Fla é o clube que mais “perdeu” público entre 2016 e 2017 no Brasileirão

Compartilhe com os amigos

Em 2016, o Flamengo peregrinou por diversos estádios do país. Sem casa fixa, por conta de obras no Maracanã, visando a disputa dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, o Mais Querido teve média de 24.542 pessoas por partida como mandante.

Em 2017, o Mengão arrumou uma casa. Enquanto espera o edital do Maracanã e trabalha com a hipótese de construir um estádio próprio, o Fla manda as partidas na Ilha do Urubu. No entanto, mesmo com lugar fixo, a média de público diminuiu para 14.574. Queda de 40% em relação a 2016, o maior entre as 16 equipes que disputaram os dois torneios.

Nos dados tem que ser levado em consideração que o palco, localizado na Ilha do Governador, tem capacidade máxima para 20.215 pessoas. Nos jogos realizados no estádio, a média de pagantes é de 11.936 pessoas por partida, o que gera uma taxa de ocupação de 59%.

O maior público da Ilha foi registrado no confronto entre Flamengo e Grêmio, onde os gaúchos venceram por 1 a 0. 16.960 espectadores, ou 83% do estádio assistiram à derrota flamenguista. Entretanto, o embate representou apenas o 12º maior público da equipe no ano.

Um dos motivos apontados para essa dificuldade de lotar o estádio é a alta taxa de preços praticados pela diretoria. Com ticket médio custando R$57 reais, a cúpula rubro-negra “força” o torcedor a se associar, para conseguir melhores descontos e redução no preço médio.

Essa política tem causado uma lógica inversa: prejuízos. Se um dos motivos de não jogar no Maracanã é por causa das despesas, na Ilha, as últimas partidas também tem registrado déficits. Contra Atlético-PR, Atlético-GO e Sport, o clube pagou para jogar.


Veja mais:


Internamente, uma das explicações para este fenômeno é o fato da equipe não estar brigando pelo título do Brasileirão. A expectativa é que no próximo jogo realizado no estádio, nesta quarta-feira (20), contra a Chapecoense, pela volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana, as arquibancadas estejam cheias. No entanto, até agora, apenas 5.000 ingressos foram vendidos. Há descontos nos bilhetes, mas apenas para os sócios torcedores.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Acho o time fraco, veja bem antes de ser xingado…O TIMEEE e não o elenco. Eu não pagaria para ver esse time dorminhoco em campo. E quando enche?? O time perde ou empata. Por favor coloque um time descente que a torcida volta sejam ingressos a 10 ou a 100 reais, mas com time sem vergonha nem de graça. sRN

  • Por que sera,heim…?

  • E tem gente querendo estádio pra 50 mil , não consegue colocar 15 mil na ilha , aí fica com essa de que não é jogo de grande apelo. Então é melhor reformar a Gávea mesmo pra capacidade de 20 mil. E jogos de grande apelo aluga o Maracanã.

  • Análise ridícula!!! O flamengo esta jogando em um estadio onde so pode colocar 16 mil pessoas …..

  • A capacidade da ilha nao chega nem perto da média de 24 mil que obtivemos no ano passado em outras praças espalhadas pelo país, além da decepção na liberta….
    Isso não nos deixa menor HAHAHAHA SOMOS GIGANTES e vamos ###### as marias dia 27 la em minas … #TETRA #SRN

  • Daqui a pouco chega aquele tão de Alex curintiano pau nu cu pra falar que a torcida do curintia vai passar a do Mengão em breve kkkkkkkkkk

  • A análise dos números deveria levar em conta alguns fatores a mais na minha opinião:

    – arrecadação bruta até o momento;
    – arrecadação liquida até o momento;
    – projeção de arrecadação líquida no planejamento financeiro do clube para o item;

    De posse dessa análise, sabendo que:

    – o Flamengo vive sim a transição e opção de casa própria enquanto o Maracanã é vilipendiado tanto pela Concessionária, quanto pelo Estado;
    – Quanto das taxas de ocupação tem sido usadas pelas gratuidades.

    Poderíamos aí sim traçar uma análise mais sólida e compará-las contra os demais times da série A.

    SRN

  • Também é só decepções e eliminações humilhantes, queriam o quê?

Comentários não são permitidos.