Marcos Almeida: “Flamengo precisa pensar além do Rio de Janeiro”

Compartilhe com os amigos

O canto “Acima de Tudo Rubro-Negro” deveria ser abolido dos estádios. Primeiramente, pelo erro de coerência: “Amor maior não tem igual”. Se há amor maior, não é igual. Se há amor igual, não é maior. Mas, principalmente, por essa história de “o Mundial vocês nunca vão ter”.

A gente canta isso contra todo mundo. Soa pra lá de patético diante de São Paulo e Santos. Não faz sentido algum frente a Corinthians, Grêmio e Internacional. Faz diante dos rivais cariocas. E aí mora um dos piores aspectos do Flamengo nos últimos quase 20 anos: Passamos a nos importar somente com o Rio de Janeiro.

Em confrontos diretos contra os grandes brasileiros, levamos vantagem sobre apenas 4: Atlético-MG e os 3 cariocas. Mais ano, menos ano, o Cruzeiro poderá conquistar o Mundial. Atlético-MG, Palmeiras… Continuaremos cantando até que um outro clube do Rio de Janeiro chegue ao topo do planeta.

E ainda que os demais brasileiros esbarrem nos milionários europeus, continuarão reinando por aqui. O rubro-negro de 30 anos já viu Corinthians, São Paulo e Internacional campeões do mundo. Santos, Palmeiras, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio e Vasco conquistando da América. E o Flamengo sequer passou das quartas de final da Libertadores.

Torneio Rio-São Paulo à parte, temos mais títulos de todos os campeonatos que Botafogo, Fluminense e Vasco. Eles colecionam rebaixamentos, nós nunca caímos. Além de tudo, nossa torcida é muito maior. “Oooh… Melhor do Rio!”

Canto mais abominável ainda, entoado pela Nação diversas vezes (até para comemorar uma 12ª posição no Campeonato Brasileiro!). Conforme celebramos rebaixamentos de rivais cariocas, paulistas, gaúchos e mineiros aumentam as galerias de troféus. O Cruzeiro acordou com um a mais na estante. “Ao menos”, com isso, o Flamengo entrou no agora G-7. “Iiih, Libertadores qualquer dia tamo aííí…”.

Para sermos eliminados na fase prévia ou então na de grupos. Para culparmos, de novo, o azar. A bola que não entrou, a improvável combinação de resultados. Não importa se meia dúzia de jogadores nossos pague a folha salarial dos outros 3 elencos da chave. Se dermos novo vexame, não haverá problema. A vantagem sobre Vasco, Fluminense e Botafogo ainda será grande.

Assim a gente perde mais um ano sem se abater. A Copa do Brasil foi para as mãos de um time que jogou com o regulamento embaixo do braço. Na ausência do gol qualificado, igualdade no placar agregado dava ao Cruzeiro a “vantagem” de levar a decisão para os pênaltis.

Acreditamos, torcemos sempre. Mas o intervalo entre o apito final e a primeira cobrança foi o suficiente para o rubro-negro assimilar o vice-campeonato. Surreal. Junta à esperança da vitória, a certeza da derrota. O Flamengo, que não perdia uma disputa de pênaltis há 13 anos, saiu derrotado das 3 que jogou em 2017. Sem ter sequer um disparo adversário defendido.

A culpa não é de Alex Muralha, tampouco de Thiago, que falhou no jogo de ida. Eles estão lá fazendo o que sabem. Eduardo Bandeira de Mello e seu departamento de futebol que avaliaram que os dois goleiros seriam o necessário para a temporada.

Eduardo Bandeira de Mello e seu departamento de futebol que não cobram do time. Do “supercentroavante” Guerrero, que só marca no Estadual, desaparece em jogo grande, soma mais cartões que gols, bate mal pênalti. Do craque Diego, que não solta a bola nem sob tortura, erra passes, não decide, bate pênalti pior ainda. “Ídolo” que, aliás, outro dia elogiou o ano do Flamengo:

“Se analisar a temporada até agora, não alcançamos um grande objetivo, que era classificar na Libertadores, mas fomos campeões de forma invicta no Carioca. As equipes cariocas têm mostrado, umas mais e outras menos, que são competitivas e difíceis. Não perdemos para nenhuma delas. Fomos campeões de forma contundente, jogamos em estádios e ambientes diferentes.”

Parece que Diego entendeu como funciona o Flamengo hoje: o importante é se manter acima dos rivais. Enquanto não cairmos, estará tudo bem. Olhem só Botafogo, Fluminense e Vasco… Enquanto isso, taças são distribuídas por São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.


Veja mais:


“O Flamengo de agora tá bom, pô. Antes era todo ano brigando pra não cair”. Argumento comum, corriqueiro, que ilustra a pequenez do atual pensamento rubro-negro. O gigante Flamengo, vencedor, clube mais querido do país, toma por parâmetro o rebaixamento.

