Receitas superam expectativa e Fla deve ter mais de 200% de superávit em 2017

Compartilhe com os amigos

Se os resultados em campo não acontecem, nas finanças, o Flamengo se supera. Segundo dados divulgados pelo clube em setembro, o Mais Querido vai ultrapassar, e muito, as expectativas de lucro neste ano. A previsão inicial era de R$50 mi. Agora, a diretoria trabalha com R$155 milhões. Um acréscimo de 210%.

Quase todos as receitas aumentaram. Mas, a principal delas é a de transferências de atletas. No início do ano, foi imaginado R$10 milhões a serem recebidos em vendas de ativos. Com as negociações de Jorge e Vinicius Júnior, o valor chegou em R$198 mi (aumento de 1.880%).

Apenas a bilheteria vai ter um resultado menor do que o esperado. Muito se deve pela falta do Maracanã. Por conta dos altos custos operacionais e de aluguel, o Mengão resolveu levar os jogos para a Ilha do Urubu. Contudo, devido a diferença de lugares, o valor da receita caiu de R$61 mi para R$49 milhões.

Com a grana entrando, mais verba saiu dos cofres. Contratações foram feitas, contratos renovados, e, consequentemente, mais impostos foram pagos. Segundo o balanço do clube, vai haver um aumento de 25% nas despesas.

Apesar do Flamengo estar vivendo uma fase de bonança financeira, o clube ainda precisa pegar empréstimos bancários para pagar algumas dívidas. Porém, até mesmo este valor diminuiu ao longo da temporada. O orçamento inicial previa a tomada de R$ 62 milhões em empréstimos para segurar a bronca no caixa no decorrer do ano. Conforme entrou mais dinheiro, a necessidade caiu para R$ 43 milhões, 30% a menos.

Fonte: Época

Veja mais:


Mesmo com toda esta melhoria financeira, os torcedores estão irritados. O principal argumento é que um clube como o Flamengo, com todas estas melhorias, não pode terminar o ano com apenas um Campeonato Carioca. O time ainda tem como mudar este enredo se conseguir ser campeão da Copa Sul-Americana, onde está nas quartas de final e enfrenta o Fluminense.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Já deu comemorar balanço. Eu quero é TAÇAS!!!

  • Maravilha, mas o futebol…espero que já estejam repaginando todo o DF, tem que ter mudanças fortes e substanciais. Planejamento, um homem forte e que saiba gerir o futebol, que conheça do “riscado”. Já passou da hora desse grupo ganhar títulos e dar retorno ao investimento feito. COBRANÇAS TEM QUE EXISTIR SEMPRE. Ai o ST dispara, a torcida volta a lotar a ilha….o combustível do Fla são vitórias, nascemos para vencer, está até no hino. (vencer,vencer,vencer)…

  • Só tomem cuidados c/ às ratazanas porquê já estão rondando à Gávea. Márcio Braga, Kléber Leite, Edmundo Santos Silva e Patrícia Amorim, quero Eles longe do Meu/Nosso FLAMENGO, Por Favor, FLAmém!!! SRN ?⚫

    • Mas com o apoio de torcedores impacientes essa turma vai acabar voltando ao poder e detonar com o clube novamente.

  • Aqui sempre aparece os entendidos de:
    1 financas
    2 marketing
    3 medicos
    4 e outros….
    5 futebol que e bom nem sabem se ate hj a bola e redonda.
    Fora os que babam o saco velho do cara de babao do EBM MITO E O CACETE.
    ISSO AQUI E FLAMENGO PORRA VERGONHA ESSE ANO E SE VACILAR MAIS NEM LIBERTA EM 2018.
    #foramozererodrigosabenadacaetano

  • Ha antes que eu esqueça ampliar CT pra quê? Pra ter esse futebolzinho de merda que vimos esse ano? Manda treinar no barrão quem sabe assim aprende a jogar bola e ter mais raça!

  • Meu comentário?
    Não tenho comentário, financeiro ta ok e o torcedor ta ó!
    Contrata mau e dispensa pior ainda. Sairam Paulo Victor e Ronaldo e Donati e sem falar em Leandro Damião e Cesar (e na volta não podia defender o Flamengo na copa do Brasil) e Canteros e ficaram Mureta, Gabriel, Vaz e Caramujo…
    Vai dispensar mau assim la longe e queria ganhar o quê?

