Patrícia Amorim, Edmundo Santos Silva, Kléber Leite ou Márcio Braga. Qual dos quatro presidentes tiveram mais responsabilidade pelo imbróglio do título brasileiro de 1987? É uma das perguntas que os jornalistas André Gallindo (SporTV) e Cássio Zirpoli (Diário de Pernambuco) tentam responder no livro “1987 – De fato, de direito e de cabeça” que será lançado a partir de novembro.
À Patrícia Amorim, Gallindo perguntou se ela se sentiu usada por Ricardo Teixeira. Explica-se: quando a dirigente estava à frente do clube, o cartola prometeu dividir o título de 87 entre Flamengo e Sport, mudando posicionamento da CBF até então, tendo em contrapartida o apoio do rubro-negro carioca na discussão dos direitos de transmissão junto à TV Globo. Patrícia fez o combinado, mas Ricardo Teixeira não.
Talvez não por acaso, o ex-presidente da CBF foi o único que não topou dar entrevista para o livro. Alegou problemas de saúde. Teixeira fez um transplante recentemente.
Para escrever a obra, a dupla entrevistou 50 pessoas ao longo de dez anos, entre juízes, desembargadores, dirigentes, árbitros e jornalistas. Alguns dos achados inéditos da pesquisa está o regulamento do campeonato daquele ano, assinado por todos os clubes dos módulos verde e amarelo. Não há registros de publicação do documento até agora.
Questionado sobre o viés do livro, se pró Sport ou pró Flamengo, Galindo disse que a ideia é que seja um registro de tudo o que saiu e que se viu contado por personagens que viveram a história.
“Sem os detalhes do que aconteceu na época, você pode mais desinformar do que informar. Nosso objetivo foi contar os fatos a partir da memória das pessoas que viveram e do que saiu nos jornais daquele ano”, afirma o jornalista.
O livro é editado pela Onze Cultural.
Veja mais:
Serviço:
Dia 06/11, 19h, Livraria Cultura do Shopping RioMar, Recife
Dia 13/11, 19h, Livraria Cultura da Avenida Paulista, São Paulo
Dia 30/11, 19h, Armazém da Criatividade, Caruaru
Ainda haverá lançamentos no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília (sem datas confirmadas)
Rubro-Negro enfrenta o Fortaleza pela 35ª rodada do Brasileirão O Flamengo se reapresentou nesta sexta-feira…
Bauru chegou a estar perdendo por 2 a 1, mas virou o confronto contra o…
Com gol de Marinho, Fortaleza deixou o Fluminense ‘na porta’ do Z-4 do Brasileirão O…
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Ver comentários
"À Patrícia Amorim, Gallindo perguntou se ela se sentiu usada por Ricardo Teixeira. Explica-se: quando a dirigente estava à frente do clube, o cartola prometeu dividir o título de 87 entre Flamengo e Sport, mudando posicionamento da CBF até então, tendo em contrapartida o apoio do rubro-negro carioca na discussão dos direitos de transmissão junto à TV Globo. Patrícia fez o combinado, mas Ricardo Teixeira não."
Cada vez mais descobrimos o quão prejudicial foi essa gestão da patty, além de péssima administradora, é ingênua a ponto de confiar em um rato dando o queijo primeiro e depois pedindo por favor que ele cumpra o acordo e entre na ratoeira. kkkkkkk
SRN #Patético
Por isso o banana é tão superestimado. Antes dele tivemos a pior presidente da história do clube
Quero que os artistas e o sporte de Recife se Daniel, o legítimo campeão todos os Presidentes de Clube sabem que é o FLA MENGOOOOOO
Opiniões à parte, o fato é que o Sport precisou entrar na justiça comum de Pernambuco. Isso por si só é motivo de desconfiança, ainda mais porque o Sport deveria ter sido suspenso de todas as competições segundo regulamento da FIFA. Se a CBF deu cobertura a eles, então me orgulho ainda mais de ser Flamengo! E se Marcio Braga não estava alinhado com a CBF, isso é um bom sinal! CBF a entidade mais corrupta do Brasil, e Sport a piada do século!
É mais vamos combinar uma coisa: não se pode fazer campeonato algum sem a assinatura de representantes das federações: sejam elas estaduais (FERJ), nacionais (CBF), internacionais (COMEBOL e FIFA).
Como os clubes nunca se mobilizam de verdade,o poder de decisão no futebol é todo dessas entidades.
Se a FIFA quiser declarar o campeão do campeonato sergipano como campeão do Mundo, ela declara.
Se a CBF quiser declarar o campeão da serie B 1987 como campeão da série A, ela declara.
Não há quesitos objetivos nessas entidades
Voce está certo. Mas é por isso que os melhores campeonatos do mundo são ligas organizadas pelos proprios clubes (Inglaterra, Espanha, Italia, França...)
