Pasmaceira!

Compartilhe com os amigos

Pasmaceira – contemplação sem objetivo explícito; estado ou situação caracterizada pela falta de interesse; apatia.

Essa palavra define perfeitamente no que o time do Flamengo está se tornando. No último domingo, pudemos perceber parte disso e ontem os jogadores nos passaram a impressão que, de fato, não estão nem aí pra nada! Como diriam nossos pais: “Não querem nada com a hora do Brasil”!!! Inaceitável a postura da equipe. Apática, acéfala, anômala, tétrica!

Ontem os caras conseguiram iritar a magnética ao tomarem sufoco, no segundo tempo, de uma equipe que ganhou 4 dos últimos 40 pontos disputados. Isso mesmo: o aproveitamendo da Chape foi de 10% na última dezena de jogos. E ficou barato! Muito barato, uma pechincha! Ontem fomos envolvidos por uma equipe que não tem condições técnicas de estar na série A. Parecia treino de ataque contra defesa.

Agora lhes pergunto: como fazer para que nossos jogadores ajam de maneira diferente? Como incutir dentro de suas cabeças-ocas de que eles jogam pelo maior time das Américas? Como imbuí-los de raça e vontade para serem campeões? Isso não deveria ser preciso, jogar no Flamengo é, por si só, a maior das motivações. Mais uma vez repetirei a frase que está se tornando quase um mantra: a cobrança deve ser descendente! E ela é inexistente!

Vamos ver se Rueda conseguirá mudar o comportamento dessa equipe. Ontem, na coletiva, ele estava nitidamente inconformado com a forma de atuação da equipe. Um técnico estrangeiro que parece conhecer a grandeza do Flamengo muito mais do que os atletas que são dirigidos por ele. Ontem o comportamento dos jogadores foi inaceitável. Esse tipo de postura em campo coloca em dúvida, inclusive, toda a culpa atribuída ao antigo treinador.

É lógico que ele teve sua parcela de ônus, imputada precipuamente ao escalar os perebas em detrimento aos melhores, coisa que não acontece com Reinaldo Rueda, mas a apatia apresentada pelo time é praticamente a mesma. Ontem vimos um Flamengo totalmente ausente do jogo, como se fosse um time autista, vivendo dentro de sua concha, quase um Rain Man!!!

Sinto que os atletas estão acomodados. Essa é a questão. Não há cobrança efetiva! Não há quem possa me convencer do contrário. Sem VP de futebol (EBM é um mero torcedor acumulando esse cargo) não existe comprometimento com a vitória e a cobrança pela entrega de resultados. E o Mozer? E o Rodrigo Caetano? Cadê a cobrança, galera? Abram seus olhos!!!

Salários em dia, CT de primeiro mundo, psicólogo, CEP com câmara hiperbárica, alimentação balanceada… O que mais precisam para entregar minimamente o que se espera deles? Já lhes respondo: COBRANÇA!!! Isso está em baixa neste Flamengo Azul. Podemos perceber essa pasmaceira geral pelo discurso de nosso presidente. Perdeu? Tá bom. Ganhou? Tá bom. Empatou? Tá bom. Pô, então quando é que tá ruim!?

E o que acontece? NADA! Aliás, os caras ganham um dia inteiro de folga depois de um jogo vergonhoso, abaixo do mínimo aceitável. É lógico que eles precisam descansar. Não sou nenhum energúmeno para pensar o contrário, mas o dia todo? Que tal meio período? Isso é jeito de tratar um elenco após uma derrota como essa? Premiando a incompetência? Passando a mão na cabeça de atletas mimados e amparados por discursos protecionistas? Se fosse eu, na condição de atleta do clube, me reuniria com o resto do elenco e pediria para treinar e tentar sair o quanto antes desse estado letárgico que se apresenta.

Peço, reiteradamente, que a diretoria pare com isso! Deixem nosso treinador trabalhar e lhe dêem o suporte necessário. É premente a necessidade de um choque de realidade. Lembram-se quando foi necessário um choque na gestão para que colhéssemos os resultados financeiros? É quase a mesma coisa. O que difere são apenas os meios para a obtenção de resultados, pois futebol não é ciência exata.