Se “o Mundial vocês nunca vão ter” é impossível saber. Tão quão se nós o teremos de novo. Certo é que o de 1981 é do Flamengo. E a Copa do Brasil 2017 é do Cruzeiro.

Fonte: Blog Nosso Flamengo | ESPNFC

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • EU NÃO SEI QUEM É ESSE IMBECIL CHAMADO MARCOS DE ALMEIDA, MAS ESSE ANIMAL SEM RABO, DESCEREBRADO NÃO DEVE SABER QUE O FLAMENGO É HEXA CAMPEÃO BR, O FLAMENGO É CAMPEÃO DO MERCOSUL, O FLAMENGO É CAMPEÃO DOS CAMPEÕES ESTADUAIS, O FLAMENGO É TRI-CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL, O FLAMENGO ´DA LIBERTADORES, O FLAMENGO É CAMPEÃO MUNDIAL INTERCLUBES — SERÁ QUE ESSE DESCEREBRADO SABE QUE TEM CLUBE NO BRASIL QUE SE DIZ GRANDE E NUNCA GANHOU UMA LIBERTADORES OU MUNDIAL DE CLUBES ? ALIÁS, TEM CLUBE QUE SE DIZ GRANDE NO BRASIL E NUNCA GANHOU SEQUER UMA ( COPA DO BRASIL QUE É O CASO DO SPFC, BOTAFOGO E MUITOS OUTROS – TEM CLUBE NO BRASIL QUE SE DIZ GRANDE E HÁ 38 ANOS NÃO GANHA UM BR QUEÉ O CASO DO INTERNACIONAL- TEM CLUBE NO BRASIL QUE SE DIZ GRANDE E HÁ 47 ANOS NÃO GANHA UM CAMPEONATO BRASILEIRO COMO É O CASO DO PATÉTICO MINEIRO — TEM CLUBE NO BRASIL QUE SE DIZ GRANDE E HÁ 22 ANOS NÃO GANHA UM CAMPEONATO BRASILEIRO COMO É O CASO DO GRÊMIO – JUNTANDO ESSE TRIO QUE SE DIZ GRANDE SÃO 105 ANOS SEM GANHAR UM CAMPEONATO BRASILEIRO — O RIO GRANDE DO SUL SOZINHO ESTÁ HÁ 59 ANOS SEM GANHAR UM BR — QUER MAIS, SEU RETARDADO ? EU AINDA NÃO FALEI DOS CLUBECOS VAGABUNDOS QUE SE DIZEM GRANDES E FORAM ULTRAJADOS COM A MAIS REPUGNANTE DAS HUMILHAÇÕES QUE É SER REBAIXADO PARA SEGUNDA DIVISÃO, ENQUANTO O MANTO SAGRADO NUNCA FOI DESONRADO E JOGADO NA LAMA FÉTIDA, IMUNDA E PESTILENTA DA 2ª DIVISÃO — É INACREDITÁVEL, MAS BASTA O FLAMENGO PERDER UMA DISPUTA DE PÊNALTIS PARA APARECER VAGABUNDOS DO BAIXO CLERO DA IMPRENSA ESPORTIVA PARA ( CUSPIR ESPERMA ) OS VAGABUNDOS SÃO UNS IDIOTAS, ESTÚPIDOS, IMBECIS, DEMENTES, RETARDADOS E ACHAM QUE POR RANCOR E INVEJA PODEM DETONAR O MAIOR CLUBE DO BRASIL IMPUNEMENTE — ESTOU AQUI PARA HUMILHAR ESSES DESCEREBRADOS, RETARDADOS COM 50 DE QI- ALIÁS, QI DE AMEBA —

  • Só falou verdades..e a tempos falo isso,nossa torcida e fanfarrona,joga o q tem de vexame pra debaixo do tapete,gosta de oba oba como esse tal cheirinho q virou zoação..aerofla pra qualquer um q chegue,até técnico..aerofla pra título,não ocorre…e a torcida não toca no assunto,afinal somos a marca mais valiosa… é amigos…somos a versão brasileira do arsenal da Inglaterra…

  • Sabia-se que a chance do Flamengo ganhar o jogo seria no tempo normal, caso fosse a pênaltis fatalmente perderíamos o jogo. Agora, a culpa foi do Diego por perder a cobrança. Por não chamar a responsabilidade do jogo, coisa que todo craque, mais caro, maior salário, mais rodado deveria fazer! Quanto ao Muralha, nota-se que ele é totalmente destreinado, nem cair ele cai direito na hora das cobranças, quem dirá acertar o lado da cobrança.

  • belo texto

  • Excelente texto!!!

  • Perfeito.
    Ainda temos o cheirinho da sulamericana no caminho…

    • O texto fala exatamente disso..o tal cheirinho…embora temos o time completo a disposição pra sulamericana, a postura do flamengo é o futebol totalmente desarrumado que vem sendo jogado o ano todo..me faz ter a quase certeza de uma eliminação em qualquer uma das fases seguintes..

  • É isso mesmo . bem texto.

Comentários não são permitidos.