Notícias

Receitas superam expectativa e Fla deve ter mais de 200% de superávit em 2017

Se os resultados em campo não acontecem, nas finanças, o Flamengo se supera. Segundo dados divulgados pelo clube em setembro, o Mais Querido vai ultrapassar, e muito, as expectativas de lucro neste ano. A previsão inicial era de R$50 mi. Agora, a diretoria trabalha com R$155 milhões. Um acréscimo de 210%.

Quase todos as receitas aumentaram. Mas, a principal delas é a de transferências de atletas. No início do ano, foi imaginado R$10 milhões a serem recebidos em vendas de ativos. Com as negociações de Jorge e Vinicius Júnior, o valor chegou em R$198 mi (aumento de 1.880%).

Apenas a bilheteria vai ter um resultado menor do que o esperado. Muito se deve pela falta do Maracanã. Por conta dos altos custos operacionais e de aluguel, o Mengão resolveu levar os jogos para a Ilha do Urubu. Contudo, devido a diferença de lugares, o valor da receita caiu de R$61 mi para R$49 milhões.

Com a grana entrando, mais verba saiu dos cofres. Contratações foram feitas, contratos renovados, e, consequentemente, mais impostos foram pagos. Segundo o balanço do clube, vai haver um aumento de 25% nas despesas.

Apesar do Flamengo estar vivendo uma fase de bonança financeira, o clube ainda precisa pegar empréstimos bancários para pagar algumas dívidas. Porém, até mesmo este valor diminuiu ao longo da temporada. O orçamento inicial previa a tomada de R$ 62 milhões em empréstimos para segurar a bronca no caixa no decorrer do ano. Conforme entrou mais dinheiro, a necessidade caiu para R$ 43 milhões, 30% a menos.

Fonte: Época

Veja mais:


Mesmo com toda esta melhoria financeira, os torcedores estão irritados. O principal argumento é que um clube como o Flamengo, com todas estas melhorias, não pode terminar o ano com apenas um Campeonato Carioca. O time ainda tem como mudar este enredo se conseguir ser campeão da Copa Sul-Americana, onde está nas quartas de final e enfrenta o Fluminense.

Matheus Brum

Ver comentários

  • Ótimo! Parabéns! De verdade! Mas e o futebol? Da pra ser menos derrotista e acomodado?

        • Está certo, estamos vivendo tempos diferentes
          A questão é acertar a mão no futebol TB pra ganhar títulos em 2018

  • Aqueles comentarista da Fox tem que ver esses números,duvido curintias chegar perto desse valor,so o palmeiras eu acho chega perto,Flamengo ta crescendo assustadoramente,a profecia do Alexandre Kalil ta se cumprindo,kkklkkk

  • Otimo! Parabéns!

    Quero que isso se mantenha e melhore.

    Mas vivemos de títulos. O Rubro-Negro está faminto.

  • "Mesmo com toda esta melhoria financeira, os torcedores estão irritados. O principal argumento é que um clube como o Flamengo, com todas estas melhorias, não pode terminar o ano com apenas um Campeonato Carioca. O time ainda tem como mudar este enredo se conseguir ser campeão da Copa Sul-Americana, onde está nas quartas de final e enfrenta o Fluminense." -- E ano que vem, a reclamação vai ser pelo fato de "só" termos ganhado o Carioca e a Sul-Americana no ano passado... &;-D

    • Um clube de futebol vive de conquistas no gramado TB, no Flamengo ainda mais

    • É natural a torcida estar insatisfeita com os resultados, daria pra vencer a CB se as decisões que começaram a tomar agora, fossem tomadas no inicio do ano. Por outro lado, há males que vem para o bem, pelo menos da uma enxugada nesse elenco, para de pegar oportunidades e contrata melhor, assim quem sabe teremos chances ano que vem.

  • Afastem os ratos da chave do cofre. Não se esqueçam do passado.

