcedores antes de decisão da Copa do Brasil

Flamengo tem dois gols de vantagem contra o Atlético-MG, assim como 2014 O Flamengo venceu…

04/11/2024

Jornal argentino afirma que De La Cruz pode voltar ao River Plate: “Não está adaptado no Flamengo”

De La Cruz está fora dos gramados, pois se recupera de lesão muscular O meio…

04/11/2024

Landim anuncia técnico do Flamengo para 2025, se chapa de Dunshee for eleita

Atual mandatário seguirá na diretoria do clube, caso situação ganhe a eleição O mandato de…

04/11/2024

Léo Ortiz desabafa após vitória do Flamengo sobre o Atlético-MG na Copa do Brasil

Léo Ortiz formou dupla de zaga do Flamengo ao lado de Léo Pereira no último…

04/11/2024

Arrascaeta revela preocupação com saúde de Filipe Luís após vitória do Flamengo: “Assim vai morrer”

Em tom de descontração, Arrascaeta falou de Filipe Luís como treinador do Flamengo O Flamengo…

04/11/2024