Mas até para uma ciência “inexata” podemos mensurar e vislumbrar quando obteremos os resultados esportivos ou não. E o fundamental para isso é a mudança de postura. Mais uma vez repetirei aqui outra frase da qual eu gosto muito: “o primeiro sinal da quebra dos paradigmas é a mudança de comportamento”. Simples assim!

Tenho saudades de quando sofria com times infinitamente inferiores tecnicamente mas que entregavam tudo e mais um pouco dentro do campo. Times com vontade de vencer, com sangue nos olhos. Fomos campeões desta forma incontáveis vezes. Suplantamos times infinitamente superiores tecnicamente com a raça flamenga habitual. Esse rubro-negrismo está em baixa nesse elenco e nessa diretoria fria. São numericamente corretos, mas falta tesão!

Isso é o que estamos cobrando! Raça, amor, paixão! Não, não queremos que a diretoria deixe de fazer com as finanças o que vem fazendo, não se trata disso. A gestão financeira é louvável! Não pleiteamos mudança física, mas mental, comportamental. Sejam mais aguerridos, mais humanos, menos robôs! Deixem-se levar mais por suas intuições do que pelo lado puramente numérico. Futebol não admite fórmula mágica, não existe demostração e nem prova-real de catedrático algum que comprove o contrário. Nós devemos utilizar os números como auxiliadores para nossas decisões e não tomarmos decisões ancorados a eles.

O futebol do Flamengo está sendo relegado a segundo plano. Isso nunca foi feito. E devemos garantir que nunca será! Precisamos começar a tratar o assunto (carro chefe da arrecadação – pedra fundamental para a existência do C.R. do Flamengo) com a importância a que ele é intrínseca. Que haja cobrança por resultados, que haja seriedade, comprometimento real. Que a diretoria aja com a agressividade que vemos quanto ao controle financeiro, com austeridade e cobrança sobre as metas a cumprir.

Olhar no olho dos jogadores é fundamental! Rueda é bom nisso! Se vocês, diretores, não têm força moral ou psicológica para cobrarem dos atletas, deixem que nosso treinador possa conversar e olhar no olho de cada um dos jogadores deste elenco para que ele possa sentir com o que cada um pode contribuir. Só assim ele poderá separar o joio do trigo para inicar o trabalho com os jogadores que ele possa realmente contar para a próxima temporada.


Veja mais:


Isso é fundamental! Fará com que a atitude mude para que possamos ser, realmente, um TIME de futebol. Precisamos de uma sacudida, de um empurrão, quiçá um tapa na cara. Mas a reação deve ser imediata se quisermos ser campeões de alguma coisa ainda este ano (estadual? tá de sacanagem, né?). E o ano mágico prometido vai sendo adiado ao longo do tempo. Até quando? Eu já cansei de falsas promessas. E vocês??? Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo simplesmente é!!!
Saudações Rubro-Negras a todos!

Fabio Monken
Twitter: @fabio_monken

Sugestões? Críticas? Elogios?
Deixe seu comentário e faça-o com educação e respeito.
O Debate SEMPRE é salutar, mas a ignorância e a falta de educação são os combustíveis dos fracassados!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O time do Flamengo é um time de egoístas. Ficam mais putos em serem substituidos do que com o resultado adverso. Na minha opinião se o Diego não rever seu estilo de jogo, pode ir pro banco. Um 10 que prende demais a bola(deixando o time lento) e que não sabe dar passes em profundidade, não é um 10, ainda mais para os dias de hj. Já disse aqui e repito se ele não mudar o estilo, nem pra segundo volante serve, pois o futebol atual precisa ser jogado com trocas de passes em velocidade e movimentação e isso na maioria das vezes ele não faz.

  • Se o time joga sem vontade então a culpa não é do treinador, pq com ZR tbm foi a mesma coisa, a culpa são desses jogadores, eu ai da não vi Guerrero receber uma bola limpa pra fazer um gol, só pedrada desses atacantes fracos, o éverton ao ser substituído ficou pintinho e assim vai…muita coisa errada.

    • O Guerrero recebe muito acima da média geral justamente para fazer gols que outro atacante não faria, com nível de dificuldade maior, sem essa de “ele não recebe bolas redondas”.

      Se for pra receber bola redonda apenas então me coloca lá na frente, vou guardar mais gols que ele kkkkk

      É o melhor atacante que nós temos, fez falta contra o cruzeiro, espero que jogue no Mineirão. Ainda assim é fraco pelo que recebe e pelo entrega.