  • Pra fazer uma comparação, o PSG foi comprado por um sheik árabe, dinheiro infinito, e mesmo depois de 7 anos (2011-2017) ainda não conseguiu vencer uma Champions League, sofrendo aquela derrota épica pro Barça.
    O EBM tá aqui desde 2013, sem tanta grana, e o povo reclama da demora por títulos, que joga mal, etc... Vão tudo quebrar a cara ano que vem.
    No Brasil se vence título por sorte... vide Corinthians e Cruzeiro esse ano. Só com dinheiro e paciência pra mudar isso.

    • Primeiro que o PSG não ganhou a CHAMPIONS LIGA, que seria a LIBERTADORES aqui pro flamengo, os campeonatos nacionais o PSG já ganhou tudo.
      O problema é que a diretoria falou que brigaríamos por títulos importantes a partir de 2016, ai nesse ano somos eliminados pro PALESTINO na sul americana, pro FORTALEZA na CB e no brasileirão por algum momento brigamos pelo titulo, mas quando chegou a reta final do brasileiro, o flamengo decepcionou e terminou a 9 pontos do palmeiras (o que significava 4 jogos, pelo numero pequeno de vitorias) e ainda perdeu a segunda colocação pro santos.
      Ja em 2017 o flamengo foi eliminado da libertadores na fase de grupos, sem vencer ou conseguir NENHUM ponto fora de casa, chegou a final da CB por que ja entrou nas oitavas e deu sorte, por que so fizemos 1 jogo bom, que foi o primeiro contra o santos, ou outros foram todos jogos ruins do flamengo e no brasileirão um pífio 7 colocação, sendo que esta a 16 pontos do líder.

      QUanto aos campeões, corinthians aproveitou a BURRICE dos treinadores brasileiros de ficar poupando quase o time inteiro pra disputar libertadores e CB, e o corinthians aproveitou e fez um excelente primeiro turno, mas se algum time apertar, como o santos consegue passar, pois o time deles no segundo turno ja acabou o encanto de Cinderela, e ja tem caido de rendimento pois nao tem elenco.

      Quanto ao Cruzeiro, eliminou vários times bons e tem sim um BOM time, não fica muito atras do flamengo (com todos os titulares) e se pegar nome por nome da final, da empate. O problema que tem um técnico que tem uma estrategia de ser um time passivo, que espera o adversário, mas sua estrategia o fez campeão, isso que interessa.

    • O PSG caiu quando na primeira fase da Champions League? Flamengo caiu as duas vezes que o Bandeira participou, e nas duas vezes era o clube com mais investimento no grupo.
      PSG foi campeão 4 vezes seguidas do campeonato Frances! Nesses mesmos anos, levou as 4 copas da França!
      PSG levou aquela virada na UCL porque o juiz roubou! Se o juiz agisse corretamente teria se classificado.
      O PSG não investe tanto quanto parece, veio investir pesado de verdade esse ano, é tanto que as principais transferências internacionais era quase sempre do Real Madrid, esse sim transforma dinheiro em títulos!
      Sorte é ótima desculpa pra quem não tem competência! Flamengo não tem competência no departamento do futebol! Isso tem que ser encarado.

        • Tirando essa parte dos 5 maiores do mundo, o que é uma utopia porque a economia sul americana não permite, acho em dois mandatos dá pra cumprir, em um, tenho dúvidas.

          • Esse criterio de 5 melhores do mundo pode ser subjetivo né? Se ganhasse um mundial em 5 anos, podiamos abrir a boca pra dizer isso. Quem sabe até participar do mundialão de clubes que a FIFA planeja para substituir a Copa das Confederações. Já pensou? Flemengo, Real, Barça, PSG...

          • Verdade, mas eu pensei em todos os sentidos, como estrutura, arrecadação, contratações e etc.
            O futebol brasileiro/latino precisa crescer pra que o Flamengo um dia possa sonhar em fazer frente aos grandes Europeus, mas torcedor não percebe isso, e tinha gente criticando até o CEO do Fla por ser amigo do dirigente do Fluminense e estar ajudando ele...