Em 1987 foi a propria CBF quem pediu aos clubes que organizassem a Copa União, eles estavam quebrados. Depois voltaram atrás, da toda pinta que rolou dinheiro por fora dos times pequenos... A CBF deveria cuidar apenas da seleção brasileira! Não a toa o Palmeiras ganhou 5 campeonatos por fax de um presidente que é conselheiro do proprio Palmeiras (Del Nero). Ou seja, o maior culpado sempre foi a CBF.
Vc se engana essas ligas elas precisam ter um aval da entidade representativa local da federação esportiva igual temos aqui no Brasil entidades estaduais e a CBF , se fosse assim os clubes fariam suas competições independente, sem o aval das federações de futebol não tem valor nenhum na FIFA, conclusão não tem valor nenhum o título ganho.
Eu nunca disse pra fazer liga à revelia da CBF. O que está errado é a CBF continuar organizando com todo historico de corrupção, titulos dados por fax, escandalos de arbitragem...
Foi o que eu te disse uma liga sem o aval da entidade federativa não tem valor nenhum pela FIFA, do que adianta fazer uma competição sem valor nenhum, o problema de tudo isso era que a competição em 1987 era pra ter começado antes, a CBF viu a cagada que fez e volto atrás e fez o módulo amarelo aí o Eurico Miranda presidente do clube dos 13 assinou o regulamento pra ter o quadrangular final com o vencedor dos dois módulos verde e amarelo, acontece que o Flamengo e o internacional correram de fazer a final, o Sport de Recife jogou com o guarani e foi campeão e disputou a libertadores, complicado um clube ser campeão brasileiro sem ir pra libertadores, maior cagada do Flamengo foi não fazer essa final tinha tudo pra ser campeão agora já era.
Voce ta parecendo torcedor do Ixporti. Desculpa, mas não concordo com sua visão. Aliás, SCCP é o gambá? Se sim me desculpe de novo, não devia nem tentar explicar ao pessoal que ganhou mundial sem libertadores. Da uma olhada nas noticias hoje, para ver a FIFA se curvando aos times e reconhecendo os mundiais verdadeiros! SRN
então você é o mulambinho né , em questão do mundial da FIFA em 2000 eu pra mim nem ligo pra aquilo que foi mal feito mesmo, o unico mundial que é valido e o de 2012, até concordo que a FIFA deveria unificar os titulos dos mundiais, foi o que eu te expliquei sobre 1987, a cagada foi da CBF , a copa união começou antes porque a CBF não tinha patrocinio pra fazer a competição depois a CBF conseguiu o sbt pra ter um patrocinio e fazer a competição do modulo amarelo, conclusão entendo que foi mal feito o regulamento agora ja foi, aquela epoca os campeonatos eram mal feitos, o flamengo realmente jogou com os times mais dificeis mas infelizmente por algumas diferenças pessoais com a CBF se recusou de jogar a final e deu nisso, se o sport de recife aceitasse dividir o titulo ate seria valido também mas eles não aceitam isso.
Para de passar vergonha fera. No site do maior do mundo passando recibo? Kkkkkk
Não tem site legal no seu time não? Eu nem sei, porque quem é Flamengo já é feliz por completo, não toma conhecimento da arcoiriszada. Suas opiniões são arcaicas, por isso o Brasil tomou 7x1, porque se recusa a evoluir como vc. Procura saber o que está acontecendo pelo mundo, quais são as ligas de mais sucesso, aprenda com os modelos mais vitoriosos... E esquece as arbitrariedades da CBF para não morrer abraçado com ela. Kkkkk
ja te expliquei fera vou ter que desenhar, o brasil é isso meu chapa, a CBF pode até ser corrupta mas e a entidada maxima do futebol aqui no brasil, ja falei sobre as ligas de futebol europeu que sem o aval das entidades federativas do futebol deles não tem valor nenhum a competição, falou abçs
André, brincadeiras à parte, um alento para vc: a FIFA não entrou na onda de Del Nero, e não reconheceu o mundial Caninha 51.
O Palmeiras não tem Mundial! Abs
falou até a proxima brother, abçs
palmeiras sempre briga por esse titulo mundial mas não tem como kkkkk
Só pra acrescentar ao seu ótimo comentário,lembro que em 1992,quando fomos campeões (eu tinha 16 anos na ocasião e lembro bem),ninguém contestou o fato do Flamengo ter ganho o 5º título brasileiro,nem mesmo os que hoje dizem que 1987 é do Sport.
Sobre 1987,digo só o seguinte,fomos campeões de um torneio com os maiores clubes do Brasil e só alguém muito clubista pra não reconhecer nosso título.A própria CBF reconheceu em 2011 e dividiu o título.Só que o Sport foi à justiça pra ser declarado único campeão e foi isso que o STF decidiu recentemente.
Cara os fatos são tão claros, que nem cabe mais discussão. CRF o único e legitimo campeão de 1987. O resto me desculpe é chover no molhado o tempo todo...o time do Sport nunca será verdadeiramente o campeão e sabem disso. O Fla jogou e ganhou a Copa União (campeonato brasileiro de 1987). A história mostra e pronto. Dane-se o resto. Vi isso tudo. São fatos registrados e mostrados. Não tem como apagar a história.