  • Não digo que é simples contratação, mas pode se diminuir muito o risco de dar errado se fizer o simples, se manda embora ou negocia os jogadores de baixo poder técnico e que erram demais nos jogos e que a torcida encrenca, até pq se a torcida encrenca o jogador não terá apoio e seu psicológico será sempre alterado…
    E trás poucos jogadores mas que estes poucos sejam unânimes, tenham sempre atuado bem por onde passaram, tipo Ramires, Tardelli, Gil, Geromel, Hernane….
    Chega de várias apostas…
    Trás menos e acertem, pra trazer aposta é melhor ficar com a nossa base.

  • Blz, agora queremos futebol!!!

  • A Sulamericana não aplaca um ano pifio….sem ela só piora, mas não aplaca de forma alguma, afinal é a segunda linha da Libertadores….Espero um 2018 melhor….e não tenho mais grandes esperanças em 2017, classificar para a Liberta já está bom…

  • Guarda o dinheiro que tiver de lucro para o estádio, não contrate mais ninguém. Vamos parar de jogar dinheiro fora, essa diretoria não sabe contratar, então é melhor gastar o dinheiro em um estádio!

  • Dinheiro na mão é vendaval. Com a mentalidade do futebol atual, títulos somente em 2019. Mas acidentes acontecem.

  • Pronto Banana de Melo e seus fãs podem ficar feliz conseguiram o objetivo do ano.

    • Vc acha mesmo que não é objetivo deles ganhar Tudo?
      Não foram tão competentes como poderia ser mas também não é só culpa deles, tem jogadores que não ajudam.

  • A única coisa que eu espero é que essa receita se traduza em investimentos que nos ajudem a conquistar títulos. Cansei de esperar sempre o ano seguinte.

  • Parabéns, EBM e equipe, por estarem fazendo do FLAMENGO um gigante de novo. O que essa diretoria faz ninguém fez em 122 anos de história. É justo cobrar que depois desses anos de sofrimento e saneamento administrativo/financeiro tenhamos que ganhar tudo dentro das quatro linhas? Penso que não, ainda não estamos nesse patamar. Mas criaram muita expectativa para 2017 e, não vindo os resultados esperados, apesar do bom desempenho, aparecem os memórias curtas e outros mal intencionados querendo a volta de quando brigávamos para não cair. Entre acertos e erros – certamente muito mais acertos – temos um clube em ascensão meteórica rumo ao topo do mundo. Venceremos a Sulamericana e viremos fortíssimos para a libertadores 2018. Então as viúvas sumirão desse sítio e o FLAMENGO continuará no rumo certo. Força, EBM e equipe!!!

    • So pra te ajudar a fazer um calculo simples, o flamengo vai ter 155 milhoes de superavit, o que da exatamente o valor da venda do VJrs, ou seja, se nao fosse essa venda, eles teriam errado em 50 milhoes a arrecadação desse ano, então o ano do flamengo principalmente se comparado a 2016 foi pifio.
      A diretoria acertou no pagamento das dividas, coisa que deveria ser NORMAL em qualquer clube, mas que infelizmente no Brasil é algo anormal, mas tirando isso, essa diretoria tem muitos erros na parte de futebol, principalmente em contratações.

      • Não,Flamengo não recebeu os 100% do valor, foi parcelado, tem comissão e impostos.

      • Caríssimo, cálculo totalmente equivocado, senão vejamos:
        Se não vendessem o VJr, não haveria acréscimos em:
        Salários
        Outros Custos
        Contratações
        Essas despesas só foram realizadas porque o Flamengo tinha caixa para isso, pode refazer suas contas, essa diretoria não gasta o que não tem.

      • Parece que você não sabe fazer um cálculo simples, viúva. Kkkkkk

      • Ta errado, Thiago…

        Na verdade o Flamengo vendeu o VJ por um valor próximo a esses 150 milhões, porém após impostos descontados, o clube lucrou por volta de 100 milhões de reais.

        Então você esta certo (se analisarmos de forma bem bruta e arredondada) em dizer que a grande diferença foi a venda milionária dele (o que não tira em hipótese alguma os méritos do clube em saber vender bem sua joia, coisa que nunca soubemos fazer antes).

        Entretanto, está errado em dizer que “sem a venda dele” não bateriamos nossa mera inicial. A meta seria batida de qualquer forma.

        • Exatamente!

      • Mas tem um porém que você deixou de mencionar. O Ano nas Finanças foi ótimo, sim. Esse valor dá venda do Vinícius não entrou de uma vez, o FLA, vai receber em Parcelas! SRN ?⚫

    • E ai vc acordou do sonho ne.
      Venceremos a sula miranda parente da gretchen fala serio.
      Se continuar assim nem liberta em 2018.
      Acorda por favor.