          • Mas eu entendi o que vc quis dizer, ser campeão mundial é totalmente possível

  • Viva! Bi-Campeão nas Finanças! Peraí, esse titulo não é reconhecido pela CBF e nem pela FIFA? Assim não dá, vamos pedir a EBM que volte a Brasilia e articule com os amigos deputados para que esse titulo seja incluido no PROFUT, e force CBF e FIFA a reconhecerem por força da lei!

    Em paralelo, alguém pode esclarecer como o Flamengo gasta só uns 200 milhoes no futebol, de um faturamento de mais de 600 Milhoes? Para onde vai todo o restante do dinheiro, se ainda devemos mais de 300 Milhoes, ainda temos Patrimonio Liquido negativo (a descoberto) e continuamos tomando dinheiro emprestado todo ano? Ta difil de entender viu...

    PS- Gentileza não responder com ataques e opiniões infantis. Quem quiser se aprofundar na discussão, pode achar os balanços financeiros do Fla no seu website.

    • O restante vai para pagar as dividas do clube.
      E o flamengo pega empréstimos por que a receita não é recebida de uma hora para outra, exemplo o flamengo recebe 200 milhões de direitos de transmissão, mas não é valor integral, mas sim por mês, assim o flamengo faz empréstimos em muito dos casos para contratar o jogador, pagando a vista e tendo desconto.

      • Thiago, muito obrigado, voce está certo. Mas isso é o obvio, muito bem noticiado, todos sabem disso. A questão é que prioridade é dada ao pagamento de dividas em detrimento do futebol? Por exemplo, voce acha que faltou um melhor goleiro na Copa do Brasil? Talvez outro volante no lugar do MA? E um melhor reserva para Guerrero que toda hora fica fora? Pois é, bastava ter parcelado a longo prazo algumas dessas dividas que sobraria um dinheirinho para uns 4 a 5 reforços ja no inicio do ano. E quanto a venda do Jorge, voce achou boa? Se tivessemos segurado só mais um ano ele valeria pelo menos o dobro hoje em dia. Não estou defendendo o não pagamentos de divida, só quero chamar atenção que deixaram o futebol em segundo plano para pagar as dividas muito mais rapido que o necessario. Abraços. SRN

        • Nada haver .. o flamengo fez a contratação de um volante sim, o problema que contratou o volante errado, eu particularmente gostaria que o FM tivesse vindo pro flamengo.
          Ja o goleiiro, foi errado demorar dms pra contratar outro goleiro, e mais errado ainda foi o ex-tecnico nao ter dado experiencia pro THIAGO jogar no carioca, deu no que deu.
          Quanto ao guerrero, tinham trazido o poste, cone ano passado e acharam que tava tudo bem.

          Eu acho que a diretoria paga bem as dividas, mas nao sabe usar o dinheiro. SO ver que os caras preferem pagar 3 jogadores pra ganhar 250 mil reais do que 1 jogador top pra ganhar 750 mil. Os caras contrataram o GEOVANIO nao sei pra que, pagando 500 mil de salario pra ele, em vez de por exemplo contratar o SASSA, mais barato e que sabe fazer gols.

          Ja o JORGE, achei ruim a venda do mesmo, porem foi o mlk que quis sair, vai fazer o que ???

          • Valeu Thiago, só listei alguns exemplos, mas voce pode discordar sem problemas. O ponto é que EBM tem fetiche por finanças, e nem tanto por futebol. Não se apressase a pagar as dividas tão rápido, o futebol e o remo poderiam ter tido resultados melhores. Olha, eu tambem trabalho com gestão, mas sou mesmo apaixonado pelo Flamengo. Eu te garanto que seria possivel escalonar as dividas com um pouco mais de prazo, de maneira que o futebol não sofresse tanto. Não seria necessário pegar "oportunidades" como Romulo, Rever, Vaz e cia. que eram reservas em seus times. Demorou demais para dar prioridade ao futebol. SRN