      • Não é só pq recebe salario acima da média que não deva receber bolas redondas, me diga um gol que ele fez assim? não disse que ele é bom, pelo contrário, torço pra que seja negociado, pelo salário que ganha, diferente dos demais, não concordo com isso, talvez seja um motivo por não receber tantas bolas, já que ganha tanto assim que corra atrás, existe esses pensamentos no futebol.

  • Falta de garra? Sim; Desinteresse? Nem tanto…
    Uma das coisas em que aprendi no futebol é que jogadores limitados sempre entram com vontade para “compensar” a falta de talento. No entanto, o que temos no Flamengo são justamente jogadores talentosos, que em geral tendem a buscar resultados na base da qualidade técnica e frieza, o que fazem muitos “acharem” que não tem garra e interesse. Seria este o caso? Afinal de contas, não podemos criticar o time inteiro por causa de uma ou outra partida… &;-D

    • hehehe coloca o Caramujo limitado kkk

  • Eh verdade time sem bilho .
    Sem raça. ..
    Falta vergonha na cara …
    To cansado de ver essa postura de derrotado.
    Quero ver o time vibrar passou da hora da torcida ir no ct cobrar;tao esperando o time perde o titulo ? Bandeira vamos dar um chacoalhao nesses caras

  • O time tá parecendo filho de pai rico, tem tudo que quer a hora quê quer e é mimado, não precisa se esforçar pra nada, com isso nada mais lhe empolga!!

  • Precisamos sim de reforços para defesa e laterais, mas agora só para ano que vem! Falta sim postura, vontade, comprometimento. Não estamos falando de que estão de sacanagem, antes que jogadores se vitimizem, mas bota o elenco para assistir a jogos do fraco botafogo, ou até do primeiro turno do curintia… Falta “brigar pelo prato de comida”, falta gana para vencer. Passa sim a impressão de que se não ganhar blz, na coletiva nós falamos que tentamos…

  • A primeira coisa que se tem que fazer é DEMITIREM o VP de futebol e contratar alguem que tenha a capacidade para comandar essa pasta.
    EBM ta virando o Eurico da Gavea, quer mandar em tudo, não aceita criticas e quer se passar como salvador da pátria, e creio que ele esta tentando fazer uma imagem no flamengo para entrar na politica, mas bastava ser apenas ” O presidente” administrar profissionais responsaveis em cada área. Ai vc tem o Executivo de futebol e o Gerente que nao pode cobrar dos jogadores, por que o presidente fala que é seus protegidos.

    A verdade que o flamengo depois que saiu Wallim, BAP entre outros que tinha uma postura mais firme, de cobrança, o flamengo virou uma empresa publica onde não a COBRANÇA NENHUMA e tudo esta bom.

  • Assim como a maioria embarquei também na onda de que o time está sem raça, ou que não horam a camisa, ou ainda que só pensam na final do dia 27 e estão jogando sem vontade.
    Mas e se os jogadores forem isso que estão entregando? E se nós nos iludimos com Diego, que em determinado momento acertou o que errou no último jogo, mas que sempre teve a mesma pegada?
    Dos bons nomes que contratamos quem jogou bem?
    Geuvânio, Conca, Rodolfo, Diego Alves e Everton Ribeiro? Para mim desses só se salva o Rodolfo, mas que não acho melhor que Rever ou Juan. ER teve poucos bons momentos até agora, mesmo quando entrou como titular …
    Vinicius Jr. outro que teve poucos bons momentos.

    Quem acho que vem jogando bem com mais regularidade é o menino Paquetá, Juan, Cuellar e nem tanto assim o Arão. O resto é uma nulidade só!
    Sem ilusões galera, o time é ruim, acho que dá para salvar alguns para o ano que vem e só! Esse ano vai ser tudo na conta do chá, com muito empates, 1 a 0’s etc.