    • Parabéns pelo comentário, existem muitos torcedores modinhas fazendo campanha para a oposição que está de olho nas finanças do clube.

  • Irmaos e irmãs rubro negros, venho convidar a vcs a fazerem parte de nossa família flazapp, grupo de whatsapp familiar, com enquetes, curiosidades, resenha esportiva e bolão, ambiente para se descontrair e se atualizar sobre as novidades do Mengão, é um bom bate papo. Através desses número:
    (24) 988467179

  • Estão pensando o Fla como clube mediano e pequeno e não como gigante!

  • O Fla poderia lucrar uns 400 milhões se ganhasse os títulos, ou seja a diretoria pensa pequeno, estão abaixo do esperado, investiram mal no futebol, contrataram jogadores contudidos de graça e empréstimo que nem jogam, não montaram um elenco forte, mas como dizem o barato sai caro. Tem que mudar muita coisa em 2018!

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 400 milhoes de lucro ???? Rapaz, nem se o flamengo ganhasse todos os titulos que tinha esse ano pra disputar, nao chegaria a 100 milhoes de premiações, vc esta louco ???

  • Se não fosse a venda do Vinicius Júnior o ano seria bem pior. Esses jogadores precisam ser cobrados, pois temos que ganhar pelo menos a Sul-americana, e melhorar a posição no Brasileiro. Tá faltando cobrança nesses caras. Tem que parar de corpo mole. Recebem muito dinheiro para ficar dando desculpas, eles têm que assumir a responsabilidade e fazer valer a pena. São trabalhadores igual eu, se eu sou cobrado no meu trabalho, para sempre melhorar, e dar lucro a empresa, porque esses caras não se esforçam mais?

  • Enquanto isso não ganhamos porra nenhuma esse ano.

    • A desclassificação da libertadores pode ser culpa do Zé Ricardo, mas os demais títulos pode colocar na conta de quem pediu o Rueda exatamente no meio das competições, pois se ele não tivesse aberto mão do brasileirão usando times misto, teríamos ainda condições de brigar pelo título.

  • fico pensando o que seria esses “outros custos” para ser tão elevado assim, será que a ampliação do CT está nessa categoria?

    • veja quantos jogadores foram contratados em relação ao time que iniciou o ano… por certo, de graça não vieram.

      • vc nao entendeu amigo, contratações ta especifico ali foram 41 milhões, esses outros custos estão relacionadas a outras coisas.

    • Creio que alem do CT, esteja nesse “outros custos” as despesas com federação, aluguel do maracana, custo de operação da ilha e do maracana, vende de ingressos, entre tantos outros.

      • Além desses tem também o pagamento de comissões pela venda dos jogadores , só isso dá quase 20 milhões.

    • Resumo parece caixa preta.

    • Houve a reforma da Ilha do Urubu, obras no CT, despesas com viagens, cirurgias dos jogadores, etc.
      Para mais detalhamento é só olhar balancete trimestral que é divulgado no site.

  • Agora imaginem só se esses caras estivessem comendo bola desde o começo do ano, com estádio lotados o tempo todo; VTNC jogadores, VTNC quem os colocou lá e VTNC também que defende os perebas lá.

    SRN #ViniciusJuniorSalvouOano

    • que isso chará, pirou é?

      • Só desabafo pelo momento atual, amanhã já estarei bem, ainda mais como uma vitoria no clássico. SRN kkkkkkk

  • Na realidade de Vjr e Jorge não fosse vendidos ia ser uma furada das grandes, olha a despesa o tanto que aumentou, se a precisão orçamentária era 435mi e os gastos foram 478mi, o déficit seria de 43mi. contaram com o ovo no cu da galinha e acabou dando certo.

    • na verdade as despesas aumentaram segundo a receita ia crescendo…

    • Pois é meu garoto, as despesas só aumentaram após as vendas concretizadas.

    • “Com a grana entrando, mais verba saiu dos cofres. Contratações foram feitas, contratos renovados, e, consequentemente, mais impostos foram pagos”. Só gastou mais porque entrou mais, não é incomum revisar previsões e orçamentos durante o ano. Ou seja, será que ER7, DA, Geuvanio e Rhodolfo seriam contratados sem a venda de VJ? E o novo CT? Realmente demos sorte com essa venda de VJ, mas defict não acredito que eles permitiriam.

