Fred Gomes: “Por que Thiago ou Muralha precisam jogar no Fla antes da decisão”

Compartilhe com os amigos

Não há dúvidas na Gávea de que o jogo mais importante do ano está marcado para 27 de setembro, no Mineirão. Em Belo Horizonte, Cruzeiro e Flamengo decidirão quem será o campeão da Copa do Brasil de 2017. Nesse intervalo, porém, o Rubro-Negro terá cinco jogos pela frente, os três últimos no Rio de Janeiro. É o momento de dar ritmo aos que estão habilitados para jogar contra a Raposa.

Diante disso, eu, que não sou preparador de goleiros nem um ex-jogador da posição, opino: seja quem for o escolhido de Reinaldo Rueda, Thiago ou Alex Muralha precisam de uma sequência para chegarem prontos para a final.

Diego Alves é o titular absoluto e ninguém contesta.

Tem seis jogos apenas como rubro-negro, mas seguirá como dono da posição na temporada 2018. Em minha opinião, a saída de Diego por três rodadas, apesar da exposição psicológica à qual estão submetidos Thiago e Muralha, não influenciará diante do bom time que o Flamengo possui.

Sequência para o goleiro da Copa do Brasil: Sport (17/09), Chapecoense (20/09) e Avaí (23/09)
Na semana anterior à final da Copa do Brasil, o Flamengo jogará três vezes no Rio de Janeiro em seis dias. É a hora de Thiago ou Muralha terem sequência e, consequentemente, ganharem ritmo e segurança para a decisão contra o Cruzeiro.

  • Curiosidades:
    Muralha foi titular até 27 de junho, quando falhou feio em gol do Sport.
  • Thiago assumiu o gol no jogo seguinte, contra o Avaí, e atuou 13 partidas em sequência.
  • Após a barração de Alex Muralha, o Fla jogou 25 vezes. Thiago foi titular em 15, Muralha, em quatro; e Diego Alves, em seis.

Características de Thiago e Muralha

Em contato com pessoas que convivem com os dois, o GloboEsporte.com conseguiu informações a respeito dos perfis de ambos.

Thiago

Thiago é visto como homem de personalidade e com psicológico forte. Amostra disso foi dada após a falha contra o Cruzeiro. Encarou os microfones de peito aberto e disse que “jogando no Flamengo, não se pode levar um gol desse”.

Quem trabalhou com Thiago em seu início no Rubro-Negro afirma que desde a base ele vem desenvolvendo equilíbrio e maturidade para encarar momentos de dificuldade. Sempre teve perfil de liderança nas divisões inferiores.

Embora tenha um elenco bastante unido, é inegável que o Flamengo tem diferentes grupos: o dos evangélicos, os Garotos do Ninho e o dos gringos, por exemplo. Sério, mas muito bom de convívio, Thiago transita bem em todos. É possível ver em vídeos de bastidores exibidos pelo clube que sempre está nas rodas de altinha e com diferentes jogadores.

Outra característica, esta compartilhada com os jovens Lucas Paquetá e Vinicius Júnior, é a paixão declarada pelo Flamengo. Nas redes sociais, chegou a escorregar aos 17 anos, quando já era goleiro do clube. Cornetou João Paulo, lateral que vivia péssima fase, e acabou tendo que deletar o Twitter. Não gosta de comentar o fato, mas ganhou o apoio de muitos torcedores após tal manifesto.

Alex Muralha

Simpático e também querido pelo elenco, Alex Muralha é pacato. Conversa com todo mundo, mas é mais quieto. É outro cara “de grupo”: fez questão de dar um abraço em Thiago após o erro contra o Cruzeiro. Os dois são amigos e tiraram fotos com a taça do Carioca juntos enquanto celebravam o triunfo sobre o Fluminense.

Convocado por Tite em 2016, Alex Muralha chamou atenção por crescer na frente dos atacantes. Num jogo simbólico do Brasileiro passado, pegou muito e parou Gabriel Jesus cara a cara no início do duelo, que terminou em 1 a 1 no Allianz Parque.

Tem ao seu favor experiência e idade – faz 28 anos em novembro, enquanto Thiago tem 21. A ida para a Seleção, aliada ao grande Brasileiro realizado com a camisa do Figueirense em 2015, faz com que todos tenham a impressão de que Muralha não desaprendeu a agarrar.

Fato é que em desembarques e ao longo das partidas exibe abatimento com críticas e erros. Abala-se com facilidade. Tem o apoio dos companheiros, que se fecharam por ele após falha em cobrança de falta contra o Paraná, duelo pela Primeira Liga no qual não pegou nenhum pênalti após 1 a 1 no tempo normal. Ainda não conseguiu recuperar a autoestima desde que virou alvo.

Somado a isso tudo, abalou-se ainda mais após ter sido exposto na capa do jornal “Extra” no último dia 1º. No alto da página, um “comunicado” avisava que Alex Roberto perdera o direito de ser chamado de Muralha.

Rebateu com nota oficial, afirmando que sentira humilhado e que lhe fora dado tratamento de bandido.

 


Veja mais:


Em quem apostar?

Listadas as características e levando em consideração o momento de ambos, eu, caso fosse Reinaldo Rueda, escolheria Thiago. A torcida mostrou mais paciência com ele após o erro diante do Cruzeiro, e a pressão naturalmente é menor.

Caso Muralha seja escalado e erre na finalíssima com a Raposa, além de decretar o fim de sua passagem pela Gávea, arrisco-me a dizer que o goleiro teria dificuldades para se recompor rapidamente. E, além da opção técnica, tenho a percepção de que é o momento de se preservar o ser humano.

Pelo que já apurei e diante do momento psicológico de ambos, afirmo que dificilmente Thiago não iniciará a finalíssima contra o Cruzeiro, no dia 27 de setembro, às 21h45, no Mineirão. Em caso de redenção, com paciência, ele terá seu espaço no Flamengo um dia. Tem apenas 21 anos, 11 a menos do que Diego Alves.
Compartilhe com os amigos

Veja também

  • A sequência vai ser muito importante para não chegarem no jogo da final com muito tempo sem disputar uma partida.
    Ainda prefiro o Tiago Ao invés do Alex, a falha do Thiago aconteceu pela primeira vez, a do Muralha já foram várias, e de diferentes erros mostrando que não se trata apenas de uma deficiência técnica

  • Vale lembrar que na copinha, ele bateu o pênalti, perdeu, e mesmo assim foi o herói do título nos pênaltis (se não me engano o Paquetá fez gol).

    • A última batida do pênalti foi do Patrick

  • Aposto nos dois, mas não no nosso despreparador de goleiros. Contratem pra ontem o cara que treinava Diego Alves.

  • Faria o seguinte: hoje contra o Botafogo, colocaria o Diego Alves. Nos outros 4 jogos que antecedem a final, em dois colocaria o Muralha e nos outros dois o Thiago. Quem estiver melhor, joga contra o Cruzeiro.
    As falhas dos nossos goleiros estão sendo grotescos, mas ao meu ver o maior culpado dessa fase ruim deles é do Vitor Hugo.
    Os treinos que ele dá são ridículos. Não dá para querer grandes atuações dos nossos goleiros quando eles não são exigidos nos treinos.

  • Acho que já passou da da hora da diretoria mudar o preparador…
    Alguns que poderiam ser observados:
    Cruzeiro, Inter, Botafogo, grêmio, Corinthians
    Todos têm bons preparadores de goleiro.
    E ainda tem o que treina o Diego Alves.

  • Muralha também parou o grafite alguém lembra? Fora esse preparador fajuto

Comentários não são permitidos.