          • Lembre-se que só passamos a ter dinheiro em 2016 com as vendas de jorge e vinicius... o flamengo ainda tem problemas de fluxo de de caixa como o thiago falou acima e por isso necessita pegar emprestimos.. além disso, realizar empréstimos para comprar jogador é melhor do que utilizar o dinheiro do clube... próximo ano o flamengo terá 80 mi para gastar no futebol e a pressão pelos resultados só irão aumentar. SRN

          • Lucas, verdade incontestável. Eu tava pensando mais na outra parte da equação. Os acordos que foram feitos para pagamentos de divida, poderiam ter sido negociados mais a longo prazo. Ou então protelava por mais 1 ano, que este ano poderiamos pagar a vista e com mais desconto ainda (exemplo: Romario, Ronaldinho). A soma das prestações das dividas está consumindo mais que a folha, dai o problema de fluxo de caixa. Se voce ganha um salario de $10K, voce não aguenta pagar prestações mensais de $5K so no cartão. Outras areas de sua vida vão sofrer, como a escola de seu filho.É uma questão de prioridade, eu renegociaria as dividas, mas não colocaria meu filho em escola ruim. SRN

          • Não tenho conhecimento sobre as renegociações mas acredito que tenham ido até o limite... com relação ao fluxo de caixa, isso ainda são resquícios do buraco em que o clube estava, por isso ainda não estamos 100%... a sua analogia é boa, mas foi necessário este sacrifício para que a partir desse ano pudessemos ter uma escola de excelência para sempre.

          • Valeu, concordo que teremos superavit recorde esse ano (com a venda de VJ), e estaremos numa posição muito melhor ano que vem. Não deve haver problema de fluxo de caixa em 2108, a divida bancária deve estar quase zerada, restando apenas PROFUT e trabalhista (poucos casos de pequena monta). Dai pra frente se não der prioridade ao futebol, ai tem coisa errada! Abs.

          • Já eu acho que com metade desse investimento hoje, dava pra pelo menos levantar um título importante a cada dois anos...

          • Faltou tão pouco para ganharmos a Copa do Brasil né? Se tivessem uns miseros 5 milhoes sobrando no inicio do ano, talvez tivesse uma alternativa melhor ao Muralha. Ou ao Guerrero que não jogou a primeira final. Faz pena...

          • Cara eu concordo com vc, se poderia gastar de forma adequada o dinheiro do flamengo. Eu vejo da seguinte forma, a diretoria é EXCELENTE pra pagar dividas, mas não sabe utilizar o dinheiro de maneira adequada. Por exemplo, contrata jogadores medianos pra compor elenco, em vez de utilizar jovens da base e fazer contratações apenas pontuais. Um caso é o MA em vez de usar o ROnaldo que deve ganhar bem menos, o VJ que é muito melhor que o Gabriel ou o Geovanio que ganha incriveis 500 mil reais, Damiao que veio pra ganhar 400 mil reais e fez o Vizeu ir pra escanteio ( teve seu bom momento ano passado, mas depois que damiao chegou, perdeu espaço e vive ma fase) entre tantos outros.
            Outra coisa é o ESTADIO, os caras pagam incriveis 400 mil de operação da ilha do governador para nao ter nem 15 mil pessoas, mas nao alugam o MARACANA que poderia suportar ali no minimo 45 mil pessoas, so fazer uma conta basica, 3x400 mil = 1,2 milhoes de reais, que é o custo do maracana.

          • Perfeito Thiago, assino embaixo de seus pontos também. Ninguem contesta que EBM é bom e dá prioridade as finanças. Se fosse tão bom no futebol...

    • Para não dizer que não fali de flores, o Flamengo paga salário de mais de 1.000 funcionários, impostos relacionados e outros, custos de manutenção, empréstimos, condenações judiciais... de onde vc acha que sai o dinheiro?

      • Exato Eduardo. Alem dos investimentos, como o novo CT, despesas com outros esportes, tudo muito bem descrito no balanço financeiro, vale a pena conferir. Mas vale tambem lembrar que cada area do Flamengo tem que ser auto-sustentavel, gerar suas proprias receitas. Se o futebol deve corresponder a 90% das receitas, porque a prioridade é só pagar divida? Sofre o futebol, sofre o Remo, os esportes olimpicos, a sede social... Tem que equilibrar melhor isso!