    • “… contaram com o ovo no cu da galinha …”
      Muito pelo contrário, as despesas só aumentaram após as vendas.

    • Amigo, até poderia concordar se o Vir. e Jorge fossem vendidos por mixaria como era feito nas gestões anteriores, mas se foram muito bem negociados, temos mais é que parabenizar essa diretoria mais uma vez!

  • OBRIGADO GESTÃO FINANCEIRA BANDEIRA!!!
    AGORA QUE TRAGAM GENTE COMPETENTE PRA TRABALHAR O FUTEBOL
    E MELHORAR A CRIAÇÃO DE ATLETAS DAS CATEGORIAS DE BASE
    MULEKES COMO JORGE E VINI JR DEVERIAM SURGIR TODO ANO!!

    • “… MULEKES COMO JORGE E VINI JR DEVERIAM SURGIR TODO ANO”

      O investimento no CT serve para isso, mas o retorno é a longo prazo.

  • Ridiculo. A venda do vj não estava planejado. Então expurgando isso, piorou!

    • tambem a contratação de everton ribeiro, diego costa, geovanio, rodolfo não estavam programadas…. a torcida mete o pau, mas pediu cada um desses jogadores.

      • Não eh meter pau. Soh acho ridículo uma matéria como essa. Soh deu superávit além do programado por uma receita não planejada. E olha que a receita de bilheteria nesse ano foi ridícula. Se nAo fosse Florentino Pérez , a coisa não ia ser tão bela assim.

        • Vc está enganado, as despesas aumentaram justamente por causa das receitas com as vendas dos jogadores, se não houvesse esse aumento na receita, as despesas também não teriam aumentado.

          • Então pela sua engenharia reversa. Se o flamengo não tivesse vendido o vj, não teríamos tanta despesa justamente oriunda da transação. E dai, de fato seríamos superavitários como planejada?! Eh isso mesmo? Deixa eu ver se eu entendi. Vendeu zero, despesa zero. Vendeu 100 milhões , digamos despesa de 30 milhões. Hmmm. Deixa eu pensar… hmmm

            • O que estou querendo dizer é que se a receita não tivesse sido superior ao planejado, as despesas também não teriam aumentado em relação ao que foi planejado no início do ano, podemos e devemos duvidar da competência dessa diretoria em relação aos resultados no futebol, mas financeiramente eles são muito responsáveis, eles não gastam o que não tem. Sem a venda do Vinícius Júnior, provavelmente o Flamengo não teria feito todas as contratações que foram feitas no meio do ano e nem teria feito essa mudança de planejamento em relação ao CT.

              • Justamente. A critica eh com relacao a materia que eh tosca. Nao com relacao a performance deles. Na parte adninistrariva eh otima.
                O problema eh que na divisao futebol o trabalho eh pessimo. E nao da ora dissociar quando os dois sao geridos pela mesma pessoa.

      • Diego costa foi contratado e nunca jogou. Kkk

        • Kkk só errei o sobrenome…

  • Parabéns Bandeira! Você se mostra competente com as finanças a cada dia, mas por favor, ceda seu lugar na próxima eleição para alguém HONESTO que entenda de futebol.

    • infelizmente, graças a pressão da torcida, corremos o risco de ver Marcio Braga e coligados na presidência do próximo ano.

      • Está por fora! Torcedor não vota. Quem votam são os SÓCIOS… Felizmente, sou um deles.

  • Bank of Flamengo.

  • Parabéns Bandeira!!

  • Significa basicamente dizer que se não tivéssemos vendido o VJr, praticamente não haveria superávit…

    • VDD.

      • Conta de mais e menos, ok… gastou mais, pq trouxe novos jogadores, todos muito caros.

        • Infelizmente não adianta explicar Eduardo F. Alvarenga. Ou se faz de burro ou não acompanha o time que torce.

          • Resposta tipica de alguém que não sabe o que esta falando kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
            O dinheiro do E.R> o flamengo ja tinha com a venda do DOnatti e Jorge, que ultrapassou os 10 milhoes que eram previstos pra arrecadação. Geovanio e DA nao foi preciso contratar, apenas salarios, sendo que a vinda do GEOVANIO ate hoje nao sei para que, o cara nao joga, ganha 500 mil reais e ate hoje fez 1 gol no poderoso palestino, um dinheiro jogado fora.
            Agora se voce vim me falar que salarios de D.A e E.R. em um ano juntos da 50 milhoes de reais, ta de brincadeira ne???

