Eu mudei quase que 180° na coluna desta semana. Depois de rever a raça do menino Paquetá em detrimento de outros, inclusive medalhões, não consegui ignorar. Vou aqui falar de algo próximo do intangível e que busco sempre me distanciar, por que entendo secundário no futebol moderno: raça.
Primeiramente gostaria de deixar claro o conceito de otimismo. “Disposição, natural ou adquirida, para ver as coisas pelo bom lado e esperar sempre uma solução favorável das situações, ainda que as mais difíceis: Seu otimismo era contagiante” (MICHAELIS, 24/10/2017).
Temos o costume de achar que otimismo é esperar contra TODA desesperança. Não. O nome disso é fé! Este engano se dá devido ao clássico de mesmo nome de Voltaire, tenha você lido ou não, historicamente o livro tem moldado esse imaginário do vocábulo. Recomendo a leitura, clássicos são sempre um ganho à inteligência.
“O que você quis dizer com isso, Anderson”? O que quero dizer é que otimismo não é exatamente a antítese de pessimismo. Quando algo vai mal, o otimista, que não é o Cândido de Voltaire, rearranja o que pode e bola para frente. O que não quer dizer que a crítica inexista. Assim será.
Com isso vamos ter que dialogar sobre o elefante na sala. Cadê a raça? Lembra que eu disse que é secundário? Pois é, já que está faltando a primária (técnica), a segunda tem que aparecer. É estranho dizer que um elenco com Diego, Guerrero, Everton Ribeiro, Geuvânio, Vinícius Jr, Trauco, Mancuello, Conca e a lista seguiria se quiséssemos, falta talento.
A situação é tão surreal, que um menino de quem não se esperava a atitude da raça tem que correr como louco e chamar os companheiros à luta. E não foi a primeira vez. Então, p(r)a que tá? Fazendo um trocadilho com o nome do menino e a atitude inerte de alguns dos nossos jogadores. Claro que percebo a característica em alguns como Diego, que às vezes também se desdobrava e dava carrinho antes do meio de campo, mas anda rareando, assim como as jogadas de técnica.
Não podemos ficar devaneando, sonhando com jogadores de raça. Isso é futebol, não uma corrida de cavalos! Os atletas que aí estão foram provados noutros clubes e têm que se lembrar que o que conquistaram lá passou e, ou escrevem seu nome na história como ídolos, ou como fracassos. Precisam decidir. Enquanto isso, um jovem de vinte anos lhes dá as boas vindas e ensina o que é o Flamengo.
Veja mais:
Alea Iacta Est!
Atacante do Flamengo, Bruno Henrique estava dormindo no momento em que os agentes chegaram à…
Flamengo e Cruzeiro se enfrentam em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro O…
Em tom de descontração, Arrascaeta falou de Filipe Luís como treinador do Flamengo O Flamengo…
Flamengo tem dois gols de vantagem contra o Atlético-MG, assim como 2014 O Flamengo venceu…
Flamengo encara o Cruzeiro nesta quarta-feira (06), pela 32ª rodada do Brasileirão Após vitória por…
Ídolos do Flamengo, Gabigol e Adriano Imperador trocaram elogios nas redes sociais De ídolo para…
Ver comentários
Isso mesmo.
E cabe agora ao Rueda premiar quem tem vontade com uma vaga entre os titulares.
Isso. Foi por isso que Paquetá ganhou moral com ele.
exatamente... o vizeu é uma preguiça só....por isto o marcinho nunca saía do time... muita gente no time é chinelinho
Texto estilo Arão. Entendedores entenderão.
KSKSK Muito sono envolvido
Hahahahahahaha ja vi piores aqui, mas foi engraçado isso
É difícil esperar mais d 1 ano pra ver e torcer pro flamengo! Mas larguem d ser babacas! Futebol só em 2019 qnd talvez entre dirigentes homens d cobrança! O resto é passar raiva vendo um time sem raça e talvez com um ou outro jogador inconformado com a falta d honra
Ótimo texto! Enquanto Paquetá mostrou vontade e raça, os outros estão mais Pra Quietar!
Fico pessimista a semana toda com esse presidente e esse time... mas no dia do jogo me transformo... vou no maracana sofrer hj... tentar ir nos próximos dois jogos tb... sim, amigos, eu sou masoquista... o Flamengo eh aquela mulher ingrata, que te rouba e te mata... mas vc continua atrás dela, rastejando de paixão...
só sendo cego pra ver que nosso técnico tem mentalidade vencedora e q com certeza não aceita a derrota, muito menos essa apatia em campo, o que falta agora é garimpar os jogadores que realmente acrescentaram a equipe ano que vem....
precisa da barca, este time tem DNA de perdedor
com certeza
Eu acho que falta é futebol... Flamengo foi ter um time só depois que acabou a Copa do Brasil
Pega o time que jogou o ultimo jogo da Libertadores pra ver a tristeza que era tecnicamente aquele time.... Passou seis meses com um goleiro que desaprendeu a jogar
Esse tão alardeado melhor elenco do Brasil teve boa parte do ano como titulares Muralha, Vaz e MA.... e pra mudar o jogo saia do banco Damião e Gabriel
O Flamengo foi tão triste esse ano que um lateral(Rodinei) em alguns jogou chegou a fazer papel de ponta melhor que os jogadores que estão lá pra isso... outro lateral(Trauco) chegou a jogar como camisa dez e um jogador que era mais volante na base(Paqueta) se destacou como atacante mais que os verdadeiros atacantes
Eu acredito no Rueda. O cara chegou há dois meses, pegou um time desmotivado pela desclassificação da liberta. Ele pode ajudar a montar um elenco vencedor _ definitivamente não é o perfil desse time montado pelo RC e ZR. Não espero mais nada em 2018, a não ser a classificação pra liberta, desde que não seja pra ser coadjuvante de novo. Todo ano a gente sonha com a liberta e o time dá vexame. Se for pra planejar mal, é melhor ficar fora.
este time tem dna de perdedor, tem que mudar muita gente no elenco, equipe técnica, dm....
não e dna de perdedor, o time e fraco, muito jogador ruim e muitos falam de falta de vontade, pode ter vontade mas e fraco, pará, everton correria, arão e voltando o marcio não tem time que ganhe.
O time do Flamengo está muito Danoninho , Cuellar , Arão , Diego , ER , Guerrero.
E também dispensar os sócios atletas do departamento médico ou o sócio mor do time que se chama EDERSON (custo bernefício zerooo)! Vai o CONCA junto que veio bichado e o Gabriel que é lãmpada de árvore de natal (acende e apaga).