  • Até 2015 a briga era para sair da zona de rebaixamento. A discussão agora é pq não está sendo campeão nos torneios importante que disputa.
    A direção sempre disse que a intenção era reforçar o elenco ano após ano para sempre disputar qualquer campeonato que entrar. É o que está acontecendo a partir desse ano. Infelizmente treinadores retranqueiros se dão melhor algumas vezes.

    • Querendo ou não, não ganhar títulos é natural. Imagina se a gente ganha tudo esse ano, quando daria pra repetir isso? Aí as mesmas críticas seriam feitas no futuro. O Bayern só ganhou a tríplice coroa uma vez e foi "um dia desses".

      • so por que a triplice coroa deles é campeonato alemão, copa da alemanha e Champions liga, ou seja, Brasleirão, CB e Libertadores, ou seja, acho que NUNCA um time brasileiro ganhou uma triplice coroa assim, pois contam é estadual, e NUNCA vao ganhar por que aqui sempre priorizam ou o torneio continental ou o brasileiro, NUNCA os dois juntos.

    • O problema do brasileiro é o imediatismo, tudo pra ontem, o amanha q se f*da.... A diretoria tem um planejamento, reforçando smp a equipe, um grande reforço a cada meio de temporada, salários smp em dia, ct de primeiro mundo, a diretoria jah fala em construir o estádio próprio( coisa simplesmente impensável a cinco anos atras por exemplo), grandes patrocinios, infelizmente dentro de campo ainda não engrenou, ai a "torcida" diz que tah tudo errado, que nada disso importa... Parece q num se lembram que mtos não queriam jogar no flamengo pq num pagava em dia, num cumpria com obrigação nenhuma, clube tava quase falido, ai o br 09 caiu no colo do flamengo na reta final, depois disso parece que esqueceram de tudo, parecia que tudo tava certo antes e agora desandou tudo... Mas é exatamente o contrário... Acredito em trabalho a médio e longo prazo, em poucos anos o flamengo vai dominar o brasil e a américa do sul... Se seguir como tah indo, dentro de cinco anos no máximo, o fla vai ser uma potencia sul americana e vai chegar pra ficar, queria títulos esse ano, mas sei que o trabalho tah sendo feito e vão vir resultados melhores... Basta lembrar que a poucos anos a realidade era no máximo o meio da tabela...

      • Boa Vinicius, concordo em quase tudo. "... o fla vai ser uma potencia MUNDIAL ...".

Notícias recentes

Arrascaeta revela preocupação com saúde de Filipe Luís após vitória do Flamengo: “Assim vai morrer”

Em tom de descontração, Arrascaeta falou de Filipe Luís como treinador do Flamengo O Flamengo…

04/11/2024

Jogador se ‘escala’ para próximo jogo do Flamengo no Brasileirão

Flamengo encara o Cruzeiro nesta quarta-feira (06), pela 32ª rodada do Brasileirão Após vitória por…

04/11/2024

Marcelo aparece em jogo do Flamengo após rescindir contrato com o Fluminense

Marcelo acompanhou a vitória do Flamengo do estádio no último domingo (03) O Fluminense anunciou…

04/11/2024

Empresário quebra silêncio sobre suposta saída de De La Cruz, do Flamengo, para o River Plate

De La Cruz tem contrato válido com o Flamengo até junho de 2028 A imprensa…

04/11/2024

De La Cruz quebra silêncio após especulação de possível saída do Flamengo

De La Cruz desmentiu a informação sobre uma possível insatisfação no Flamengo Antes mesmo de…

04/11/2024

Estilo Filipe Luís? Flamengo fez 8 gols nos últimos 3 jogos disputados

Ataque do Flamengo voltou a funcionar após período de poucos gols Desde a coletiva de…

04/11/2024