          • O sobrenome bem indica quem vc é

        • Ate aonde eu sei, o flamengo nao precisou gastar nenhum real pra pagar o Diego Alves nem o Geovanio (que foi um dinheiro gastado fora), e com a venda do jorge ja dava pra pagar o E.R..
          Então acho que voces que nao estão sabendo das coisas.

          • Amigo leia a materia e compreenda.

            Nas contas entram comprar e venda de jogadores.

            Mais salários e encargos trabalhistas.

            Um jogador com salário de 500.000 custa ouço mais de 12 milhões ano.

            + é – não é sua praia.

    • Mas a venda do Vjr. possibilitou qu o Flamengo fizesse investimentos que não faria tbm, como no Everton Ribeiro, Diego Alves, Geuvanio, etc. Foi a partir da venda dele que foi votado no Conselho deliberativo um investimento maior para o futebol ainda esse ano. SRN

      • O dinheiro pra compra do E.R. ja tinha com a venda do jorge. E tanto DA quanto o GEovanio não precisou pagar para que eles viessem, apenas salários.

  • Essa diretoria está de parabéns. Terminando o novo CT deixará um ótimo legado pra próxima diretoria. Coisa que nenhuma outra conseguiu.

  • Até 2015 a briga era para sair da zona de rebaixamento. A discussão agora é pq não está sendo campeão nos torneios importante que disputa.
    A direção sempre disse que a intenção era reforçar o elenco ano após ano para sempre disputar qualquer campeonato que entrar. É o que está acontecendo a partir desse ano. Infelizmente treinadores retranqueiros se dão melhor algumas vezes.

    • Querendo ou não, não ganhar títulos é natural. Imagina se a gente ganha tudo esse ano, quando daria pra repetir isso? Aí as mesmas críticas seriam feitas no futuro. O Bayern só ganhou a tríplice coroa uma vez e foi “um dia desses”.

      • so por que a triplice coroa deles é campeonato alemão, copa da alemanha e Champions liga, ou seja, Brasleirão, CB e Libertadores, ou seja, acho que NUNCA um time brasileiro ganhou uma triplice coroa assim, pois contam é estadual, e NUNCA vao ganhar por que aqui sempre priorizam ou o torneio continental ou o brasileiro, NUNCA os dois juntos.

    • O problema do brasileiro é o imediatismo, tudo pra ontem, o amanha q se f*da…. A diretoria tem um planejamento, reforçando smp a equipe, um grande reforço a cada meio de temporada, salários smp em dia, ct de primeiro mundo, a diretoria jah fala em construir o estádio próprio( coisa simplesmente impensável a cinco anos atras por exemplo), grandes patrocinios, infelizmente dentro de campo ainda não engrenou, ai a “torcida” diz que tah tudo errado, que nada disso importa… Parece q num se lembram que mtos não queriam jogar no flamengo pq num pagava em dia, num cumpria com obrigação nenhuma, clube tava quase falido, ai o br 09 caiu no colo do flamengo na reta final, depois disso parece que esqueceram de tudo, parecia que tudo tava certo antes e agora desandou tudo… Mas é exatamente o contrário… Acredito em trabalho a médio e longo prazo, em poucos anos o flamengo vai dominar o brasil e a américa do sul… Se seguir como tah indo, dentro de cinco anos no máximo, o fla vai ser uma potencia sul americana e vai chegar pra ficar, queria títulos esse ano, mas sei que o trabalho tah sendo feito e vão vir resultados melhores… Basta lembrar que a poucos anos a realidade era no máximo o meio da tabela…

      • Boa Vinicius, concordo em quase tudo. “… o fla vai ser uma potencia MUNDIAL …”.

  • Viva! Bi-Campeão nas Finanças! Peraí, esse titulo não é reconhecido pela CBF e nem pela FIFA? Assim não dá, vamos pedir a EBM que volte a Brasilia e articule com os amigos deputados para que esse titulo seja incluido no PROFUT, e force CBF e FIFA a reconhecerem por força da lei!

    Em paralelo, alguém pode esclarecer como o Flamengo gasta só uns 200 milhoes no futebol, de um faturamento de mais de 600 Milhoes? Para onde vai todo o restante do dinheiro, se ainda devemos mais de 300 Milhoes, ainda temos Patrimonio Liquido negativo (a descoberto) e continuamos tomando dinheiro emprestado todo ano? Ta difil de entender viu…

    PS- Gentileza não responder com ataques e opiniões infantis. Quem quiser se aprofundar na discussão, pode achar os balanços financeiros do Fla no seu website.

