P(r)a que tá? Devolvam o meu Flamengo!

Compartilhe com os amigos

Eu mudei quase que 180° na coluna desta semana. Depois de rever a raça do menino Paquetá em detrimento de outros, inclusive medalhões, não consegui ignorar. Vou aqui falar de algo próximo do intangível e que busco sempre me distanciar, por que entendo secundário no futebol moderno: raça.

Primeiramente gostaria de deixar claro o conceito de otimismo. “Disposição, natural ou adquirida, para ver as coisas pelo bom lado e esperar sempre uma solução favorável das situações, ainda que as mais difíceis: Seu otimismo era contagiante” (MICHAELIS, 24/10/2017).

Temos o costume de achar que otimismo é esperar contra TODA desesperança. Não. O nome disso é fé! Este engano se dá devido ao clássico de mesmo nome de Voltaire, tenha você lido ou não, historicamente o livro tem moldado esse imaginário do vocábulo. Recomendo a leitura, clássicos são sempre um ganho à inteligência.

“O que você quis dizer com isso, Anderson”? O que quero dizer é que otimismo não é exatamente a antítese de pessimismo. Quando algo vai mal, o otimista, que não é o Cândido de Voltaire, rearranja o que pode e bola para frente. O que não quer dizer que a crítica inexista. Assim será.

Com isso vamos ter que dialogar sobre o elefante na sala. Cadê a raça? Lembra que eu disse que é secundário? Pois é, já que está faltando a primária (técnica), a segunda tem que aparecer. É estranho dizer que um elenco com Diego, Guerrero, Everton Ribeiro, Geuvânio, Vinícius Jr, Trauco, Mancuello, Conca e a lista seguiria se quiséssemos, falta talento.

A situação é tão surreal, que um menino de quem não se esperava a atitude da raça tem que correr como louco e chamar os companheiros à luta. E não foi a primeira vez. Então, p(r)a que tá? Fazendo um trocadilho com o nome do menino e a atitude inerte de alguns dos nossos jogadores. Claro que percebo a característica em alguns como Diego, que às vezes também se desdobrava e dava carrinho antes do meio de campo, mas anda rareando, assim como as jogadas de técnica.

Não podemos ficar devaneando, sonhando com jogadores de raça. Isso é futebol, não uma corrida de cavalos! Os atletas que aí estão foram provados noutros clubes e têm que se lembrar que o que conquistaram lá passou e, ou escrevem seu nome na história como ídolos, ou como fracassos. Precisam decidir. Enquanto isso, um jovem de vinte anos lhes dá as boas vindas e ensina o que é o Flamengo.


Veja mais:


Alea Iacta Est!

Anderson Alves, O otimista

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Com todo o respeito jogadores que não servirão para o time no ano que vem:
    Muralha, R. Vaz, Pará(empresta ao Atletico PR), Rodinei(troca pelo Gallardo do Grêmio), Renê, Márcio Araújo, Rômulo(troca pelo Elias do Atletico MG), Mancuello, Gabriel, Conca, M. Sávio(emprestar), F. Vizeu(emprestar)

    Everton e Guerrero devem acabar recebendo boas propostas de fora.

    Precisaremos de 1 goleiro reserva(Douglas – Avaí), 2 laterais direito(Jonathan – Atlético PR[sem contrato] e Gallardo), 1 lateral esquerdo(Egídio – Palmeiras[sem contrato]), 1 segundo volante(Elias), 3 acatantes(D. Tardelli – China, Gignac –
    Tigres e Kayke – Santos

  • hummm, prefere o preguiçoso do arão, símbolo mor da preguiça deste time, já cortado, voltou, melhorou, mas a preguiça encostou de novo??
    sou mais o paquetá.

    • Também, mascarado esse Arão.

  • O terceiro da Inglaterra.
    E tem gente dizendo que o Brasil seria campeão

    • Marcio Araujo inglês joga muito cara. Ali sabe fazer gols kk.

  • Eles devem ter puxado a orelha do garoto no vestiário, por ter se esforçado daquele jeito.

  • E também dispensar os sócios atletas do departamento médico ou o sócio mor do time que se chama EDERSON (custo bernefício zerooo)! Vai o CONCA junto que veio bichado e o Gabriel que é lãmpada de árvore de natal (acende e apaga).

  • O time do Flamengo está muito Danoninho , Cuellar , Arão , Diego , ER , Guerrero.

  • Eu acredito no Rueda. O cara chegou há dois meses, pegou um time desmotivado pela desclassificação da liberta. Ele pode ajudar a montar um elenco vencedor _ definitivamente não é o perfil desse time montado pelo RC e ZR. Não espero mais nada em 2018, a não ser a classificação pra liberta, desde que não seja pra ser coadjuvante de novo. Todo ano a gente sonha com a liberta e o time dá vexame. Se for pra planejar mal, é melhor ficar fora.

    • este time tem dna de perdedor, tem que mudar muita gente no elenco, equipe técnica, dm….

      • não e dna de perdedor, o time e fraco, muito jogador ruim e muitos falam de falta de vontade, pode ter vontade mas e fraco, pará, everton correria, arão e voltando o marcio não tem time que ganhe.

  • Eu acho que falta é futebol… Flamengo foi ter um time só depois que acabou a Copa do Brasil
    Pega o time que jogou o ultimo jogo da Libertadores pra ver a tristeza que era tecnicamente aquele time…. Passou seis meses com um goleiro que desaprendeu a jogar
    Esse tão alardeado melhor elenco do Brasil teve boa parte do ano como titulares Muralha, Vaz e MA…. e pra mudar o jogo saia do banco Damião e Gabriel

    O Flamengo foi tão triste esse ano que um lateral(Rodinei) em alguns jogou chegou a fazer papel de ponta melhor que os jogadores que estão lá pra isso… outro lateral(Trauco) chegou a jogar como camisa dez e um jogador que era mais volante na base(Paqueta) se destacou como atacante mais que os verdadeiros atacantes

  • só sendo cego pra ver que nosso técnico tem mentalidade vencedora e q com certeza não aceita a derrota, muito menos essa apatia em campo, o que falta agora é garimpar os jogadores que realmente acrescentaram a equipe ano que vem….

    • precisa da barca, este time tem DNA de perdedor

      • com certeza

  • Fico pessimista a semana toda com esse presidente e esse time… mas no dia do jogo me transformo… vou no maracana sofrer hj… tentar ir nos próximos dois jogos tb… sim, amigos, eu sou masoquista… o Flamengo eh aquela mulher ingrata, que te rouba e te mata… mas vc continua atrás dela, rastejando de paixão…

  • Ótimo texto! Enquanto Paquetá mostrou vontade e raça, os outros estão mais Pra Quietar!

  • É difícil esperar mais d 1 ano pra ver e torcer pro flamengo! Mas larguem d ser babacas! Futebol só em 2019 qnd talvez entre dirigentes homens d cobrança! O resto é passar raiva vendo um time sem raça e talvez com um ou outro jogador inconformado com a falta d honra

  • Texto estilo Arão. Entendedores entenderão.

    • KSKSK Muito sono envolvido

    • Hahahahahahaha ja vi piores aqui, mas foi engraçado isso

  • Isso mesmo.

    E cabe agora ao Rueda premiar quem tem vontade com uma vaga entre os titulares.

    • Isso. Foi por isso que Paquetá ganhou moral com ele.

      • exatamente… o vizeu é uma preguiça só….por isto o marcinho nunca saía do time… muita gente no time é chinelinho

Comentários não são permitidos.