    Podemos ser campeões, pois o Cruzeiro não é melhor que nosso amontoado de jogadores e os adversários da sul americana também não. Mas esse time não representa o que esperamos do nosso Mengão!! Que saia um grande navio do Flamengo para o ano que vem, levando muitos desse elenco …

  • Clube de regatas bandeira de Mello?!?! Impressionante não podermos criticar o EBM! Ele é ótimo, competente e tal, mas na área administrativa e financeiro! E ponto! Como VP de futebol eu não aguento olhar pra dará dele! Não entende nada! Protege jogador vagabundo! Depois daquela risadinha do Márcio Araújo e do Rômulo no banco de reservas em plena final, era pra multar, rescindir, fazer os carai! Aconteceu algo?! Nada!!! Perdemos para Botafogo e qse perdemos pra Chapecoense com 12 desfalques e sem treinador. Pqp! Que está acontecendo com essa torcida?! EBM não fez mais que sua obrigação! O que todos gestores deveriam fazer! Ponto! Torcedor de dirigente é nojento!

  • O principal problema, e isso já vem de tempos, é sempre querer achar um culpado exclusivo (e não, não sou defensor de jogador algum ou ex-técnico). O problema é geral: do comando aos jogadores. Estamos na estaca zero, sem saber o que fazer, sem rumo. Ta na hora de mudanças lá dentro… menos egocentrismo e vaidade; mais trabalho, foco, responsabilidade e entendimento do que é “ser Flamengo” .

  • Sinceramente…reforço…gostei do que o Rueda falou, tocou em uma ferida e espero que ele seja capaz ( e tenha respaldo) para ajustar as coisas. Imagino, que após a critica dele, o que ele pode e vai fazer até dia 27 é tentar reforçar ainda mais o time defensivamente…e cobrar competitividade = dedicação tática e menos displicência. No mais nos resta torcer agora para dia 27 ser um daqueles dias inspirados.

  • Eu já vi o Flamengo ter rimes ruins,mas sem vontade,igual esse elenco atual,eu nunca vi,não.Já está na hora de parar de ficar culpando a diretoria,o treinador….os verdadeiros culpados são esses bando de jogadores mimados!

    • Concordo na parte do treinador,que acho que não é o culpado e sim esses jogadores preguiçosos e sem vontade!

  • sinto cheirinho de vexame no mineirão…

  • Apenas observo a “paciência” que os defensores da ideia de trazer um estrangeiro no meio da temporada estão tendo…eu nunca fui a favor, já alistei diversas vezes aqui os inúmeros fracassos q esses caras colecionam com times BR’s. Mas torço muito para eu estar totalmente errado e quebrar a cara.

    • Ryan…mas nada que acontecer para frente pode colocar na conta do cara assim não…pelo menos copa do brasil. E de boa…foi o único cara que olhou e teve a coragem de fazer uma critica pública a este time. Agora se ele não conseguir fazer este time mudar a até novembro..aí sim entendo a culpa dele…mas neste mês é complicado…temos que torcer para que a vontade destes camaradas de serem campeões superem suas acomchambradas.

  • O Rueda ontem fez uma análise muito importante para nossa história (esta parte recente pelo menos)…nos escoramos no tal DNA rubro negro de “jogar bonito” ofensivamente…mas para isso dar certo pelo menos 50% de um time precisa ser brilhante e sabemos que há décadas não é o nosso caso. Muitos treinadores ( próprio ZR) fez um paralelo com nosso canto “vai pra cima deles mengo” e este desejo do torcedor de ver beleza e ofensividade. Na verdade não é a música que atrapalha em nada…queremos vibração…a torcida já vem percebendo isso…alguns ainda são resistentes…porém vão se entregar a uma palavra chamada competitividade. Nos últimos tempos nenhum treinador teve a coragem de externar estas análises publicamente em coletiva…ele teve e vejo isso como um bom sinal…msm que mexa com alguns egos no elenco.

    • É como disse em um comentário ontem….tem muito jogadores com a síndrome do SE…SE acham demais…. muita pose para bater na bola “Vaz por exemplo”, Guerreiro, o sê Pará… o Berrio… Sem humildade e comprometimento não ganha nada!!

    • quero o ver botar o rodinei e berrío no banco…. pra que deixar estas topeiras em campo??
      bota o trauco mesmo mais recuado e o pará na direita.

      • Melhor fazer um 3-5-2 para o Trauco jogar. Ele é muito limitado defensivamente e ofensivamente só tem olhos para o Guerrero.