    • O restante vai para pagar as dividas do clube.
      E o flamengo pega empréstimos por que a receita não é recebida de uma hora para outra, exemplo o flamengo recebe 200 milhões de direitos de transmissão, mas não é valor integral, mas sim por mês, assim o flamengo faz empréstimos em muito dos casos para contratar o jogador, pagando a vista e tendo desconto.

      • Thiago, muito obrigado, voce está certo. Mas isso é o obvio, muito bem noticiado, todos sabem disso. A questão é que prioridade é dada ao pagamento de dividas em detrimento do futebol? Por exemplo, voce acha que faltou um melhor goleiro na Copa do Brasil? Talvez outro volante no lugar do MA? E um melhor reserva para Guerrero que toda hora fica fora? Pois é, bastava ter parcelado a longo prazo algumas dessas dividas que sobraria um dinheirinho para uns 4 a 5 reforços ja no inicio do ano. E quanto a venda do Jorge, voce achou boa? Se tivessemos segurado só mais um ano ele valeria pelo menos o dobro hoje em dia. Não estou defendendo o não pagamentos de divida, só quero chamar atenção que deixaram o futebol em segundo plano para pagar as dividas muito mais rapido que o necessario. Abraços. SRN

        • Nada haver .. o flamengo fez a contratação de um volante sim, o problema que contratou o volante errado, eu particularmente gostaria que o FM tivesse vindo pro flamengo.
          Ja o goleiiro, foi errado demorar dms pra contratar outro goleiro, e mais errado ainda foi o ex-tecnico nao ter dado experiencia pro THIAGO jogar no carioca, deu no que deu.
          Quanto ao guerrero, tinham trazido o poste, cone ano passado e acharam que tava tudo bem.

          Eu acho que a diretoria paga bem as dividas, mas nao sabe usar o dinheiro. SO ver que os caras preferem pagar 3 jogadores pra ganhar 250 mil reais do que 1 jogador top pra ganhar 750 mil. Os caras contrataram o GEOVANIO nao sei pra que, pagando 500 mil de salario pra ele, em vez de por exemplo contratar o SASSA, mais barato e que sabe fazer gols.

          Ja o JORGE, achei ruim a venda do mesmo, porem foi o mlk que quis sair, vai fazer o que ???

          • Valeu Thiago, só listei alguns exemplos, mas voce pode discordar sem problemas. O ponto é que EBM tem fetiche por finanças, e nem tanto por futebol. Não se apressase a pagar as dividas tão rápido, o futebol e o remo poderiam ter tido resultados melhores. Olha, eu tambem trabalho com gestão, mas sou mesmo apaixonado pelo Flamengo. Eu te garanto que seria possivel escalonar as dividas com um pouco mais de prazo, de maneira que o futebol não sofresse tanto. Não seria necessário pegar “oportunidades” como Romulo, Rever, Vaz e cia. que eram reservas em seus times. Demorou demais para dar prioridade ao futebol. SRN

            • Lembre-se que só passamos a ter dinheiro em 2016 com as vendas de jorge e vinicius… o flamengo ainda tem problemas de fluxo de de caixa como o thiago falou acima e por isso necessita pegar emprestimos.. além disso, realizar empréstimos para comprar jogador é melhor do que utilizar o dinheiro do clube… próximo ano o flamengo terá 80 mi para gastar no futebol e a pressão pelos resultados só irão aumentar. SRN

              • Lucas, verdade incontestável. Eu tava pensando mais na outra parte da equação. Os acordos que foram feitos para pagamentos de divida, poderiam ter sido negociados mais a longo prazo. Ou então protelava por mais 1 ano, que este ano poderiamos pagar a vista e com mais desconto ainda (exemplo: Romario, Ronaldinho). A soma das prestações das dividas está consumindo mais que a folha, dai o problema de fluxo de caixa. Se voce ganha um salario de $10K, voce não aguenta pagar prestações mensais de $5K so no cartão. Outras areas de sua vida vão sofrer, como a escola de seu filho.É uma questão de prioridade, eu renegociaria as dividas, mas não colocaria meu filho em escola ruim. SRN

                • Não tenho conhecimento sobre as renegociações mas acredito que tenham ido até o limite… com relação ao fluxo de caixa, isso ainda são resquícios do buraco em que o clube estava, por isso ainda não estamos 100%… a sua analogia é boa, mas foi necessário este sacrifício para que a partir desse ano pudessemos ter uma escola de excelência para sempre.

