Final da Copa do Brasil. Flamengo e Cruzeiro empatam em 0 a 0 no tempo normal. Como a primeira partida terminou 1 a 1, a decisão vai para os pênaltis. Alex Muralha, goleiro rubro-negro resolve pular para o lado direito nas cinco cobranças cruzeirenses. Não conseguiu fazer nenhuma defesa. Apenas Diego Barbosa chutou naquele lado, convertendo a penalidade por chutar no ângulo.
Pelo desempenho, Alex foi duramente criticado pela imprensa e pelos torcedores. O globoesporte.com fez uma pesquisa, pegando jogos históricos e goleiro lendários para descobrir. Pular no mesmo lado é normal? Ou Muralha estava equivocado?
Por incrível que pareça, segundo o levantamento, a tática do arqueiro fazia sentido. De 2015 para cá, os jogadores celestes cobraram 11 penalidades. Cinco foram para o lado esquerdo, cinco para o direito e um no meio.
O site estudou 12 partidas que tiveram disputas de grandes penalidades. Copa do Mundo de 1994 (Brasil x Itália), Copa América de 95 (Uruguai x Brasil), Libertadores de 99 (Palmeiras x Deportivo Cali), Mundial de 2000 (Corinthians x Vasco), Copa América de 2004 (Brasil x Argentina), Mundial de 2004 (Porto x Once Caldas), Liga dos Campeões de 2005 (Liverpool x Milan), Copa do Mundo de 2006 (Itália x França), Libertadores 2008 (LDU x Fluminense), Libertadores 2013 (Atlético-MG x Olímpia), Copa do Brasil 2015 (Palmeiras x Santos) e Liga dos Campeões 2016 (Real Madrid x Atlético de Madrid).
Destas, em apenas três, um dos goleiros caiu para o mesmo canto. Confira:
Copa América 1995
Brasil e Uruguai chegavam à final da primeira competição desde o tetra nos Estados Unidos. No tempo regulamentar, o time comandado por Zagallo ficou no zero a zero com os uruguaios e foi derrotado nos pênaltis por 5 a 3. As cobranças ficaram encarregadas de Roberto Carlos, Zinho, Túlio Maravilha e Dunga. Fernando Álvez, goleiro do Uruguai, pulou em todas as cobranças no canto direito e pegou a do atacante do Botafogo. A defesa foi suficiente para decretar o título da Celeste Olímpica.
Este foi o segundo título mundial do Porto em sua história. Desta vez com Carlos Alberto e Diego no time (ambos converteram suas cobranças, inclusive), o clube português derrotou o Once Caldas-COL por 8 a 7 na disputa de pênaltis após o 0 a 0 nos 120 minutos dos dois tempos, mais prorrogação.
Foi o goleiro do próprio campeão mundial quem arriscou tudo na direita nos cinco primeiros pênaltis. Vítor Baía viu a quarta cobrança do Once Caldas acertar a trave e opta pelo lado direito novamente na sétima e oitava cobrança. Na sexta e nona (que vai para fora e dá o título ao Porto), o goleiro pula para a esquerda.
Liga dos Campeões de 2005
Mais uma com personagem brasileiro, desta vez, no papel de destaque. Goleiro do Milan na derrota para o Liverpool em um jogão com seis gols, Dida, notório pegador de pênaltis, também pulou todas as vezes para a direita. No tempo regulamentar, o goleiro até defendeu o pênalti de Xabi Alonso (também no canto direito), mas o próprio jogador espanhol pegou o rebote para empatar a partida.
Na disputa de pênaltis, Dida pulou todas as vezes para a direita e chegou a defender a cobrança de Riise. Mas Serginho, Pirlo e Shevchenko perderam suas cobranças e o título ficou com o clube inglês.
E você, torcedor? Acha que Muralha errou ao pular em todas para o mesmo lado? Deixe sua opinião nos comentários!
Apoio: KTO.com FLAMENGO DIVULGA PROJETO DO ESTÁDIO | PREMIAÇÃO MUNDIAL DE CLUBES 👉 Vire membro…
Estádio do Flamengo terá cerca de 78 mil lugares A diretoria do Flamengo apresentou um…
'Coringa' do Flamengo entrou em Seleção da Conmebol após se destacar pelo Brasil Gerson, capitão…
Programa do Coluna do Fla começa a partir das 20h (horário de Brasília) desta sexta-feira…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Conselheiros do Flamengo receberam uma camisa personalizada do clube Um mimo para quem disse “sim”…
Ver comentários
Não...pq ele não fez por opção e sim por ordenança dos preparadores..?
Victor Hugo é deboche com a nossa cara
Victor Hugo é deboche com a nossa cara
Achei uma merda.
Assunto chato... Já deu... Viremos a página!