  • Falta gente com cara de Flamengo.
    Só tem crente no elenco.
    Ninguém escuta pagode,aparece com prostitutas,aparece bêbado,da esporro no time, ninguém bota o pau na mesa e assume a responsabilidade.
    É um time de adolescentes mimados.
    Falta um cara como Adriano, Romário,Edmundo,Renato Gaúcho,…

    • Léo Faria…nem acho que falta isso…até porque até uns dias atrás o que tínhamos de cachaceiros neste time era uma enormidade…e que colocavam o pau na mesa, para fz merda. Falta(va) um cara para confrontar uma cultura de jogo, que só funciona com muitos jogadores brilhantes e profissionais, e nós não temos este montante, e nem vamos ter. Gostei muito do Rueda na coletiva…ele mandou um recado…este time vai mudar (cultura), se não este ano,mas ano que vem.

    • Me desculpe,mas achei isso que você falou uma grande besteira não tem nada a ver,quer dizer então que crente não pode fazer a mesma coisa,até ano passado tinha um bando de Cachaceiros e era a mesma coisa que estamos vendo aí!

  • O interessante é ver jogos como o do Real Madrid, onde os caras ganham tudo, o time é recheado de estrelas, mas toda vez que entram em campo parece que é o último jogo deles. ISSO SE CHAMA PROFISSIONALISMO

  • Desisti de grupo. Diego e Éverton Ribeiro, são do time do eu sozinho. Retém a bola, rodopiam com ela e amar

  • O elenco do Flamengo está entre os 3 melhores da América, mas infelizmente ainda não conseguimos montar um time…… A diretoria está fazendo a parte dela, ou seja, contrata, montou uma rara estrutura, paga bem e em dia…… Então o que falta???
    Vergonha na cara e comprometimento dos jogadores…… É inadmissível esta postura e displicência, tamanha falta de compromisso com a diretoria e a torcida……. Quem não quer jogar (cagar sangue) vai embora PORRA.
    SRN

    • Na verdade a diretoria contratou errado, muitos jogadores que não tem perfil pro flamengo e a diretoria só sabe fazer dinheiro. Com o EBM só vamos ficar ricos, mas não vamos ganhar nada.

  • Se o time está apático cabe ao técnico mexer nas peças e colocar quem está afim de jogar. Quem tem que cobrar dos jogadores é o técnico que escala e mais ninguém , se esse papel de cobrança aos jogadores for de vice presidente ou diretor de futebol , aí manda o técnico embora e coloca um dos dois pra comandar o time.

    • berrío e rodinei ontem afundaram o time, mas o treineiro não os tirou de campo, demorou um século para por o ER em campo, outro século para tirar o berrío….lesma rodinei seguiu em campo até o final

    • Ué? Não vieram com a idéia de “por os melhores em campo” ao invés de “manter os que vem jogando bem”, INDEPENDENTE da “grife”? Agora, que eles aguentem a apatia! &;-D

      • Mas quem vinha jogando bem, amigo ?

        • Tem razão. Mas INDEPENDENTE disso, os titulares já estão escalados… &;-D

      • Esse negocio de ter titular absoluto é ridículo. Isso eu reclamava do treineiro anterior.

        Como ele variava formacao no atl nac penso q seja nessa fase inicial isso apenas.

  • Reflexo do PIOR presidente da história do clube no que tange futebol

    Só ganharemos algo quando esse senhor sair.
    Além de tudo ainda é pé frio, até na Copa América ele parece que trouxe maus fluidos rs

    • Va se lascar em falar uma merda dessa seu otario

      • Isso mesmo. Esse cara é um tremendo otário…

      • Mas ele falou a verdade, no futebol se depender dele FLAMENGO NÃO GANHA NADA E SE PERDE A COPA, não será novidade.

        • este time joga muito mal fora de casa…. provavelmente não vai ganhar do cruzeiro fora de casa, no máximo vai empatar, aí o fábio pega penâltis, alex mureta nada..

        • E 2013 amigão? Quem era o presidente?

      • Boa.

    • Com todo o respeito à opinião das pessoas, mas entendo que você mandou muito mal…… O EBM é o melhor presidente que já tivemos, embora concorde em parte….. Ele não tem perfil pra ser o VP de futebol, o negócio dele é gestão e nesse ponto não há ninguém igual à ele e sua equipe.

      • Concordo

    • Apesar do comentário ridículo e pífio, vou lembrar-te de 2013. Ganhamos nada?

Comentários não são permitidos.