                  • Valeu, concordo que teremos superavit recorde esse ano (com a venda de VJ), e estaremos numa posição muito melhor ano que vem. Não deve haver problema de fluxo de caixa em 2108, a divida bancária deve estar quase zerada, restando apenas PROFUT e trabalhista (poucos casos de pequena monta). Dai pra frente se não der prioridade ao futebol, ai tem coisa errada! Abs.

            • Já eu acho que com metade desse investimento hoje, dava pra pelo menos levantar um título importante a cada dois anos…

              • Faltou tão pouco para ganharmos a Copa do Brasil né? Se tivessem uns miseros 5 milhoes sobrando no inicio do ano, talvez tivesse uma alternativa melhor ao Muralha. Ou ao Guerrero que não jogou a primeira final. Faz pena…

                • Eu acho errado esse gasto descontrolado no futebol.

            • Cara eu concordo com vc, se poderia gastar de forma adequada o dinheiro do flamengo. Eu vejo da seguinte forma, a diretoria é EXCELENTE pra pagar dividas, mas não sabe utilizar o dinheiro de maneira adequada. Por exemplo, contrata jogadores medianos pra compor elenco, em vez de utilizar jovens da base e fazer contratações apenas pontuais. Um caso é o MA em vez de usar o ROnaldo que deve ganhar bem menos, o VJ que é muito melhor que o Gabriel ou o Geovanio que ganha incriveis 500 mil reais, Damiao que veio pra ganhar 400 mil reais e fez o Vizeu ir pra escanteio ( teve seu bom momento ano passado, mas depois que damiao chegou, perdeu espaço e vive ma fase) entre tantos outros.
              Outra coisa é o ESTADIO, os caras pagam incriveis 400 mil de operação da ilha do governador para nao ter nem 15 mil pessoas, mas nao alugam o MARACANA que poderia suportar ali no minimo 45 mil pessoas, so fazer uma conta basica, 3×400 mil = 1,2 milhoes de reais, que é o custo do maracana.

              • Perfeito Thiago, assino embaixo de seus pontos também. Ninguem contesta que EBM é bom e dá prioridade as finanças. Se fosse tão bom no futebol…

    • Para não dizer que não fali de flores, o Flamengo paga salário de mais de 1.000 funcionários, impostos relacionados e outros, custos de manutenção, empréstimos, condenações judiciais… de onde vc acha que sai o dinheiro?

      • Exato Eduardo. Alem dos investimentos, como o novo CT, despesas com outros esportes, tudo muito bem descrito no balanço financeiro, vale a pena conferir. Mas vale tambem lembrar que cada area do Flamengo tem que ser auto-sustentavel, gerar suas proprias receitas. Se o futebol deve corresponder a 90% das receitas, porque a prioridade é só pagar divida? Sofre o futebol, sofre o Remo, os esportes olimpicos, a sede social… Tem que equilibrar melhor isso!

  • Pra fazer uma comparação, o PSG foi comprado por um sheik árabe, dinheiro infinito, e mesmo depois de 7 anos (2011-2017) ainda não conseguiu vencer uma Champions League, sofrendo aquela derrota épica pro Barça.
    O EBM tá aqui desde 2013, sem tanta grana, e o povo reclama da demora por títulos, que joga mal, etc… Vão tudo quebrar a cara ano que vem.
    No Brasil se vence título por sorte… vide Corinthians e Cruzeiro esse ano. Só com dinheiro e paciência pra mudar isso.

    • Primeiro que o PSG não ganhou a CHAMPIONS LIGA, que seria a LIBERTADORES aqui pro flamengo, os campeonatos nacionais o PSG já ganhou tudo.
      O problema é que a diretoria falou que brigaríamos por títulos importantes a partir de 2016, ai nesse ano somos eliminados pro PALESTINO na sul americana, pro FORTALEZA na CB e no brasileirão por algum momento brigamos pelo titulo, mas quando chegou a reta final do brasileiro, o flamengo decepcionou e terminou a 9 pontos do palmeiras (o que significava 4 jogos, pelo numero pequeno de vitorias) e ainda perdeu a segunda colocação pro santos.
      Ja em 2017 o flamengo foi eliminado da libertadores na fase de grupos, sem vencer ou conseguir NENHUM ponto fora de casa, chegou a final da CB por que ja entrou nas oitavas e deu sorte, por que so fizemos 1 jogo bom, que foi o primeiro contra o santos, ou outros foram todos jogos ruins do flamengo e no brasileirão um pífio 7 colocação, sendo que esta a 16 pontos do líder.

      QUanto aos campeões, corinthians aproveitou a BURRICE dos treinadores brasileiros de ficar poupando quase o time inteiro pra disputar libertadores e CB, e o corinthians aproveitou e fez um excelente primeiro turno, mas se algum time apertar, como o santos consegue passar, pois o time deles no segundo turno ja acabou o encanto de Cinderela, e ja tem caido de rendimento pois nao tem elenco.

      Quanto ao Cruzeiro, eliminou vários times bons e tem sim um BOM time, não fica muito atras do flamengo (com todos os titulares) e se pegar nome por nome da final, da empate. O problema que tem um técnico que tem uma estrategia de ser um time passivo, que espera o adversário, mas sua estrategia o fez campeão, isso que interessa.

    • O PSG caiu quando na primeira fase da Champions League? Flamengo caiu as duas vezes que o Bandeira participou, e nas duas vezes era o clube com mais investimento no grupo.
      PSG foi campeão 4 vezes seguidas do campeonato Frances! Nesses mesmos anos, levou as 4 copas da França!
      PSG levou aquela virada na UCL porque o juiz roubou! Se o juiz agisse corretamente teria se classificado.
      O PSG não investe tanto quanto parece, veio investir pesado de verdade esse ano, é tanto que as principais transferências internacionais era quase sempre do Real Madrid, esse sim transforma dinheiro em títulos!
      Sorte é ótima desculpa pra quem não tem competência! Flamengo não tem competência no departamento do futebol! Isso tem que ser encarado.

        • Tirando essa parte dos 5 maiores do mundo, o que é uma utopia porque a economia sul americana não permite, acho em dois mandatos dá pra cumprir, em um, tenho dúvidas.

          • Esse criterio de 5 melhores do mundo pode ser subjetivo né? Se ganhasse um mundial em 5 anos, podiamos abrir a boca pra dizer isso. Quem sabe até participar do mundialão de clubes que a FIFA planeja para substituir a Copa das Confederações. Já pensou? Flemengo, Real, Barça, PSG…

            • Verdade, mas eu pensei em todos os sentidos, como estrutura, arrecadação, contratações e etc.
              O futebol brasileiro/latino precisa crescer pra que o Flamengo um dia possa sonhar em fazer frente aos grandes Europeus, mas torcedor não percebe isso, e tinha gente criticando até o CEO do Fla por ser amigo do dirigente do Fluminense e estar ajudando ele…

            • Mas eu entendi o que vc quis dizer, ser campeão mundial é totalmente possível

  • Mto bom!!

  • Afastem os ratos da chave do cofre. Não se esqueçam do passado.

  • Aê, que legal…

  • “Mesmo com toda esta melhoria financeira, os torcedores estão irritados. O principal argumento é que um clube como o Flamengo, com todas estas melhorias, não pode terminar o ano com apenas um Campeonato Carioca. O time ainda tem como mudar este enredo se conseguir ser campeão da Copa Sul-Americana, onde está nas quartas de final e enfrenta o Fluminense.” — E ano que vem, a reclamação vai ser pelo fato de “só” termos ganhado o Carioca e a Sul-Americana no ano passado… &;-D

    • Um clube de futebol vive de conquistas no gramado TB, no Flamengo ainda mais

    • É natural a torcida estar insatisfeita com os resultados, daria pra vencer a CB se as decisões que começaram a tomar agora, fossem tomadas no inicio do ano. Por outro lado, há males que vem para o bem, pelo menos da uma enxugada nesse elenco, para de pegar oportunidades e contrata melhor, assim quem sabe teremos chances ano que vem.

  • Otimo! Parabéns!

    Quero que isso se mantenha e melhore.

    Mas vivemos de títulos. O Rubro-Negro está faminto.

  • Aqueles comentarista da Fox tem que ver esses números,duvido curintias chegar perto desse valor,so o palmeiras eu acho chega perto,Flamengo ta crescendo assustadoramente,a profecia do Alexandre Kalil ta se cumprindo,kkklkkk

  • Ótimo! Parabéns! De verdade! Mas e o futebol? Da pra ser menos derrotista e acomodado?

    • Pega leve, “Pelé da comédia”! &;-D

      • Kkkkkkk to muito corneta Edmito! Vou maneirar…

        • Está certo, estamos vivendo tempos diferentes
          A questão é acertar a mão no futebol TB pra ganhar títulos em 2018

Comentários não são permitidos.